logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Futebol: Os quatro maiores clubes da Série B conquistam o acesso para a Série A do Brasileirão
Futebol Os quatro maiores clubes da Série B conquistam o acesso para a Série A do Brasileirão
07/11/2022
Esta será a segunda edição presencial promovida em 2022.. | Foto: Divulgação
OportunidadeSeguem abertas as inscrições para o 52ª Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia
07/11/2022
Exibir tudo

Saúde Atenção aos sintomas da Endometriose Diagnóstico precoce traz de volta qualidade de vida às pacientes

Saúde: Atenção aos sintomas da Endometriose

No caso da endometriose, o endométrio passa a se desenvolver fora do útero, nas cavidades pélvica ou abdominal, ou ainda acometendo órgãos como trompas, ovários, intestinos ou bexiga | Foto: iStockphoto/Getty Images

A endometriose é uma doença relacionada ao endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero. Em condições normais, o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, explica que os hormônios femininos promovem a multiplicação das células do endométrio, que servirão de suporte para uma eventual gestação, oferecendo as condições necessárias em caso de implantação do embrião, formando a placenta. 

“Caso a gestação não aconteça, o tecido descama e é expelido pelo organismo em forma de fluxo menstrual. Começa, então, um novo ciclo”. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

No caso da endometriose, o endométrio passa a se desenvolver fora do útero, nas cavidades pélvica ou abdominal, ou ainda acometendo órgãos como trompas, ovários, intestinos ou bexiga. 

“Este tecido passa a ser estimulado mensalmente, da mesma maneira que aconteceria na região interna do útero, pelos hormônios femininos. Assim, mensalmente, se espessam e sangram, podendo infiltrar e provocar aderências entre as estruturas vizinhas, prejudicando a função dos órgãos acometidos e causando dor pélvica crônica”, afirma o especialista. 

Com o passar do tempo, a inflamação e as aderências geradas pela endometriose podem trazer diversas complicações, entre elas a infertilidade.

Leia também | Ministro da Saúde pede que pais vacinem filhos contra a poliomielite

Principais sintomas e diagnóstico 

A endometriose pode acometer as pacientes de diferentes formas, em diferentes regiões do corpo. Por este motivo, os sintomas podem variar e geralmente apresentam piora durante o período menstrual. 

“É muito importante relatar ao médico caso haja, durante o período menstrual, sintomas como dor em cãibra, choque ou queimação com irradiação para a região glútea ou para as pernas, sensação de forte desejo evacuatório ou urinário, mesmo na ausência de urina ou fezes na bexiga e no reto, sensação de perda urinária iminente, mesmo com pequenas quantidades de urina na bexiga, dor ou desconforto para evacuar, incontinência urinária e anal e dificuldade de se locomover”, orienta o Dr. Alexandre. 

Estes sintomas sugerem que a endometriose possa estar atingindo nervos, necessitando investigação. Após avaliação clínica, podem ser indicados exames, como ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal. 

Tratamento 

Confirmada a endometriose, segundo o Dr. Alexandre, as orientações dependerão da localização, dos sintomas e do estado geral de saúde da paciente. Na grande maioria dos casos, o tratamento será clínico, com o intuito de aliviar os sintomas e oferecer mais qualidade de vida à paciente. 

“Em alguns casos, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado. Neste caso, avaliaremos o método a ser utilizado, de forma a preservar nervos e demais órgãos envolvidos”, conclui.

Leia também | Prematuridade é principal causa da mortalidade infantil

Novembro Roxo Prematuridade é principal causa da mortalidade infantil
Compartilhar

Artigos Relacionados

Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular

O estudante cearense Raul Victor Magalhães Souza foi premiado por desenvolver uma ferramenta que une inteligência artificial e saberes tradicionais para apoiar agricultores familiares. | Foto: divulgação

27/07/2026

Educação: Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular Aos 16 anos, aluno de escola pública de Iracema conquista o Prêmio Fundação Bunge com projeto que combina inteligência artificial e conhecimentos dos "profetas da chuva"


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular0
    Educação: Estudante cearense é premiado por unir IA e saber popular Aos 16 anos, aluno de escola pública de Iracema conquista o Prêmio Fundação Bunge com projeto que combina inteligência artificial e conhecimentos dos "profetas da chuva"
    27/07/2026
  • Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida0
    Mundo: Brasileira desaparecida na França é encontrada com vida Engenheira cearense natural de Brasília foi localizada em Lyon após cinco dias desaparecida e recebe atendimento médico ao lado da família
    27/07/2026
  • Especialista alerta para lesões nos joelhos de motoristas0
    Saúde: Especialista alerta para lesões nos joelhos de motoristas Longas jornadas, movimentos repetitivos e falta de pausas podem causar dores e problemas nas articulações de motoristas de aplicativo e entregadores, alerta ortopedista
    27/07/2026
  • Incêndios avançam e ameaçam região de Bordeaux0
    Mundo: Incêndios avançam e ameaçam região de Bordeaux Mais de 220 mil pessoas deixaram suas casas na França, enquanto autoridades intensificam o combate às chamas antes da chegada de uma nova onda de calor
    27/07/2026
  • UP oficializa Samara Martins à Presidência0
    Eleições: UP oficializa Samara Martins à Presidência Dentista do SUS liderará chapa 100% feminina da Unidade Popular, tendo a guarda-portuária Raquel Brício como candidata à Vice-Presidência
    26/07/2026
  • Incêndios desalojam 330 mil na França e Espanha0
    Mundo: Incêndios desalojam 330 mil na França e Espanha França e Espanha enfrentam uma das maiores crises de incêndios florestais dos últimos anos, com centenas de milhares de evacuados e mobilização de forças nacionais e europeias
    26/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas