logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Segurança: Policiais civis de nove Estados e do DF fazem ação conjunta contra a lavagem de dinheiro do tráfico
Segurança Policiais civis de nove Estados e do DF fazem ação conjunta contra a lavagem de dinheiro do tráfico
23/03/2022
Cultura: Fundação Edson Queiroz lança Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz
Cultura Fundação Edson Queiroz lança Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz
23/03/2022
Exibir tudo

Punição Senado aprova PL que aumenta pena para violência contra crianças Relatora da Lei Henry Borel acatou emendas. Texto voltará à Câmara

Punição: Senado aprova PL que aumenta pena para violência contra crianças

Dentre essas emendas incluídas no texto, está uma que garante a assistência jurídica de Defensor Público ou por advogado conveniado ou nomeado na defesa da criança ou adolescente em situação de violência | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Senado aprovou, na noites dessa terça-feira (22/03) um projeto de lei (PL) que endurece penas nos casos de violência contra crianças ou adolescentes. Além disso, o texto torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos.

A relatora do texto no Senado, Daniella Ribeiro (PP-PB) acatou algumas emendas e, por isso, o texto retorna à Câmara para nova análise.

O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. O projeto também aumenta a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, que estão presos.

O projeto ainda prevê punição para quem deixar de comunicar à autoridade pública a prática de violência, de tratamento cruel ou degradante, ou de formas violentas de educação, correção ou disciplina, contra criança ou adolescente, ou o abandono de incapaz. A pena será de seis meses a três anos, mas poderá ser aumentada se a omissão partir de parentes ou se levar à morte da vítima.

“No mérito, o projeto é dotado do mais alto grau de relevância. A violência contra crianças e adolescentes é um grave problema que demanda resposta adequada do Estado”, afirmou Daniella Ribeiro.

Segundo consta em seu relatório, o Disque 100, serviço de denúncias de violações de direitos humanos, mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou mais de 119 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A relatora classificou esse número “estarrecedor”.

Ela acatou emendas que alteram o teor do projeto e, por isso, ele voltará à Câmara dos Deputados. Dentre essas emendas incluídas no texto, está uma que garante a assistência jurídica de Defensor Público ou por advogado conveniado ou nomeado na defesa da criança ou adolescente em situação de violência.

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | Gestores públicos e empresários no município de Hidrolândia são alvos de operação do MPCE

Investigação Gestores públicos e empresários no município de Hidrolândia são alvos de operação do MPCE
Compartilhar

Artigos Relacionados

Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares

Jair Bolsonaro apresentou recurso ao STF para tentar reverter restrições impostas durante o cumprimento da prisão domiciliar. | Foto: reprodução/Instagram

25/07/2026

Justiça: Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares Defesa do ex-presidente pede ao STF a anulação das restrições impostas por Alexandre de Moraes durante o cumprimento da prisão domiciliar


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Flávio emitiu notas para empresa ligada ao Master

  • 21/07/2026

    Férias de Julho: Beach Tennis Infantil para Seu Filho Comentado em Saúde: Excesso de telas nas férias exige atenção dos pais

Últimas Notícias

  • Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares0
    Justiça: Bolsonaro recorre contra veto a visitas domiciliares Defesa do ex-presidente pede ao STF a anulação das restrições impostas por Alexandre de Moraes durante o cumprimento da prisão domiciliar
    25/07/2026
  • Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa0
    Saúde: Retatrutida ilegal avança e preocupa Anvisa Substância experimental ainda não tem registro em nenhum país, mas produtos vendidos clandestinamente já movimentam milhões e colocam consumidores em risco
    25/07/2026
  • Ministro dos Portos e Aeroportos visita obras do complexo logístico da Aerotrópolis em Fortaleza Com investimento de R$ 1 bilhão, projeto prevê a criação de até 12 mil empregos diretos no Ceará A Aerotrópolis Empreendimentos S.A. recebeu nesta sexta-feira (24/07) o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, para uma visita técnica às obras do seu novo complexo logístico em Fortaleza. O projeto representa um investimento total de R$ 1 bilhão e foi planejado para expandir a infraestrutura de transporte e distribuição da região. Concebido no modelo de Aeroporto-Cidade, o empreendimento une operações aeroportuárias, logísticas e empresariais em uma área de mais de 630 mil m², ao lado do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A visita ocorreu durante agenda do Ministério de Portos e Aeroportos relacionada ao programa Investe +Aeroportos, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária e à atração de investimentos para o setor no país. Durante a agenda, o ministro conheceu a primeira fase da obra, onde já estão instaladas e em funcionamento a Amazon e a DHL. Para Tomé Franca, empreendimentos como a Aerotrópolis são importantes por integrar diferentes atividades ligadas ao transporte de cargas e à logística. “Iniciativas como esta ampliam a infraestrutura disponível para as operações de transporte e logística. A integração entre atividades aeroportuárias, empresariais e de distribuição tornam a movimentação de cargas mais eficiente, atende às demandas de diferentes setores da economia e ainda gera empregos”, afirmou. Empregos e infraestrutura A construção do complexo está dividida em oito fases. Quando totalmente implantado, o complexo contará com sete galpões logísticos e estruturas de apoio, incluindo o Truck Center, que é um centro de serviços voltado ao suporte modal rodoviário, com estacionamento para veículos destinados à movimentação de cargas, ambulatório, restaurante, loja de conveniência, oficinas, loja de autopeças, lavanderia e espaços administrativos para treinamento, agências e órgãos reguladores. A estimativa é gerar 7,5 mil empregos diretos durante as duas primeiras fases, chegando a 12 mil vagas com a conclusão total do projeto.0
    Educação: Seminário debate alfabetização no Brasil Evento em Fortaleza reúne lideranças educacionais para discutir equidade, aprendizagem, formação docente e políticas públicas
    24/07/2026
  • Decon autua empresas no Terminal de Messejana0
    Fiscalização: Decon autua empresas no Terminal de Messejana Operação Férias identificou irregularidades em empresas de transporte rodoviário relacionadas à informação ao consumidor, acessibilidade e documentação obrigatória
    24/07/2026
  • Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas0
    Brasil: Defesa Civil reconhece emergência em 17 cidades gaúchas Portaria publicada no Diário Oficial da União permite que municípios afetados por tempestades e vendavais solicitem recursos federais para assistência e recuperação
    24/07/2026
  • HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço0
    Saúde: HUWC promove ação gratuita contra câncer de cabeça e pescoço Campanha Julho Verde oferece avaliação gratuita em Fortaleza para identificar precocemente sinais da doença e orientar a população sobre fatores de risco
    24/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas