logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol
Futebol Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol
17/06/2024
Livro resgata memórias de crianças à época do golpe militar no Brasil
Direitos Humanos Livro resgata memórias de crianças à época do golpe militar no Brasil
17/06/2024
Exibir tudo

Junho Violeta Profissionais da Saúde do Ceará auxiliam na identificação de casos de violência contra pessoas idosas Caso a equipe identifique algum tipo de violência, os profissionais acionam os órgãos competentes para que sejam feitas as investigações

Profissionais da Saúde do Ceará auxiliam na identificação de casos de violência contra pessoas idosas

Além do profissional da saúde, é importante que toda pessoa que convive com um idoso esteja atenta a qualquer mudança física no corpo ou de personalidade. Foto: divulgação

Conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa. Esse é um dos objetivos do Junho Violeta, campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como foco despertar sobre a sensibilização e o combate a esses atos. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os assistentes sociais passaram por diversas capacitações em torno do tema, na preparação para identificar sinais de pacientes que chegam com algum tipo de sofrimento envolvendo a violência, seja física ou psicológica.

Uma das ações foi a realização de uma palestra com a delegada Rena Gomes e o investigador Pablo Gurgel. Eles estiveram na unidade para falar sobre os direitos e cuidados da pessoa idosa. Na ocasião, o promotor Alexandre Alcântara, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), também compartilhou sua experiência sobre os direitos do idoso.

O coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa, conta que os convites para a equipe são frutos de uma parceria e de um momento de divulgação da própria delegacia com os órgãos parceiros. “Para nós que trabalhamos na saúde e em um hospital que recebe muitos idosos, é de fundamental importância conhecer esse serviço, pois o serviço social está diretamente ligado na defesa dos direitos da pessoa idosa. O assistente social é o profissional que faz a escuta qualificada e encaminha aos órgãos competentes os casos de violência e maus tratos contra a pessoa idosa e pessoa com deficiência”, pontua.

Ele destaca que a campanha traz uma importante reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa. Considerando que 60% dos pacientes atendidos no HGWA são pessoas idosas.

Além do Serviço Social, o auxílio ao paciente envolve toda a equipe multiprofissional, que inclui psicólogo, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais. “No Hospital Waldemar Alcântara, todo paciente passa por uma avaliação social e um dos objetivos desta avaliação é identificar violação de direitos. O Serviço Social vem criando estratégias para garantir o direito dessas pessoas, como por exemplo a parceria com os órgãos de proteção à pessoa idosa, como Delegacia do Idoso, Ministério Público. O mês de junho nos faz refletir e endossar ainda mais nossas ações no hospital, principalmente pela educação em saúde, falando para nossos pacientes e acompanhantes a importância de prevenir e denunciar a violência contra a pessoa idosa”, pontua.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Caso a equipe identifique algum tipo de violência, os profissionais acionam os órgãos competentes para que sejam feitas as investigações. Havendo necessidade, também é solicitada a proteção do idoso e acionado o serviço de atendimento psicológico do hospital.

“Toda a sociedade é responsável pela proteção ao idoso”, diz geriatra da Casa de Cuidados do Ceará

Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de saúde para transição de pacientes em recuperação após internação hospitalar na rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualmente 42% dos pacientes internados têm idade acima de 60 anos. Na equipe de médicos assistentes do equipamento, três são geriatras.

Um deles é o coordenador médico Rafael Pinheiro, que alerta que grande parte dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem dentro de casa. “Toda a sociedade é responsável pela proteção a esse público. Há diversos tipos de violência que afetam o idoso de diversas formas. A mais comum é a violência psicológica, que é quando xingam o idoso ou o menosprezam, isso faz com que ele fique cada vez mais reprimido e isolado, causando transtornos de humor e maior fragilidade. Os idosos mais vulneráveis são as principais vítimas de violência. Além disso, também há a violência patrimonial, que é o caso daqueles familiares que fazem empréstimos no nome do idoso, sem ele usufruir daquela renda, assim como o abandono e a negligência”, explica.

O profissional de saúde muitas vezes percebe as marcas de violência no idoso através de exames ou em mudança de comportamento. Por isso, o acompanhamento de um profissional especializado faz a diferença na vida do paciente idoso. ” Na CCC, fazemos uma avaliação geriátrica ampla para atender às necessidades de cuidados de cada paciente, prestando um atendimento integral e personalizado”. Além disso, nosso paciente é assistido por profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Serviço Social, cada um atuando com sua especialidade para atender à necessidade do paciente, fazendo toda a diferença em sua recuperação”, acrescenta.

Além do profissional da saúde, é importante que toda pessoa que convive com um idoso esteja atenta a qualquer mudança física no corpo ou de personalidade. “Se essa pessoa perceber algum tipo de violência que esse idoso esteja sofrendo, é importante que denuncie o mais rápido possível para que esse idoso seja protegido”, orienta.

Caso uma pessoa idosa seja vítima de violência, a denúncia pode ser realizada de forma anônima pelo Disque 100 a qualquer hora do dia. Além disso, os cidadãos podem buscar ajuda, orientação e denunciar em outros locais, como as unidades básicas de saúde (UBS) e delegacias de polícia.

Leia também| Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol

Futebol Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol
Compartilhar

Artigos Relacionados

Alece analisa criação de cargos para professores da Uece

Projeto do Governo do Ceará e outras 45 propostas começam a tramitar na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. | Foto: Júnior Pio

09/06/2026

Legislativo: Alece analisa criação de cargos para professores da Uece Projeto do Governo do Ceará e outras 45 propostas começam a tramitar na Assembleia Legislativa nesta terça-feira


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

Últimas Notícias

  • Alece analisa criação de cargos para professores da Uece0
    Legislativo: Alece analisa criação de cargos para professores da Uece Projeto do Governo do Ceará e outras 45 propostas começam a tramitar na Assembleia Legislativa nesta terça-feira
    09/06/2026
  • Meio Ambiente: Projetos coletam 6 toneladas de e-lixo0
    Meio Ambiente: Projetos coletam 6 toneladas de e-lixo Ações apoiadas pela EAF no Ceará mobilizam escolas, capacitam catadores e fortalecem a economia circular no Nordeste
    09/06/2026
  • Ceará recebe tomógrafos e equipamentos para cirurgias0
    Saúde: Ceará recebe tomógrafos e equipamentos para cirurgias Estado será contemplado com 19 combos cirúrgicos e seis tomógrafos em investimento superior a R$ 42 milhões pelo Novo PAC Saúde
    09/06/2026
  • Piloto é acusado de voar 17 anos com licença falsa0
    Mundo: Piloto é acusado de voar 17 anos com licença falsa Ex-comandante da Air Canada teria realizado cerca de 900 voos comerciais utilizando documentação fraudulenta, segundo autoridades canadenses
    09/06/2026
  • Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade0
    Sustentabilidade: Câmara de Fortaleza aprova Política de Sustentabilidade Resolução prevê Plano de Logística Sustentável, fortalecimento do Núcleo de Sustentabilidade e ações permanentes de responsabilidade socioambiental
    09/06/2026
  • Especialista orienta cuidados com joelhos no São João0
    Saúde: Especialista orienta cuidados com joelhos no São João Ortopedista alerta para riscos de dores e lesões durante quadrilhas, caminhadas e longos períodos em pé nas festas juninas
    09/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas