logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: TSE assina acordo com Parlasul para observação das eleições no Brasil
Política TSE assina acordo com Parlasul para observação das eleições no Brasil
01/07/2022
Programe-se: Projeto Pôr do Sol Fortaleza vem em ritmo de Fortal neste domingo (24/07)
Programe-se Projeto Pôr do Sol Fortaleza vem em ritmo de Fortal neste domingo (24/07)
02/07/2022
Exibir tudo

Eleições 2022 Restrições para agentes públicos começam a valer neste sábado (02/07) Medidas estão previstas na Lei das Eleições

Eleições 2022: Restrições para agentes públicos começam a valer neste sábado (02/07)

De 20 de julho até 5 de agosto, os partidos deverão realizar suas convenções para escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições | Foto: Abdias Pinheiro/Agência Brasil

As restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passam a valer a partir deste sábado (02/07), três meses antes do primeiro turno. 

As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e objetivam manter o equilíbrio entre os candidatos. 

Políticos estão proibidos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública. Nesse caso, a veiculação deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, cuja autorização também dependerá de autorização da Justiça Eleitoral.  

A participação em inaugurações de obras públicas também está vedada, além da contratação de shows artísticos com dinheiro público. 

Durante o período eleitoral, funcionários públicos não podem ser contratados, demitidos ou transferidos até a posse dos eleitos. 

No entanto, estão liberadas a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022. 

Leia também | TSE assina acordo com Parlasul para observação das eleições no Brasil

Outras datas importantes

Em julho, o calendário eleitoral também prevê outras datas importantes para o pleito. 

De 20 de julho até 5 de agosto, os partidos deverão realizar suas convenções para escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições. 

A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | Em ritmo de campanha, Roberto Cláudio recebe Títulos de Cidadão de Juazeiro do Norte e Crateús

Política Em ritmo de campanha, Roberto Cláudio recebe Títulos de Cidadão de Juazeiro do Norte e Crateús
Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel

Acidente entre ônibus e caminhão interdita trecho da CE-040 em Cascavel | Foto: redes sociais/Portal Terra da Luz

29/04/2026

Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas