logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ecoturismo: Parques do Ibitipoca e do Itacolomi são concedidos por R$ 3,5 milhões
Ecoturismo Parques do Ibitipoca e do Itacolomi são concedidos por R$ 3,5 milhões
21/12/2022
Opinião: Precisamos falar sobre ansiedade
Opinião Precisamos falar sobre ansiedade
22/12/2022
Exibir tudo

Agronegócio Financiamento à agricultura familiar garante mais comida na mesa do brasileiro

Agronegócio: Financiamento à agricultura familiar garante mais comida na mesa do brasileiro

Um dado apresentado na COP27 revela que os agricultores familiares produzem cerca de 80% dos alimentos consumidos em regiões como a Ásia e África Subsaariana | Foto: reprodução

O novo ano chega com uma certeza: financiar a agricultura familiar garante mais comida na mesa do brasileiro e também permite que pequenos e médios produtores vislumbrem novos horizontes para seus negócios. “Depois de tentar durante muito tempo, em diversas instituições financeiras, obtive agora meu primeiro financiamento. Com ele ampliei minha plantação e iniciei a construção de um quiosque para receber visitantes e vender geleia de mirtilo. Desse modo, pude agregar valor à minha produção”, explicou Marlene Luiza Mendes

Aos 49 anos, Marlene contou que nunca havia obtido sucesso na busca por créditos, até saber que o Banco Agro disponibiliza financiamentos para pequenos e médios produtores. Ela disse que, “em pouquíssimo tempo e com juros bem menores do que os praticados no mercado”, conseguiu incrementar seu negócio. Agora, além de vender mudas, também vai investir no turismo rural, com a construção de um espaço para receber quem deseja conhecer a região e comprar seus outros produtos: fruta congelada e in natura e geleia. Ao lado do marido, Nelito Freire Lima, e do filho, Mateus Gabriel, Marlene sonha com a conclusão da obra e a chegada dos visitantes.

Najara e Marlene Luiza Mendes

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Em visita ao espaço, a diretora de relações institucionais do Banco Agro, Najara Ferro, falou da felicidade de ver que “a Marlene é um bom exemplo da importância de se ajudar pequenos e médios produtores rurais”. Najara lembrou ainda que, na recém-concluída 27ª Conferência da ONU para o Clima (COP 27), entidades que representam mais de 350 milhões de pequenos agricultores divulgaram uma carta aberta aos líderes mundiais. No texto, os pequenos produtores alertaram sobre a importância de financiamentos para que possam enfrentar as mudanças climáticas.

A diretora do Banco Agro destacou ainda outro importante dado também apresentado na COP 27: os agricultores familiares produzem cerca de 80% dos alimentos consumidos em regiões como a Ásia e África Subsaariana. “No Brasil e em diversos outros países temos um percentual que não está muito distante deste. Por isso, nós, do Banco Agro, acreditamos ser fundamental o apoio aos pequenos e médios produtores rurais.”, disse Najara Ferro.

Marlene Mendes contou que escolheu investir no mirtilo, por ser “uma das frutas com maior valor agregado, com muitos benefícios à saúde”. Ela revelou ainda que, em dois mil metros quadrados, conseguiu plantar dois mil pés e, em nove meses, colheu quase duas toneladas. A propriedade dela fica em Planaltina de Goiás, cerca de 80 quilômetros de Brasília. Lá, é possível conhecer as geleias, os pés com frutos e um viveiro certificado de mudas, além da simpatia de Marlene, que também sonha com a chegada de um novo tempo e dias melhores, com mais financiamentos para pequenos e médios produtores.

O banco digital Agro se tornou uma referência para os pequenos e médios produtores rurais. Com prazos curtos para aprovação de créditos e as melhores taxas do mercado, oferece pacote segmentado de serviços, acesso a linhas de financiamento e refinanciamento, seguros agrícola e safra, além de consórcios de veículos e máquinas, entre outras facilidades. O acesso pode ser através do endereço eletrônico www.bancoagropagamentos.com.br.

Leia também | Free Electrons abre inscrições para startups em todo o mundo

Negócios Free Electrons abre inscrições para startups em todo o mundo
Compartilhar

Artigos Relacionados

Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco

Áreas alagadas em Pernambuco após fortes chuvas que deixaram mortos e milhares de desabrigados. | Foto: Defesa Civil/PE

03/05/2026

Chuvas:Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco Estado decreta emergência após fortes chuvas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco0
    Chuvas:Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco Estado decreta emergência após fortes chuvas
    03/05/2026
  • Shakira faz show histórico para 2 milhões no Rio0
    Cultura:Shakira faz show histórico para 2 milhões no Rio Cantora emociona com hits, convidados e energia
    03/05/2026
  • Trump rejeita nova proposta do Irã sobre guerra0
    Conflito:Trump rejeita nova proposta do Irã sobre guerra Presidente dos EUA vê impasse e eleva tensão global
    03/05/2026
  • Bolsonaro evolui bem após cirurgia e pode ter alta0
    Saúde:Bolsonaro evolui bem após cirurgia e pode ter alta Ex-presidente está internado em hospital de Brasília
    02/05/2026
  • Irã propõe acordo sobre Ormuz, mas Trump rejeita0
    Diplomacia:Irã propõe acordo sobre Ormuz, mas Trump rejeita Plano previa fim de bloqueios e adiamento do debate nuclear
    02/05/2026
  • Tempestades em PE deixam mortos e desalojados0
    Clima: Tempestades em PE deixam mortos e desalojados Chuvas intensas provocam destruição e mobilizam autoridades
    02/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas