logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Consumo: Abate de bovinos no Brasil volta a crescer após dois anos de queda
Consumo Abate de bovinos no Brasil volta a crescer após dois anos de queda
15/03/2023
Meio Ambiente: Sarto anuncia instalação da rede de monitoramento da qualidade do ar de Fortaleza
Meio Ambiente Sarto anuncia instalação da rede de monitoramento da qualidade do ar de Fortaleza
15/03/2023
Exibir tudo

Canabidiol Venda nas farmácias de produtos à base de cannabis cresce 342,3% Pesquisa diz que prescrições aumentaram 487,8% em 2022

Canabidiol: Venda nas farmácias de produtos à base de cannabis cresce 342,3%

Dentre todas as especialidades médicas prescritoras de canabidiol, neurologistas são 33%; psiquiatras, 26%; geriatras, 8%; pediatras, 7%; clínicos gerais, 5% e ortopedistas, 3% | Foto: arquivo pessoal/Fábio Carvalho

Pesquisa do Portal Cannabis & Saúde mostra o crescimento de 342,3% nas vendas de produtos à base de cannabis nas farmácias do Brasil desde 2018. A partir da entrada do primeiro produto no mercado até o momento, a receita se expandiu significativamente: apenas de 2021 para 2022, o aumento foi de 156,1%, movimentando R$ 77.008.596,00.

As prescrições cresceram 487,8% no último ano. O número de médicos que prescrevem produtos à base de canabidiol para compra em farmácia passou de 6,3 mil em 2021 para 15,4 mil no ano passado, aumento de 146%.

Dentre todas as especialidades médicas prescritoras de canabidiol, neurologistas são 33%; psiquiatras, 26%; geriatras, 8%; pediatras, 7%; clínicos gerais, 5% e ortopedistas, 3%. “Essencialmente, essas especialidades representam mais de 80% da importância do volume prescritivo deste mercado”, diz o estudo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Medicina

Para o clínico geral com certificação internacional em Medicina Endocanabinoide pela WeCann Academy (2021), Tércio Sousa, os números indicam a veracidade da informação de que a cannabis é hoje imprescindível na medicina.

“É um caminho sem volta. Os médicos que só tratam com alopatia muitas vezes não têm sucesso no tratamento e aí começam a perder o paciente para quem está usando a cannabis. A maior parte dos pacientes que hoje procura tratamento com cannabis são pessoas que já estão na luta contra, por exemplo, dor, espasmos e tremor de Parkinson já há muito tempo e não veem resultado”, disse Tércio, médico parceiro da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi).

Segundo ele, o preço elevado dos produtos ainda é um entrave e a saída consiste na produção nacional de cannabis. “A gente vê hoje as associações, como a Apepi, crescendo e aumentando a produção das plantas e óleos, amparada por decisões judiciais. A Apepi tem capacidade de produção de cinco mil frascos por mês. A partir do momento em que liberarem o plantio nacional está tudo resolvido. Para isso, é preciso mudar a legislação”, ponderou.

Anvisa

Além da aquisição dos produtos de cannabis no mercado nacional, é possível a importação excepcional somente para uso pessoal, mediante cadastro e aprovação prévia junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de prescrição médica, informou a agência reguladora.

As autorizações concedidas para importação de produtos à base de cannabis aumentaram de 850, em 2015, para 153.671, em 2022. “Esclarecemos que pode haver mais de uma autorização emitida para o mesmo paciente ao longo de um ano, por exemplo”, afirmou a Anvisa.

A agência também esclareceu que, atualmente, existem 25 produtos de cannabis autorizados para venda em farmácias brasileiras e somente um medicamento registrado à base de cannabis, o Mevatyl.

Segundo a Anvisa, os produtos de cannabis constituem uma categoria criada no Brasil em 2019. “Eles não têm indicação pré-aprovada no Brasil, pois não contam com dados conclusivos de eficácia e segurança no nível que se exige para o registro de um medicamento. A indicação e a forma de uso, bem como a população alvo desses produtos, não são aprovadas previamente pela agência, ficando a sua definição sob a responsabilidade do médico assistente do paciente”, afirmou o órgão. 

“Assim, esses produtos podem ser utilizados pela população brasileira sem outras alternativas terapêuticas, conforme orientação e prescrição médica, enquanto os estudos clínicos confirmatórios de sua eficácia são concluídos para que eles possam ser, então, futuramente, registrados como medicamentos. Já o medicamento à base de cannabis possui indicações específicas comprovadas e validadas por meio de estudos clínicos, tal qual qualquer outro medicamento”, acrescentou a Anvisa.

De acordo com Tércio Sousa, a comprovação científica da eficácia e segurança dos produtos requer tempo e investimento. “As principais pesquisas feitas até o momento foram patrocinadas pela própria indústria farmacêutica. Agora é que as instituições de pesquisa, como o Fiocruz, e universidades estão entrando, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que conseguiu a liberação para plantio”,  finalizou.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | Após denúncias, Rui Costa pretende reformular toda a diretoria da Abin

Mudanças Após denúncias, Rui Costa pretende reformular toda a diretoria da Abin
Compartilhar

Artigos Relacionados

Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai

Ruínas de templo de 2.200 anos descobertas no norte do Sinai revelam estrutura única ligada ao culto religioso | Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

19/04/2026

Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai Estrutura dedicada ao deus Pelúsio pode reescrever história local


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai0
    Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai Estrutura dedicada ao deus Pelúsio pode reescrever história local
    19/04/2026
  • Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil0
    Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil Projeto aprovado na Câmara prevê mudança no padrão Mercosul e gera debate
    17/04/2026
  • Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros0
    Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros Especialistas alertam para impactos na saúde mental e reforçam importância da socialização
    17/04/2026
  • Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro0
    Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro Mensagens citadas por ministro do STF apontam proximidade entre ex-presidente do BRB e dono do Banco Master
    16/04/2026
  • EUA: Ramagem pode responder processo em liberdade nos EUA0
    EUA: ICE diz que Ramagem pode responder processo em liberdade Ex-deputado foi liberado nos EUA e poderá aguardar decisão sobre pedido de asilo fora da prisão
    16/04/2026
  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas