logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fortaleza ganha academia de musculação ao ar livre e 30 estações de exercício físico
Atividade Física Fortaleza ganha academia de musculação ao ar livre e 30 estações de exercício físico
03/10/2024
Lançamentos, tendências, preços diferenciados, palestras e cursos marcam a 32ª Feira Regional da Beleza no Ceará
Beleza Lançamentos, tendências, preços diferenciados, palestras e cursos marcam a 32ª Feira Regional da Beleza no Ceará
03/10/2024
Exibir tudo

Eleições 2024 Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais Em seis deles, medida vale para todo o estado

Eleições 2024: Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Pelo menos nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo (6). Em seis deles, a medida valerá em todo o estado: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Em outros três, a medida será restrita a zonas eleitorais específicas. No Tocantins, serão quatro zonas, enquanto em Mato Grosso serão três, segundo informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Em Goiás, o TRE não informou sobre as zonas que terão a chamada Lei Seca, mas pelo menos uma delas anunciou que adotará a proibição.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas durante as eleições é decidida localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral. Em alguns estados, a decisão coube às secretarias de Segurança, como foi o caso dos estados do Piauí, Maranhão e de Alagoas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

No Acre, a decisão coube aos juízes eleitorais de primeira instância. Os responsáveis pelas nove zonas eleitorais do estado expediram portarias decretando a Lei Seca em suas respectivas áreas. Nos estados de Mato Grosso, do Tocantins e de Goiás, a definição também ficou por conta dos magistrados de cada zona.

Já no Pará, as regras da Lei Seca serão definidas em comum acordo entre os juízes eleitorais e a Polícia Civil dos municípios, “avaliando as especificidades, o contexto e a situação de cada localidade. Porém, a publicação de portaria com as normas para todo o estado é de responsabilidade da Secretaria estadual de Segurança Pública, por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil. A partir desse documento, os juízes eleitorais podem definir os horários da Lei Seca, de acordo com a realidade dos municípios”.

O TRE do Amapá informou em nota, na noite de terça-feira (1º), que os juízes cumprirão rigorosamente a Portaria da Lei Seca, “garantindo a ordem e a segurança nos dias que antecedem e no próprio dia das eleições”, sem indicar quem seria o responsável pela decisão.

Estados sem proibição

Entre os estados que confirmaram à Agência Brasil que não haverá Lei Seca durante as eleições, estão Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No caso do Paraná e de Pernambuco, os TREs informaram que a decisão caberia às secretarias de Segurança, mas que não haviam recebido qualquer notificação até essa quarta-feira (2).

No caso do Espírito Santo, ocorreu o oposto. A Secretaria de Segurança informou que a decisão caberia ao TRE e que não tinha recebido nenhuma notícia de aplicação da Lei Seca. Na Bahia e no Ceará, as secretarias de Segurança informaram que a decisão caberia aos TREs e solicitaram que a Agência Brasil procurasse os respectivos tribunais, os quais não responderam ao questionamento.

Nos demais estados, nem o TRE nem a Secretaria de Segurança responderam à reportagem. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que se posiciona contra a Lei Seca nas eleições, informou que, além do RS, de MG, PE, do PR, ES e RJ, os estados de São Paulo, Sergipe, da Paraíba, Bahia e do Rio Grande do Norte decidiram não fazer qualquer restrição à venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “Nos estados que ainda tèm lei seca, a Abrasel tem recorrido para derrubá-la”, informou a assessoria de imprensa da associação.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Leia também | Prefeitura de Canindé dará apoio logístico durante recebimento da relíquia de São Francisco

Romaria Prefeitura de Canindé dará apoio logístico durante recebimento da relíquia de São Francisco
Compartilhar

Artigos Relacionados

Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomará a agenda de viagens internacionais em novembro, após a reeleição. A programação inclui a COP31, na Turquia, compromissos nas Filipinas, a Cúpula do Mercosul, no Uruguai, e o G20, nos Estados Unidos, onde poderá voltar a encontrar Donald Trump | Foto: REUTERS/Fabian Bimmer

01/11/2026

Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20 Após a reeleição, presidente brasileiro confirma participação em encontros internacionais na Turquia, Filipinas, Uruguai e Estados Unidos; agenda inclui negociações comerciais, mudanças climáticas e possibilidade de novos contatos com líderes mundiais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

Últimas Notícias

  • Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G200
    Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20 Após a reeleição, presidente brasileiro confirma participação em encontros internacionais na Turquia, Filipinas, Uruguai e Estados Unidos; agenda inclui negociações comerciais, mudanças climáticas e possibilidade de novos contatos com líderes mundiais
    01/11/2026
  • Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA0
    Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA Presidente americano afirma que senador brasileiro pode permanecer no país pelo tempo que desejar, mas descarta encontro com o parlamentar; secretário de Estado nega participação direta do governo na saída de Flávio do Brasil
    01/11/2026
  • Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos0
    Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos Estudo com pacientes que apresentam uma alteração genética específica associada ao câncer de pulmão avançado mostra que 55% permaneceram vivos e sem progressão da doença após sete anos de tratamento com lorlatinibe
    01/11/2026
  • Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio0
    Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio Possível vitória da oposição a Donald Trump nas eleições legislativas dos Estados Unidos poderá ampliar a pressão sobre o governo americano e abrir investigações sobre a entrada do senador brasileiro no país, mas especialistas consideram improvável uma deportação
    31/10/2026
  • Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio0
    Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio Advogados solicitam à Justiça Federal a interrupção do subsídio parlamentar, da verba de gabinete, do auxílio-moradia e da cota parlamentar do senador, que deixou o Brasil após decisão do STF
    31/10/2026
  • Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3)0
    Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3) Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, inclui proposta na pauta do plenário de 3 de novembro; divergências sobre a redução da maioridade penal ainda desafiam acordo entre governo e oposição
    31/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas