logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Somapay participa de lançamento de plataforma de negócios em Recife
Marketing Somapay participa de lançamento de plataforma de negócios em Recife
19/03/2024
Fortaleza passa a integrar a rede global de cidades C40 de enfrentamento à crise climática
Meio Ambiente Fortaleza passa a integrar a rede global de cidades C40 de enfrentamento à crise climática
20/03/2024
Exibir tudo

Justiça STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle Ex-policial deu informações que podem apontar mandante do crime

STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle

O caso está sendo conduzido na Corte pelo ministro Alexandre de Moraes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, na noite dessa terça-feira (19), que o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes – o ex-policial militar Ronnie Lessa -, fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caso está sendo conduzido na Corte pelo ministro Alexandre de Moraes.  

“Nós sabemos que essa colaboração premiada, que é um meio de obtenção de provas, traz elementos importantíssimos, que nos levam a crer que brevemente nós teremos a solução do assassinato da vereadora Marielle Franco. O processo segue em segredo de justiça, como todos sabem”, afirmou Lewandowski, em pronunciamento à imprensa, após ter recebido um comunicado oficial de Moraes sobre a homologação da delação.

Os assassinatos de Marielle e do motorista Anderson Gomes completaram seis anos na semana passada. Até o momento, somente os executores do crime foram identificados e presos.

Após o anúncio feito por Lewandowski, o Supremo informou que a delação de Lessa foi homologada após Alexandre de Moraes verificar que as regras da Lei nº 12.850/13 (Lei da Delação) foram cumpridas. Foram avaliados os requisitos de legalidade, adequação dos benefícios e dos resultados da colaboração.

Na segunda-feira (18), o gabinete do ministro realizou uma audiência com Ronnie Lessa e confirmou que a delação foi assinada de maneira voluntária.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Com a homologação, o inquérito será devolvido à PF para continuidade das investigações.  

O processo que apura quem foram os mandantes do duplo assassinato foi enviado ao STF há poucos dias. A investigação procura saber quem atuou como mandante das mortes. Como o inquérito está em segredo de justiça, ainda não é possível obter detalhes sobre os motivos que levaram a Polícia Federal (PF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o processo tramitava, a enviar o caso ao Supremo.

Nas questões criminais, cabe ao STF o julgamento de autoridades com foro privilegiado na Corte, como deputados federais e senadores. Dessa forma, uma das justificativas para a remessa da investigação pode ser a citação do nome de alguma autoridade com foro no tribunal. Contudo, o motivo da movimentação da investigação não foi confirmado pela Polícia Federal.

Em outro processo sobre a investigação, o policial militar reformado Ronnie Lessa deve ser levado a júri popular. Ele foi o autor dos disparos. Lessa está preso desde 2019, pelo crime, e foi expulso da PM no ano passado.

As especulações sobre uma delação premiada de Ronnie Lessa já vinham aparecendo no noticiário nos últimos meses, mas eram negadas pela PF. Além dele, o ex-policial militar Élcio de Queiroz, que dirigia o carro usado no crime, tem um acordo de delação premiada fechado com os investigadores, cujos detalhes foram divulgados ainda no ano passado.

Em postagem nas redes sociais, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã de Marielle, demonstrou otimismo com as investigações a partir desta nova delação.

“As notícias que acabam de sair com os avanços da investigação sobre o caso da minha irmã e do Anderson, nos dão fé e esperança de que finalmente teremos respostas para esse assassinato político, covarde e brutal. O anúncio do Ministro Lewandowski a partir do diálogo com o Ministro Alexandre de Moraes é uma demonstração ao Brasil de que as instituições de Justiça seguem comprometidas com a resolução do caso”, escreveu.

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também| PF indicia Bolsonaro e mais 16 pessoas por fraude em cartão de vacina

Investigação PF indicia Bolsonaro e mais 16 pessoas por fraude em cartão de vacina
Compartilhar

Artigos Relacionados

ABRAOSC apresenta carta com propostas para a cultura

A ABRAOSC divulgou uma Carta de Princípios com propostas para políticas culturais e gestão compartilhada com Organizações Sociais. | Foto: divulgação

03/10/2026

Cultura: ABRAOSC apresenta carta com propostas para a cultura Entidade reúne sete princípios e pede compromisso de candidatos com gestão, financiamento e acesso às políticas culturais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 03/10/2026

    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza

  • 01/10/2026

    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

Últimas Notícias

  • ABRAOSC apresenta carta com propostas para a cultura0
    Cultura: ABRAOSC apresenta carta com propostas para a cultura Entidade reúne sete princípios e pede compromisso de candidatos com gestão, financiamento e acesso às políticas culturais
    03/10/2026
  • Hashimoto sinais que podem levar ao diagnóstico0
    Saúde: Hashimoto: sinais que podem levar ao diagnóstico Cansaço, sonolência, alterações de humor e falhas de memória podem aparecer de forma gradual e dificultar a identificação da doença
    03/10/2026
  • Romeu Aldigueri encerra campanha com motociata em Granja0
    ELEIÇÕES: Romeu Aldigueri encerra campanha com motociata em Granja Presidente da Alece realiza último ato neste sábado, 3, em sua cidade natal
    03/10/2026
  • PF cumpre 36 mandados e apreende R$ 1 mi no Ceará0
    ELEIÇÕES: PF cumpre 36 mandados e apreende R$ 1 mi no Ceará Polícia Federal atua na prevenção e repressão de crimes eleitorais durante as Eleições 2026 no estado
    03/10/2026
  • 36º Cine Ceará anuncia filmes da Mostra Olhar do Ceará0
    Cultura: 36º Cine Ceará anuncia filmes da Mostra Olhar do Ceará Festival reúne quatro longas e 15 curtas cearenses em programação gratuita em Fortaleza
    02/10/2026
  • Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza1
    Eleições: Aplicativo mostra rotas para locais de votação em Fortaleza Parceria entre TRE-CE e Sindiônibus permite consultar endereço da seção e opções de ônibus pelo Meu Ônibus Fortaleza
    02/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas