logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Exonerado: Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual no trabalho, pede demissão da presidência da Caixa
Caiu Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual no trabalho, pede demissão da presidência da Caixa
29/06/2022
Economia: Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022
Economia Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022
30/06/2022
Exibir tudo

Cidade Inteligente Fortaleza terá Central Integrada e política pública de videomonitoramento O pacote de medidas inclui a expansão do número de câmeras e da rede wi-fi da cidade

Cidade Inteligente: Fortaleza terá Central Integrada e política pública de videomonitoramento

Segundo o prefeito José Sarto, a implantação da Central de Videomonitoramento ocorrerá a partir de quatro eixos | Foto: Marcos Moura/PMF

O prefeito Sarto anunciou, nesta quarta-feira (29/06), a criação da Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFOR). A implantação ocorrerá a partir de quatro eixos, incluindo a construção do edifício da Central, a ampliação do parque de câmeras de videomonitoramento de Fortaleza, o estabelecimento de uma política pública municipal de videomonitoramento e a expansão do programa de internet gratuita Wi-For.

A CGIVFOR vai reunir imagens e dados das câmeras de diversos órgãos da Prefeitura, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), e as Secretarias da Segurança Cidadã (Sesec), Gestão Regional (Seger) e de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A Central, que será uma das mais modernas do país, será construída com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e tem investimento de R$ 22,2 milhões.

“É importante a integração de todos esses órgãos da Prefeitura, pois poderemos proporcionar uma sensação de maior segurança, confiança e cidadania para as pessoas. Essa central atuará em diversas demandas: na segurança nas ruas e nos arredores das escolas, na detecção de descarte irregular de lixo, no auxílio à busca de pessoas desaparecidas, sinistros de carros e monitoramento da mobilidade urbana”, informou Sarto.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Coronel Eduardo Holanda, titular da Sesec, também destacou a importância do trabalho integrado entre os diversos órgãos da administração municipal e detalhou como deverá ocorrer o funcionamento da Central no atendimento de demandas.

“A Central tem por objetivo fazer um ordenamento de toda a cidade de Fortaleza, tratando de segurança, iluminação pública, problemas de trânsito, buracos nas vias e fiscalização. A equipe será formada por 150 técnicos, que são agentes já atuantes nas secretarias, para que, à medida que as ocorrências forem acontecendo, elas possam ser atendidas, encaminhadas e resolvidas o mais rápido possível”, relatou o secretário.

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, explicou que a CGIVFOR deverá contar com as tecnologias mais modernas de monitoramento, que irão facilitar o trabalho dos agentes e promover maior eficiência e rapidez aos serviços.

“A Central contará com o que há de mais moderno em tecnologia como o reconhecimento de padrões, além de algoritmos de inteligência artificial. No trânsito, por exemplo, a CGIVFOR será capaz de produzir dados de quantas pessoas e veículos passaram por um cruzamento e em que direção elas foram. Esse trabalho, que hoje é feito pelo olho humano, será feito em tempo real e pelas câmeras, reduzindo o tempo de ação e organizando melhor o planejamento”, detalhou.

Atualmente, o parque de câmeras de Fortaleza conta com 1.034 equipamentos e a previsão é chegar a 1.656 até a inauguração da Central, no fim de 2023. Em 2021, início da gestão Sarto, eram 696 câmeras instaladas na cidade.

Leia também | Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual no trabalho, pede demissão da presidência da Caixa

Sede do CBIVFOR

O edifício da CGIVFOR será construído na rua Rufino de Alencar (Centro), nas imediações do Paço Municipal. A Central terá 4.821 m² e contará com sala das de monitoramento, videowall, datacenter, auditório e salas setoriais, de reunião, de imprensa e de treinamento e capacitação. 

Aliada à implantação da CGIVFOR, o prefeito José Sarto também anunciou que, no segundo semestre deste ano, enviará o projeto de lei de criação da política pública de videomonitoramento para a Câmara Municipal de Fortaleza.

A política, assim como a nova Central e a expansão do parque de câmeras, é fruto de um trabalho intersetorial composto por vários órgãos da Prefeitura, como Citinova; Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria da Gestão Regional (Seger), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP); e Coordenadoria de Programas Integrados (Copifor).

Veja a apresentação da CGIVFOR

Wi-fi público

A Prefeitura também vai expandir o programa Wi-For, com a instalação de 100 novos pontos de wi-fi público em Fortaleza. Hoje a cidade conta com 102 e, até o fim de julho, terá 202. A meta é chegar a 1.000 pontos até o fim desta gestão, em 2024, com uma média de 160 novos pontos de Wi-Fi por semestre.

“Junto às medidas de monitoramento, iremos também ampliar a rede wi-fi. Isso vai facilitar a vida das pessoas, pois iremos melhorar o nosso cinturão digital e proporcionar maior velocidade e conectividade para o fortalezense”, destacou Sarto.

Leia também | Governo Central tem segundo maior déficit da história para meses de maio

Economia Governo Central tem segundo maior déficit da história para meses de maio
Compartilhar

Artigos Relacionados

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro

Revogação de vistos atinge Moraes, familiares e aliados no Supremo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

19/07/2025

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Programe-se

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Dating Online
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Programe-se
  • Terra da luz
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Copa do Mundo Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições José Sarto Justiça lançamento Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança São Paulo Tecnologia Turismo vacina

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Desde 1º de agosto de 2022, é também o diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 10/07/2025

    MPF revela pendências em investigação sobre derramamento de óleo que devastou o litoral em 2019 Quase seis anos após o desastre, investigação depende de informações internacionais para identificar responsáveis ‣ Portal Terra da Luz - Portal ES Comentado em Geologia: Geólogos descobrem “batimentos cardíacos” subterrâneos que podem criar novo oceano na África

  • 07/07/2025

    Tarifa de 10% Dos EUA ao Brasil é Tiro No Pé | Comentado em Agronegócio Brasil sofre impacto com nova tarifa de Trump sobre produtos agropecuários exportados aos EUA

  • 02/07/2025

    Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil Fenômeno astronômico deve durar 7 minutos e 29 segundos e será visível de forma total em países da América do Sul ‣ Portal Terra da Luz - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Astronomia: Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil

  • 27/06/2025

    news-1751039519874-6148 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Desemprego atinge menor nível para o período desde 2012, com taxa de 6,2%, aponta IBGE

  • 25/06/2025

    MP3 Juice Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 24/06/2025

    Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí Projeto “Comunicação para a Cidadania” oferece oficinas gratuitas de audiovisual e comunicação para jovens de 15 a 29 anos ‣ Portal Terra da Luz | JMS ELETRONI Comentado em Formação: Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí

Últimas Notícias

  • Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro0
    Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
    19/07/2025
  • Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma0
    Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma Decisão confirma medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, com base em risco de fuga, obstrução de Justiça e tentativa de golpe. Ex-presidente não poderá sair do DF, acessar redes sociais ou ter contato com investigados
    18/07/2025
  • Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro0
    Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro Medidas cautelares foram consideradas urgentes pela Procuradoria-Geral da República e acatadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Ex-presidente está proibido de sair de casa à noite e aos fins de semana
    18/07/2025
  • Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias0
    Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias Mostra está em cartaz até 17 de agosto, com entrada gratuita, e oferece uma programação educativa para toda a família
    18/07/2025
  • Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão0
    Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão Ministro Alexandre de Moraes aponta coação, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional em decisão que impõe medidas restritivas ao ex-presidente
    18/07/2025
  • Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina0
    Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina Ação investiga possíveis crimes em contratos de mais de R$ 6 milhões; três pessoas foram presas temporariamente
    18/07/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas