logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Sob gestão do secretário Renato Pinheiro, educação em Milhã volta a ocupar o 3º lugar no ranking nacional do Ioeb
Educação Sob gestão do secretário Renato Pinheiro, educação em Milhã volta a ocupar o 3º lugar no ranking nacional do Ioeb
28/03/2024
Nosso Bolo investe em produtos personalizados para a Páscoa
Gastronomia Nosso Bolo investe em produtos personalizados para a Páscoa
28/03/2024
Exibir tudo

Meio Ambiente Maria do Desterro a transformação de uma vida que veio com a Coleta de Sementes na Caatinga “Meu esposo disse assim: 'tu vai amanhã de novo?' Vou. E se for três, quatro, cinco dias, eu vou. Não deixo de ir não”

Maria do Desterro a transformação de uma vida que veio com a Coleta de Sementes na Caatinga

Para Maria, o curso não apenas proporcionou conhecimentos práticos sobre a coleta de sementes, mas também se tornou um refúgio para aliviar as dores da perda de sua filha. Foto: divulgação

A história de Maria do Desterro, coletora de sementes de 62 anos, é um exemplo inspirador de como a conexão com a natureza pode transformar vidas e proporcionar um novo propósito. Após participar do Curso de Coleta e Manejo de Sementes, promovido pelo projeto No Clima da Caatinga, desenvolvido pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, Maria encontrou uma nova maneira de lidar com suas dificuldades e tristezas, descobrindo uma paixão e um senso renovado de propósito.

A atividade de Coleta e Manejo de Sementes da Caatinga exige cuidado, técnica e um profundo entendimento da natureza. Desde a colheita até o plantio e germinação, cada etapa do processo é crucial para o sucesso do crescimento das espécies, e os coletores como Maria desempenham um papel fundamental no processo.

Para Maria, o curso não apenas proporcionou conhecimentos práticos sobre a coleta de sementes, mas também se tornou um refúgio para aliviar as dores da perda de sua filha. Em um momento de profunda reflexão no meio da floresta, ela pediu um sinal a Deus e encontrou uma árvore florida, que interpretou como uma resposta divina para aceitar a proposta de participar do curso. “Quando eu cheguei lá no mato, eu disse: ‘Senhor, me mostre uma luz’. Depressa apareceu um pé de árvore. Eu andando, né? Vi esse pé de árvore muito lindo, florido. Aí me encostei nele e pensei logo: ‘Deus, se essa é a proposta que o Senhor tem pra mim, essa proposta eu vou aceitar’”, contou.

Desde então, Maria tem participado ativamente das capacitações, acompanhada por seu filho Jozinaldo. Além de gerar renda, a atividade na floresta se tornou uma terapia para Maria, proporcionando momentos de conexão com a natureza e de compartilhamento de conhecimentos em família.

Com alegria e gratidão, Maria expressa sua felicidade por ter a oportunidade de aprender coisas novas e estar em contato com a natureza e reforça seu compromisso de continuar participando das capacitações, com dedicação e entusiasmo em cada momento de aprendizado. “O curso é maravilhoso, para mim foi uma bênção!

E todos os outros cursos que aparecerem, estarei aqui. A cada momento a gente aprende uma coisa diferente. Meu esposo disse assim: ‘tu vai amanhã de novo?’ Vou. E se for três, quatro, cinco dias, eu vou. Não deixo de ir não”, finalizou sorrindo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“A história de dona Maria do Desterro ilustra bem o poder transformador da natureza e da educação, mostrando também como o conhecimento e a conexão com o ambiente podem proporcionar esperança, cura e um novo sentido de propósito”, comenta Olavo Vieira, Analista Ambiental da Associação Caatinga.

No Clima da Caatinga

A coleta de sementes realizada pela D. Maria faz parte do projeto “No Clima da Caatinga” (NCC) que viabiliza o plantio de mudas na Fazenda Gameleira, área que foi anexada à Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação localizada na divisa entre os municípios de Crateús, no Ceará e Buriti dos Montes, no Piauí. O objetivo do plantio é enriquecer a área da Fazenda Gameleira com 11 diferentes espécies de plantas nativas.

Além disso, o projeto No Clima da Caatinga também proporciona geração de renda extra para a D. Maria e para os outros coletores parceiros do projeto, uma vez que a equipe do NCC compra as sementes dos coletores para utilizá-las em ações de restauração florestal, como o plantio realizado na Fazenda Gameleira, ou para vendê-las para terceiros.

A iniciativa do projeto está alinhada às ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global, bem como à década de recuperação dos ecossistemas. “Neste mês de março, estamos realizando o plantio de mais 5 mil mudas na fazenda. As primeiras 5 mil mudas foram plantadas em 2022, totalizando assim 10.000 mudas, que juntas restauram uma área de 11,7 hectares”, diz satisfeito Olavo Vieira.

As capacitações são essenciais nas ações da Associação Caatinga, que é uma organização da sociedade civil, fundada em 1998, com a missão de conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. A instituição atua por meio de sete eixos temáticos envolvendo a criação e gestão de áreas legalmente protegidas, restauração florestal, educação ambiental, disseminação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, fomento à pesquisa e a políticas públicas socioambientais e comunicação.

Todos esses aspectos se integram no projeto No Clima da Caatinga, que é realizado pela Associação Caatinga desde 2011 e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O NCC tem o objetivo de mitigar os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio de um modelo integrado de conservação da Caatinga, que une a conservação e restauração do bioma com o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do semiárido, promovendo adaptação e aumento da resiliência destas comunidades à semiaridez e às mudanças climáticas.

O NCC atua em 40 comunidades próximas à Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação (UC) com 6.285 hectares, administrada pela Associação Caatinga, localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Para mais informações sobre o projeto No Clima da Caatinga e suas iniciativas, acessar os seguintes canais: https://www.noclimadacaatinga.org.br/inicio/, instagram @noclimadacaatinga, facebook: No Clima da Caatinga e youtube.

Leia também| Sob gestão do secretário Renato Pinheiro, educação em Milhã volta a ocupar o 3º lugar no ranking nacional do Ioeb

Educação Sob gestão do secretário Renato Pinheiro, educação em Milhã volta a ocupar o 3º lugar no ranking nacional do Ioeb
Compartilhar

Artigos Relacionados

Futebol: Fluminense pressiona, mas empata com Borussia Dortmund em estreia no Mundial de Clubes

O Tricolor carioca mostrou não só coragem, como também melhor futebol | Foto: REUTERS/Susana Vera

17/06/2025

Futebol: Fluminense pressiona, mas empata com Borussia Dortmund em estreia no Mundial de Clubes Tricolor domina as ações, cria mais chances e sai com 0 a 0 contra os alemães; próximo jogo será contra o Ulsan HD no sábado (21)


Leia mais

2 Comments

  1. Agronegócio Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural CMN autoriza refinanciamento por … – Portal Terra da Luz – Supernorte disse:
    30/03/2024 às 07:24

    […] crédito rural.Por Welton Máximo – Repórter da Agência Brasil – BrasíliaLeia também | Maria do Desterro a transformação de uma vida que veio com a Coleta de Sementes na CaatingaSede da Petrobras, no Rio de Janeiro | Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilO seu endereço de […]

    Responder
  2. Mercado Agtech Innovation aponta principais tendências para o agronegócio Report aponta drivers de Negócios … – Portal Terra da Luz – Supernorte disse:
    21/04/2024 às 20:57

    […] autoriza refinanciamento por … – Portal Terra da Luz – Supernorte Comentado em Meio Ambiente Maria do Desterro a transformação de uma vida que veio com a Coleta de Sementes na C… Aparecida Oliveira luz Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Programe-se

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Dating Online
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Programe-se
  • Terra da luz
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Copa do Mundo Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições José Sarto Justiça lançamento Lula Meio Ambiente mercado Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança São Paulo Tecnologia Turismo vacina

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Desde 1º de agosto de 2022, é também o diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2025

    Dólar fecha na mínima desde outubro e Ibovespa retoma 137 mil pontos com alívio externo Queda da inflação nos EUA e avanço de acordo comercial com a China fortalecem o real e impulsionam ações de bancos e Petrobras ‣ Portal Terra da Luz | JMS EL Comentado em Economia: Dólar fecha na mínima desde outubro e Ibovespa retoma 137 mil pontos com alívio externo

  • 11/06/2025

    news-1749665934361-4213 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial recua em nove estados em abril, mostra IBGE; Ceará lidera queda

  • 07/06/2025

    ANDREIA MARIA DE JESUS Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 05/06/2025

    Casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha celebra amor no dia 8 de junho Evento integra a Festa do Padroeiro com cortejo cultural, cerimônia religiosa e recepção festiva para 15 casais ‣ Portal Terra da Luz | JMS ELETRONICA Comentado em Tradição: Casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha celebra amor no dia 8 de junho

  • 29/05/2025

    news-1748534722117-2231 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Desemprego no Brasil cai para 6,6% e atinge menor taxa desde 2012, segundo IBGE

  • 29/05/2025

    GP da Espanha 2025: A Última Dança de Barcelona na Fórmula 1? Comentado em Fórmula 1: GP da Espanha: veja horários, onde assistir e situação do campeonato

Últimas Notícias

  • Futebol: Fluminense pressiona, mas empata com Borussia Dortmund em estreia no Mundial de Clubes0
    Futebol: Fluminense pressiona, mas empata com Borussia Dortmund em estreia no Mundial de Clubes Tricolor domina as ações, cria mais chances e sai com 0 a 0 contra os alemães; próximo jogo será contra o Ulsan HD no sábado (21)
    17/06/2025
  • Assembleia Legislativa do Ceará abre exposição em comemoração aos 190 anos de história0
    História: Assembleia Legislativa do Ceará abre exposição em comemoração aos 190 anos de história Mostra “Alece 190 anos: a Casa do Povo” valoriza a memória do parlamento cearense e permanece aberta até agosto, com peças acessíveis, registros históricos e homenagens a servidores
    17/06/2025
  • Futebol: Flamengo vence Espérance e assume liderança do grupo no Mundial de Clubes0
    Futebol: Flamengo vence Espérance e assume liderança do grupo no Mundial de Clubes Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro bate tunisianos por 2 a 0 e agora depende de bom resultado contra o Chelsea para garantir classificação antecipada
    17/06/2025
  • Política: Câmara aprova aumento de penas por abandono e maus-tratos contra idosos0
    Política: Câmara aprova aumento de penas por abandono e maus-tratos contra idosos Projeto de Lei altera o Estatuto do Idoso e endurece punições para crimes de violência e negligência; texto segue para sanção presidencial
    16/06/2025
  • Justiça da Espanha condena envolvidos em ato racista com boneco de Vinicius Jr. enforcado0
    Racismo: Justiça da Espanha condena envolvidos em ato racista com boneco de Vinicius Jr. enforcado Réus receberão penas de prisão, multa e diversas restrições após crime de ódio cometido antes de clássico entre Real Madrid e Atlético
    16/06/2025
  • Justiça: Defesa de Braga Netto solicita acareação com Mauro Cid no STF0
    Justiça: Defesa de Braga Netto solicita acareação com Mauro Cid no STF Advogados pedem suspensão da ação penal do golpe e questionam falta de provas em acusações feitas por ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
    16/06/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas