logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: Argentina julga hoje extradição de foragidos do 8 de janeiro a pedido de Alexandre de Moraes
Justiça: Argentina julga hoje extradição de foragidos do 8 de janeiro a pedido de Alexandre de Moraes
03/12/2025
Saúde: Unimed Fortaleza amplia atendimento e Laboratório Oliveira Paiva passa a funcionar aos domingos
Saúde: Unimed Fortaleza amplia atendimento e Laboratório Oliveira Paiva passa a funcionar aos domingos
03/12/2025
Exibir tudo

Previdência: STF julgará regras que podem mudar cálculos de aposentadorias por invalidez e especial; decisões impactam milhões de segurados Três processos ligados à Reforma da Previdência entram em pauta e podem redefinir valores e critérios do INSS

Previdência: STF julgará regras que podem mudar cálculos de aposentadorias por invalidez e especial; decisões impactam milhões de segurados

Os processos discutem pontos contestados por entidades de classe e que influenciam diretamente trabalhadores adoecidos, incapacitados ou expostos a agentes nocivos | Foto: reprodução

03 de dezembro de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, nesta quarta-feira (3), o julgamento de três temas decisivos que podem alterar profundamente as regras de cálculo das aposentadorias por invalidez, aposentadorias especiais e isenções contributivas para aposentados com doenças graves. As decisões afetam tanto segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto dos regimes próprios de servidores públicos — segmentos impactados diretamente pela Reforma da Previdência de 2019 (EC 103/19).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Julgamentos envolvem pilares da proteção previdenciária

Leandro Madureira, advogado | Foto: divulgação

Os processos discutem pontos contestados por entidades de classe e que influenciam diretamente trabalhadores adoecidos, incapacitados ou expostos a agentes nocivos. Para o advogado Leandro Madureira, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, as ações têm impacto nacional.

“São temas fundamentais para toda a sociedade. Os resultados definirão o nível de proteção previdenciária de milhões de pessoas em situação de doença grave, incapacidade ou exposição permanente a riscos”, afirma.

STF analisará cálculo da aposentadoria por invalidez

Um dos julgamentos mais aguardados trata da aposentadoria por incapacidade permanente. A Corte decidirá se segurados acometidos por doenças graves devem receber o benefício integral, como ocorria antes de 2019, ou manter o cálculo reduzido implementado pela reforma — que paga 60% da média das contribuições, com adicionais conforme o tempo de contribuição.

Segundo Madureira, o tema é sensível e de forte impacto social:
“A reforma excluiu a aposentadoria integral para casos de doença grave e criou uma insegurança jurídica no momento em que o segurado mais precisa de proteção.”

O processo volta ao plenário após pedido de vista do ministro Flávio Dino, que interrompeu o julgamento iniciado com voto do ministro Luís Roberto Barroso, favorável à manutenção do modelo reduzido.

Aposentadoria especial: STF avaliará idade mínima e fim da conversão

Outro tema em pauta é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.309, que discute mudanças na aposentadoria especial, concedida a trabalhadores expostos a agentes nocivos. A ação questiona três alterações da reforma:

– criação de idade mínima elevada
– fim da conversão do tempo especial em comum
– redução no cálculo do benefício

Barroso votou pela constitucionalidade das mudanças. Já Edson Fachin e Rosa Weber divergiram por entender que as novas regras enfraquecem a proteção aos trabalhadores expostos. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Para Madureira, a reforma descaracterizou a essência da aposentadoria especial.
“Quando se impõe idade mínima de mais de 60 anos, perde-se a lógica preventiva. A exposição causa danos à saúde independentemente da idade.”

ADI sobre isenção de contribuição para doentes graves também será julgada

A terceira discussão relevante é a ADI 6.336, relatada pelo ministro Edson Fachin, proposta pela Anamatra. A entidade contesta a revogação da regra que garantia isenção ampliada de contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas com doenças incapacitantes.

Desde a reforma, esses beneficiários passaram a contribuir sobre valores acima de um único teto do RGPS — e não mais sobre o dobro do teto.

De acordo com Madureira, a mudança aprofundou a vulnerabilidade desse grupo.
“A reforma aumentou a despesa justamente para quem já vive em situação de adoecimento e fragilidade financeira.”

As decisões do STF poderão redefinir, nos próximos meses, a estrutura da proteção previdenciária no Brasil.

Leia também | Ibovespa rompe marca histórica de 161 mil pontos: entenda o que impulsiona a Bolsa e as expectativas para 2026

Finanças: Ibovespa rompe marca histórica de 161 mil pontos: entenda o que impulsiona a Bolsa e as expectativas para 2026

Tags: STF, INSS, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, Reforma da Previdência, EC 103/19, julgamento STF, previdência social, doenças graves, incapacidade permanente, isenção de contribuição, ADI 6309, ADI 6336, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes, trabalhadores expostos a agentes nocivos, segurados do INSS, RGPS, servidores públicos, direitos previdenciários, proteção social, cálculo de aposentadoria, benefícios previdenciários

Compartilhar

Artigos Relacionados

Negócios: Empresários cearenses buscam parcerias na China

Empresários cearenses participam de missão empresarial em Guangzhou, na China, com foco na identificação de oportunidades comerciais, novas tecnologias e parcerias internacionais. A iniciativa busca transformar contatos com fabricantes e fornecedores chineses em investimentos e novos negócios no Brasil, especialmente no Ceará | Foto: divulgação

01/11/2026

Negócios: Empresários cearenses buscam parcerias na China Missão empresarial em Guangzhou busca identificar novas oportunidades de investimentos, tecnologias e parcerias comerciais para impulsionar negócios no Brasil, especialmente no Ceará


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

Últimas Notícias

  • Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G200
    Diplomacia: Lula retoma viagens à COP, Mercosul e G20 Após a reeleição, presidente brasileiro confirma participação em encontros internacionais na Turquia, Filipinas, Uruguai e Estados Unidos; agenda inclui negociações comerciais, mudanças climáticas e possibilidade de novos contatos com líderes mundiais
    01/11/2026
  • Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA0
    Política: Trump diz que Flávio pode ficar nos EUA Presidente americano afirma que senador brasileiro pode permanecer no país pelo tempo que desejar, mas descarta encontro com o parlamentar; secretário de Estado nega participação direta do governo na saída de Flávio do Brasil
    01/11/2026
  • Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos0
    Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos Estudo com pacientes que apresentam uma alteração genética específica associada ao câncer de pulmão avançado mostra que 55% permaneceram vivos e sem progressão da doença após sete anos de tratamento com lorlatinibe
    01/11/2026
  • Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio0
    Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio Possível vitória da oposição a Donald Trump nas eleições legislativas dos Estados Unidos poderá ampliar a pressão sobre o governo americano e abrir investigações sobre a entrada do senador brasileiro no país, mas especialistas consideram improvável uma deportação
    31/10/2026
  • Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio0
    Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio Advogados solicitam à Justiça Federal a interrupção do subsídio parlamentar, da verba de gabinete, do auxílio-moradia e da cota parlamentar do senador, que deixou o Brasil após decisão do STF
    31/10/2026
  • Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3)0
    Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3) Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, inclui proposta na pauta do plenário de 3 de novembro; divergências sobre a redução da maioridade penal ainda desafiam acordo entre governo e oposição
    31/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas