O camarão tem lugar certo na mesa dos brasileiros e os números da produção apresentam crescimento significativo. Somente no primeiro semestre de 2021, o Ceará produziu 4.732 toneladas, com 61% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).
O fruto do mar é rico em proteínas que trazem benefícios à saúde, como fonte de ômega-3, minerais e vitamina B12, que estão ligados diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema imunológico, cerebral, contribuindo para a saúde mental e evitando doenças como o Alzheimer.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Além disso, a variedade de pratos e o valor no mercado permitem que o camarão esteja em alta com o consumidor.
As receitas vão de entradas e petiscos, como saladas e o tradicional alho e óleo, a prato principal, como risoto, strogonoff e moqueca.
Segundo o diretor de insumos da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Sérgio Almeida, a expectativa é que 2022 seja um ano ainda mais produtivo para a categoria. “Em 2021 conseguimos alcançar bons números, consolidar o nosso espaço de vendas e atender os mercados, restaurantes, bares, supermercados e demais indústrias. Esperamos continuar mostrando a qualidade do camarão do nosso Estado, impulsionar a criação dos produtores rurais e continuar levando esse alimento rico para a mesa de tantas famílias”, finaliza.
Leia também | Exportações do Ceará crescem 32% e chegam a US$ 2,7 bilhões em 2021, aponta FCPCB