logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Alerta: Câncer já é a principal causa de morte por doença de crianças e adolescentes
Alerta Câncer já é a principal causa de morte por doença de crianças e adolescentes
15/09/2021
Educação: Programa Busca Ativa Escolar começa a apresentar resultados no combate à evasão escolar
Educação Busca Ativa começa a apresentar resultados no combate à evasão escolar
15/09/2021
Exibir tudo

Cultura 72º Salão de Abril encerra com lançamento de catálogo e exposição virtual A exposição ficará disponível em realidade 360º no site do evento

Cultura: 72º Salão de Abril encerra com lançamento de catálogo e exposição virtual

O recurso visual com imagens em 360º permite que o visitante faça um tour pelas salas do casarão e interaja com as obras, sem sair de casa | Foto: Thiago Matine

O 72º Salão de Abril encerra a mostra física nesta quinta-feira (16/9), no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Até lá, os interessados podem visitar o espaço das 10h às 17h. Na mesma data ocorrerá o lançamento do catálogo da edição de 2021 e a inédita exposição virtual em realidade 360º do evento, disponíveis no site oficial do Salão de Abril. A ação é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema.

O novo recurso visual no site, com imagens em 360º, vai permitir que o visitante faça um tour pelas salas do casarão e interaja com as obras, sem sair de casa. Já o catálogo conta com fotografias, sinopses e contextualizações das 35 obras da mostra 2021. Os dois produtos ficarão hospedados no site do evento, disponíveis para contemplação do público.

A edição deste ano contemplou 35 projetos, número maior que o selecionado em edições anteriores. Outro destaque da edição é a curadoria inteiramente feminina, formada pelas profissionais Ana Cecília Soares (CE), Luise Malmaceda (SP/NY) e Luciara Ribeiro (BA/SP), que avaliaram cerca 221 obras de artistas inscritos.

Seminários

O 72º Salão de Abril desenvolveu, em agosto e início de setembro, uma programação virtual composta por três debates abertos ao público. Integraram as mesas os artistas Diego de Santos, Virgínia Pinho e Ana Mundin, as curadoras da mostra Ana Cecília Soares, Luciara Ribeiro e Luise Malmaceda, e os pesquisadores Delano Pessoa, Bruno Pinheiro, Maria Angélica Melendi e Rafael Domingos. A ação ocorreu no canal do Youtube da Secultfor. Os conteúdos estão disponíveis no canal.

Raimundo Cela

Em 2021, o Salão de Abril prestou uma homenagem ao artista Raimundo Cela. Pintor, gravador e professor, Raimundo Cela nasceu em Sobral, em 1890. Teve como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos e regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratados em suas obras a força do trabalhador, representada pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional cearense, o que fez com que ele se tornasse um pintor renomado para patrimônio artístico cearense. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.

Leia também | Ainda em restauração, Teatro de Guaramiranga receberá programação até dezembro

Serviço

Últimos dias da exposição física do 72º Salão de Abril
Data: Até quinta-feira (16/09)
Horário: das 10h às 17h
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (R. Gen. Sampaio, 1632 – Centro)

Lançamento do catálogo e exposição virtual do 72º Salão de Abril
Data: Quinta-feira (16/09)
Local: site oficial do Salão de Abril

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno

Câmara aprova PEC do SUAS e garante financiamento da assistência social | Foto: divulgação

29/04/2026

Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
  • Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada0
    Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada Estudante conquista prata em competição internacional
    29/04/2026
  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas