Reportagem em atualização
Um buraco na estrutura do viaduto da avenida Oliveira Paiva, em Fortaleza, que se abriu na noite deste domingo assustou motoristas que passavam pelo lugar. Moradores da vizinhança fizeram uma sinalização provisória no local e logo as imagens do buraco viralizaram nas redes sociais.
Na manhã desta segunda-feira (28/03), técnicos da Defesa Civil estiveram no local para avaliar o dano e o risco de desabamento da estrutura. O buraco fica no sentido do bairro Cidade dos Funcionários em direção ao estádio do Castelão.
A manutenção do viaduto é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Durante a avaliação dos danos, as vias e alças que dão acesso ao viaduto foram interditadas e um enorme engarrafamento se formou no local. Até o fechamento dessa reportagem, o órgão ainda não havia apontado que soluções seriam adotadas.
A manhã de chuva forte e constante também causou transtornos em várias ruas e avenidas da capital cearense na manhã de hoje. Durante a chuva, toda a pista da avenida Washington Soares no sentido praia-sertão ficou alagada, deixando o trânsito lento e somente em uma das 3 faixas.
Os alagamentos também deixaram o trânsito lento em diversos outros pontos da cidade, como na avenida Conselheiro Gomes de Freitas (continuidade da Avenida Oliveira Paiva), no bairro Sapiranga, complicando o deslocamento de alunos e trabalhadores que seguiam em direção às escolas e universidades e ao trabalho.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme), choveu em 128 dos 138 municípios do Ceará que repassaram as ocorrências entre a manhã de domingo até as 10h20min desta segunda-feira. O maior volume observado foi no posto de monitoramento em Fortaleza, no bairro Água Fria, com 88.4 mm.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), responsável pelo monitoramento do tráfego em Fortaleza, informou colocou os agentes nas ruas com o objetivo de minimizar os impactos no tráfego. De acordo com os protocolos de emergência decidiu bloquear o túnel da avenida Alberto Sá nos dois sentidos por causa de um alagamento.
Orientadores de tráfego também se deslocaram para a Rua Francisco Vilela, altura do número 25, no bairro Castelão, para prestar suporte no trânsito após a queda de uma árvore. Além disso, oito dos 1062 semáforos da cidade apresentam instabilidade provocada por furtos de cabeamento e falhas no fornecimento de energia.
Leia também | A história como bússola para orientar o futuro