logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Internacional: Zelensky anuncia encontro com Donald Trump em Washington para discutir guerra na Ucrânia
Internacional: Zelensky anuncia encontro com Donald Trump em Washington para discutir guerra na Ucrânia
16/08/2025
Justiça: STF autoriza Jair Bolsonaro a deixar prisão domiciliar para realizar exames médicos em Brasília
Justiça: STF autoriza Jair Bolsonaro a deixar prisão domiciliar para realizar exames médicos em Brasília
16/08/2025
Exibir tudo

Mundo Digital: Como proteger crianças e adolescentes nas redes sociais: especialistas alertam para riscos e dão dicas práticas Denúncias de influenciador expuseram vulnerabilidade digital de menores e reacenderam debate sobre regulação das redes

Como proteger crianças e adolescentes nas redes sociais: especialistas alertam para riscos e dão dicas práticas

Mesmo quando as crianças não têm conta própria, os riscos aumentam quando familiares publicam fotos e vídeos em seus perfis pessoais | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

16 de agosto de 2025 — O uso das redes sociais por crianças e adolescentes voltou ao centro do debate público após denúncias do influenciador Felca Bress, que revelou conteúdos chocantes envolvendo a exposição de menores na internet. O caso provocou reação imediata do Congresso Nacional, da Presidência da República e de setores da sociedade civil, levantando questionamentos sobre a falta de regulação no uso da imagem de crianças em plataformas digitais.

Especialistas orientam pais e responsáveis

Escritora e ativista pela erradicação da violência sexual Sheylli Caleffi, lembra que “algo que é bacana, até sagrado para muita gente, é erotizado por outras pessoas”. Foto: Helton Nobrega/Divulgação | Foto: Helton Nobrega/Divulgação

De acordo com a escritora e ativista Sheylli Caleffi, é essencial que pais e responsáveis conheçam a classificação indicativa das plataformas. O Instagram, por exemplo, não é recomendado para menores de 16 anos, enquanto TikTok e WhatsApp não devem ser utilizados por menores de 13 anos.

Ela ressalta ainda que perfis de crianças e adolescentes devem ser sempre privados, evitando que desconhecidos tenham acesso às imagens. “O ideal é uma conta privada se existe qualquer imagem de criança. E os adolescentes, quando tiverem idade para ter contas, também precisam mantê-las privadas”, afirma Caleffi.

Pesquisas reforçam a preocupação: segundo dados do Cetic.br, 93% dos brasileiros de 9 a 17 anos usam internet — um total de 24,5 milhões de jovens. Desses, 83% possuem perfil próprio nas redes sociais, e 30% já tiveram contato online com pessoas desconhecidas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Riscos de exposição e adultização precoce

Mesmo quando as crianças não têm conta própria, os riscos aumentam quando familiares publicam fotos e vídeos em seus perfis pessoais. “Não são redes sociais, são redes de comércio. Tudo que está lá é para vender”, alerta Caleffi, reforçando que criminosos podem distorcer o uso das imagens.

A ativista também chama atenção para o fenômeno da adultização infantil, quando crianças são colocadas em contextos de adultos — seja por roupas, maquiagem, dietas precoces ou comportamento incentivado pelas redes sociais. Isso pode causar danos psicológicos graves e distorções na formação da autoestima.

Ferramentas de proteção e papel da sociedade

Para aumentar a segurança digital, especialistas recomendam o uso de aplicativos de mediação parental, que permitem controlar o tempo de tela, rastrear localização e monitorar acessos de crianças e adolescentes. Além do monitoramento familiar, a professora Vládia Jucá, da Universidade Federal do Ceará, lembra que a proteção da infância deve envolver também escolas, sistema de saúde, assistência social e órgãos de Justiça, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A rede de proteção precisa atuar onde as crianças estão, inclusive na internet. É fundamental que escolas e famílias compreendam que a exposição digital não é apenas um álbum de fotos, mas um espaço público e de risco”, afirma Jucá.

Caminho para regulação das redes sociais

Especialistas apontam que o Brasil precisa avançar urgentemente na regulação das big techs e das plataformas digitais, sem descuidar do fortalecimento das redes públicas de proteção. A escuta ativa das crianças e adolescentes também é fundamental para identificar sinais de violência ou abusos.

Situações de violação de direitos de crianças e adolescentes podem ser denunciadas de forma anônima e gratuita pelo Disque 100, disponível 24 horas por dia.


Leia também | STF mantém decisão que anulou processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Justiça: STF mantém decisão que anulou processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Tags: proteção infantil, redes sociais, segurança digital, crianças e adolescentes, perfis privados, Sheylli Caleffi, Vládia Jucá, classificação indicativa, mediação parental, regulação das big techs, adultização precoce, internet segura

Compartilhar

Artigos Relacionados

Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará a agenda de viagens internacionais em novembro, após a reeleição. A programação inclui a COP31, na Turquia, compromissos nas Filipinas, a Cúpula do Mercosul, no Uruguai, e o G20, nos Estados Unidos, onde poderá voltar a encontrar Donald Trump | Foto: REUTERS/Fabian Bimmer

01/11/2026

Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20 Após a reeleição, presidente brasileiro confirma participação em encontros internacionais na Turquia, Filipinas, Uruguai e Estados Unidos; agenda inclui negociações comerciais, mudanças climáticas e possibilidade de novos contatos com líderes mundiais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

Últimas Notícias

  • Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G200
    Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20 Após a reeleição, presidente brasileiro confirma participação em encontros internacionais na Turquia, Filipinas, Uruguai e Estados Unidos; agenda inclui negociações comerciais, mudanças climáticas e possibilidade de novos contatos com líderes mundiais
    01/11/2026
  • Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA0
    Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA Presidente americano afirma que senador brasileiro pode permanecer no país pelo tempo que desejar, mas descarta encontro com o parlamentar; secretário de Estado nega participação direta do governo na saída de Flávio do Brasil
    01/11/2026
  • Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos0
    Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos Estudo com pacientes que apresentam uma alteração genética específica associada ao câncer de pulmão avançado mostra que 55% permaneceram vivos e sem progressão da doença após sete anos de tratamento com lorlatinibe
    01/11/2026
  • Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio0
    Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio Possível vitória da oposição a Donald Trump nas eleições legislativas dos Estados Unidos poderá ampliar a pressão sobre o governo americano e abrir investigações sobre a entrada do senador brasileiro no país, mas especialistas consideram improvável uma deportação
    31/10/2026
  • Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio0
    Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio Advogados solicitam à Justiça Federal a interrupção do subsídio parlamentar, da verba de gabinete, do auxílio-moradia e da cota parlamentar do senador, que deixou o Brasil após decisão do STF
    31/10/2026
  • Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3)0
    Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3) Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, inclui proposta na pauta do plenário de 3 de novembro; divergências sobre a redução da maioridade penal ainda desafiam acordo entre governo e oposição
    31/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas