A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) divulgou a lista final dos blocos de rua inscritos para o carnaval de rua, no Rio de Janeiro. 510 blocos aguardam, agora, a liberação das autoridades para realizar os 620 desfiles programados. O número de desfiles é maior porque alguns blocos pretendem realizar mais de um desfile.
Nem todos os blocos devem ser aprovados. A avaliação de quem estará apto a desfilar será feita pelo Corpo de Bombeiros e pelas polícias Civil e Militar. A previsão é que a lista final com os blocos autorizados a desfilar seja divulgada no fim de dezembro.
No carnaval de 2020, foram autorizados 441 blocos pelas ruas da cidade.
A Riotur informou que não vai autorizar desfiles de megablocos na Zona Sul da cidade. A medida valerá inclusive para o Aterro do Flamengo, como forma de preservar o projeto paisagístico de Burle Max. Mas eles estão na lista de desfiles de 2022, e devem ocupar as ruas do Centro da cidade, como em anos anteriores.
Entre os megablocos que pediram autorização estão o Bloco da Anitta, Bloco da Preta, o Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, e o Monobloco. Blocos tradicionais como o Cordão do Bola Preta, Bafo da Onça e Banda de Ipanema também fizeram o pedido.
Leia também | Presidente da COP26 diz que reunião é última chance para meta climática
Leia também | Média móvel de mortes por covid-19 é a menor desde abril de 2020