É o maior evento-teste já autorizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), com expectativa de receber até 8 mil visitantes presenciais de hoje (6/10) até a próxima sexta-feira (8/10), com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará, e mais 20 mil na audiência dos canais digitais que transmitem toda a programação, ao vivo. A ABAV Expo & Collab é a convenção anual da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV Nacional), que chegou à 48ª edição, e marca a retomada do Turismo de Negócios no Ceará.
A exposição, que tem apoio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e é sediada pela primeira vez em Fortaleza, torna o Ceará centro das negociações mais importantes do setor do turismo no Brasil e na América Latina. Visitantes e expositores terão acesso ao que há de mais relevante no trade do turismo nacional.
“O setor de turismo, pela nossa vocação e nosso potencial, é uma grande estratégia para que a gente possa retomar as oportunidades de emprego e retomar a economia brasileira”, declarou governador do Ceará, Camilo Santana, durante a abertura do evento.
O governador também ressaltou que a localização do Ceará é estratégica e favorece a criação de um ambiente positivo para o turismo. “Nós traçamos uma estratégia de transformar o Ceará num hub aéreo, através da parceria com a Gol, Air France e KLM. Para vocês terem uma ideia, antes da pandemia, chegamos a ter 48 voos internacionais por semana no estado, porque nós consideramos que o Ceará é o ponto mais próximo da Europa”, justificou Camilo Santana, anunciando que os voos das companhias aéreas francesa e holandesa para Fortaleza serão retomados neste mês.
O Ceará já apresenta números positivos na retomada do Turismo, registrando, em 2021, um aumento de 11,87% na movimentação de passageiros nos principais aeroportos do estado em relação a 2020. O Ceará também foi eleito pela Top Aviesp 2020 o melhor destino turístico do Brasil.
Ainda segundo Camilo Santana, outra vantagem do Ceará é a capacidade de conectividade. “Todos os cabos submarinos de fibra óptica que entram no Brasil, entram por Fortaleza. Temos 16 [cabos submarinos], e os mais recentes [a operar comercialmente] foram os cabos da EllaLink, com o primeiro cabo unindo o continente europeu com o Brasil, diminuindo a latência, tempo de resposta na comunicação, que é fundamental”, explicou.
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A ABAV Expo & Collab reúne 184 marcas expositoras no Centro de Eventos. Toda a cadeia produtiva do turismo, nacional e internacional, está representada. Na lista dos internacionais estão destinos como Argentina, Costa do Marfim, Israel, Peru e Quênia, além de empresas portuguesas integrantes do Portugal United e Visit Fatima, que fará a primeira participação na feira. A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel.
Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, as locadoras Localiza e Movida, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional como patrocinadores do evento. O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.
“Considerando os 27 mil metros quadrados que o evento ocupará, cada participante terá um distanciamento médio de 9 metros quadrados. Queremos garantir ao nosso público – expositores e visitantes – o espaçamento fundamental e necessário para que o evento voltasse a acontecer presencialmente”, explicou Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional. “Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. E será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da ABAV como o grande encontro do turismo nacional”, conclui.
Além da feira de exposição, serão realizados mais de 50 painéis e palestras na área de difusão de conhecimento e capacitação – a Vila do Saber.
Os participantes que comparecerem ao Centro de Eventos têm que obedecer a um protocolo sanitário específico, que exige a apresentação do comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento. As pessoas que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar, adicionalmente, teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), realizado 24 horas antes do evento.
A comprovação poderá ser feita mediante apresentação do Cartão de Vacinação contra a Covid-19 ou registro das doses no APP do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, e com apresentação de documento oficial de identificação com foto. Para comprovação de testagem negativa, deve ser apresentado o laudo laboratorial e documento de identidade.
Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público é feito por um sistema online que exibe, de forma contínua, o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão de 27 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, devem ser apresentadas na entrada e na saída. São oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.
Na área de exposições, todos os estandes estarão dispostos em formato de ilha, com distanciamento de quatro metros entre um e outro. No andar superior do pavilhão ficarão as áreas de capacitação, distribuídas em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas. Ao término de cada uma das 56 apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias, as salas serão esvaziadas para higienização.
Todos os convidados e colaboradores devem passar por higienização das mãos com água e sabonete ou com aplicação de álcool em gel a 70%, acessível em dispositivos disponibilizados pela organização em pontos estratégicos, desde a entrada, e demais locais de circulação de pessoas.
Para a alimentação, expositores e visitantes contarão com um espaço de convivência amplo e arejado localizado no terceiro andar do pavilhão e com sistema próprio de higienização do ar, além de uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.
Agentes da Vigilância Sanitária acompanham o cumprimento das medidas do protocolo durante todo o evento. Só é permitida a entrada de pessoas portando máscaras cirúrgicas, N-95 ou PFF2, e estas devem permanecer utilizando adequadamente o acessório durante todo o tempo em que estiver nos auditórios ou pavilhão de exposições.
A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, fala sobre a realização do evento-teste na área de feitas e exposições e, principalmente, da importância de se cumprir os protocolos sanitários:
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