

STF forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
11 de setembro de 2025 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por 4 votos a 1, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da chamada trama golpista.
Os ministros acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, que considerou os réus culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O único voto divergente foi do ministro Luiz Fux, que defendeu a absolvição de Bolsonaro e de cinco acusados. Ele votou pela condenação apenas de Mauro Cid e Walter Braga Netto por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Além de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação.
O último voto foi dado por Cristiano Zanin, presidente da Turma, que afirmou:
“As provas demonstram que os acusados objetivaram romper o Estado Democrático de Direito, valendo-se de concitação expressa ao uso do poder das Forças Armadas.”

Após a conclusão da votação, o STF entrou na fase de dosimetria das penas, em que cada ministro vai indicar o tempo de condenação. O relator, Alexandre de Moraes, será o primeiro a anunciar sua proposta.
A prisão dos réus não é imediata: só poderá ocorrer após a análise de recursos.
Leia também | Ministro Paulo Teixeira prevê continuidade da queda nos preços dos alimentos no Brasil
Tags: STF, Jair Bolsonaro, trama golpista, condenação Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal, golpe de Estado, Mauro Cid, Braga Netto, política brasileira, democracia, julgamento STF