logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Transporte interestadual entre Ceará e Pernambuco será facilitado pela pavimentação da CE-390
Estradas Transporte entre Ceará e Pernambuco será facilitado pela pavimentação da CE-390
09/08/2021
MPCE comunica que membros e servidores não solicitam dinheiro
Alerta de golpe MPCE comunica que membros e servidores não solicitam dinheiro
09/08/2021
Exibir tudo

Iluminação Pública Fortaleza consolida 95,6% de luz branca em praças, ruas e avenidas

Fortaleza consolida 95,6% de iluminação branca

Os projetos de iluminação pública também são integrados a intervenções de mobilidade urbana, como o novo viaduto sobre a BR-116 | Foto: Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza

Processo de substituição de luz amarela por branca teve início em 2013

Com serviços de manutenção e melhorias constantes, a Prefeitura de Fortaleza segue requalificando a iluminação pública na cidade, realizando a troca dos equipamentos antigos, com luz amarela, para equipamentos mais modernos com luz branca. Este trabalho inclui também a manutenção de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia. Como resultado, hoje o parque de iluminação da cidade é composto por 95,6% de luz branca ou em tecnologia LED, proporcionando mais qualidade de vida para a população na cidade e a convivência entre as pessoas, incentivando assim a ocupação saudável dos espaços públicos.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, este trabalho ininterrupto possibilitou, de janeiro a julho deste ano, a requalificação de 3.874 pontos de iluminação, que antes eram compostos por luz amarela e agora possuem luz branca, e outros 2.116 novos pontos de luz foram implantados em diversos bairros. Com esse avanço, hoje o Parque de Iluminação de Fortaleza conta com um total de 204.724 pontos de luz, dos quais 195.764 são de iluminação branca.

Desde janeiro, além dos serviços de manutenção em toda a cidade, também foram implantados projetos de iluminação específicos para cada local e também integrados a intervenções de mobilidade urbana, como nas Areninhas da Praça Deputado Paulo Benevides e do Estádio Murilão, em Messejana (Regional 6); na Avenida Mozart Pinheiro de Lucena, no bairro Vila Velha (Regional 1); no viaduto do Makro, bairro Dias Macedo (Regional 8); além das avenidas Desembargador Moreira e Beira-Mar, nos bairros Aldeota e Meireles (Regional 2).

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, explica que as intervenções de iluminação também permitem a requalificação dos espaços públicos. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Sarto para que possamos deixar a cidade de Fortaleza cada vez mais iluminada, segura e melhor de se viver. Uma melhor iluminação proporciona mais visibilidade à noite, por exemplo, em vias, praças e Areninhas, resultando em benefícios para todos”, afirma o gestor.

a foto mostra pessoas caminhando na avenida desembargador moreira
Em locais como a Av. Desembargador Moreira, a iluminação incentiva a ocupação saudável dos espaços públicos à noite | Foto: Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza

O serviço é constante e é feito por quadriláteros, sendo realizado em praças, no entorno de equipamentos públicos, binários, novas faixas para pedestres, estações de bicicletas compartilhadas, pontos de ônibus, Areninhas e avenidas. Desde janeiro, já foram beneficiados os bairros Aerolândia, Aeroporto, Autran Nunes, Barra do Ceará, Barroso, Bela Vista, Benfica, Bonsucesso, Cajazeiras, Carlito Pamplona, Centro, Cidade dos Funcionários, Dias Macedo, Dom Lustosa, Engenheiro Luciano Cavalcante, Farias Brito, Fátima, Granja Lisboa, Itaperi, Jacarecanga, Jardim das Oliveiras, Jóquei Clube, José de Alencar, José Walter, Meireles, Messejana, Mondubim, Mucuripe, Olavo Oliveira, Papicu, Parque Santa Maria, Planalto Ayrton Senna, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Presidente Kennedy, São João do Tauape, Sapiranga, Varjota, Vila Ellery e Vila Velha.

São elaborados projetos elétricos que compreendem a substituição das luminárias antigas por outras mais modernas e eficientes, equipadas com vidros policurvos, que distribuem melhor a luz e minimizam os espaços escuros entre os postes, os chamados “zebramentos”. Além disso, os técnicos fazem a adequação de potência das lâmpadas de vapor metálico (luz branca) direcionadas para a demanda de cada localidade e espaço específico. A requalificação ou implantação de nova iluminação também é feita em áreas a serem urbanizadas ou construídas pela Prefeitura, como novas Areninhas, praças, túneis, viadutos, avenidas e lagoas, dentre outros.

Manutenção da Iluminação Pública

Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou acesse o aplicativo Central 156 e abra protocolo de solicitação de serviço.

Leia também | Transporte entre Ceará e Pernambuco será facilitado pela pavimentação da CE-390

Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel

Acidente entre ônibus e caminhão interdita trecho da CE-040 em Cascavel | Foto: redes sociais/Portal Terra da Luz

29/04/2026

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas