Com mais de 160 empresas investidoras, mais de 3.000 projetos cadastrados em todo o Brasil, mais de 570 projetos com recursos já captados, totalizando mais de R$ 2 bilhões ainda disponíveis para captação e tendo beneficiado mais de 2 milhões de vidas indiretamente, a Incentiv lança nova plataforma que promete facilitar a conexão entre investidores e proponentes, ampliando ainda mais as possibilidades de solução de problemas socioambientais. Desde abril deste ano, foi firmada uma parceria entre a PwC Brasil e a Incentiv com o objetivo de ampliar o número de organizações que podem direcionar parte de seus impostos para investirem em programas de impacto social, através de uma estratégia de “Tax ESG’, que significa o uso de tributos para fortalecimento da Agenda ESG.
Com a missão de transformar impostos em impacto social, através da atuação em rede, a Incentiv tem o propósito de resolver uma das principais dores dos projetos sociais que é a captação de recursos, conectando esses proponentes com as empresas investidoras que tem interesse em investir em projetos dentro de suas diretrizes ESG. A empresa já teve seu trabalho reconhecido em mais de 16 prêmios no país, como Google for Startups e também o Latam Edge, que é um premiação internacional destinada a startups e pré-scaleups da América Latina que querem expandir para o Reino Unido e a Comunidade Europeia. “Somos uma empresa que acredita que negócios devem gerar valor e beneficiar todos os seus públicos de interesse e reforçando o senso de comunidade – o chamado capitalismo de stakeholders.”, reforça Douglas Lopes Nicolau, CEO da Incentiv.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As leis de incentivo no Brasil começaram a surgir a partir da década de 1990, com a Lei Rouanet, que estabelece incentivos fiscais para projetos culturais. Entretanto, ainda hoje, estudos mostram que apenas 10% das empresas fazem uso das leis de incentivo, enquanto menos de 40% dos projetos conseguem ter acesso a patrocínio, o que representa um grande potencial subutilizado. A Incentiv atua com leis de incentivo em todos os âmbitos (federal, estadual, municipal), que funcionam como fonte de fomento para solução de causas sociais urgentes e desafiadoras como: Amazônia, Combate à fome, Saúde, Esporte, Economia Criativa, Educação, Tecnologia, Favelas, Equidade de Gênero, Inclusão Produtiva, Meio Ambiente, dentre outras.
“Quando uma empresa cumpre uma agenda de transparência fiscal e, nesta dimensão, também atende a uma agenda social destinando o seu encargo tributário para projetos de impacto social, ela está justamente cumprindo com a proposta da agenda ESG. Ao se tornar um agente comprometido com o ambiente social, com a governança e a transparência, a empresa passa, também, pelo reconhecimento dos seus stakeholders como uma organização que atende às expectativas da iniciativa privada de forma geral”, comenta Durval Portela, sócio e líder de consultoria tributária da PwC Brasil.
Leia também | Óticas Boris: Há 50 anos sendo a maior especialista em óculos de grau do mercado cearense
Visando diminuir burocracias e aumentar a celeridade, a Incentiv tem investido continuamente na otimização de processos e em tecnologia focada em resultados. Com essa finalidade acaba de lançar uma nova plataforma de conexão entre empresas e projetos. Um dos diferenciais da ferramenta é um cálculo de afinidade estratégica, com uso de filtros e categorias relacionadas ao local, causa e tipo de lei de cada projeto, além de ser um espaço mais dinâmico e intuitivo. “Esperamos ampliar nossas conexões e aumentar o volume de captação de recursos incentivados e ainda mais impacto social”, informa Diego Bartolo, Diretor de Marketing e Vendas. Para saber mais sobre a nova plataforma, é só assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=i-7snQsvKHc ou acessar www.incentiv.me.
Apesar de ser uma tendência irrevogável do mundo dos negócios atualmente, muitas empresas ainda não sabem como colocar o conceito ESG em prática, através de ações concretas. Para Eloren Andreani, Diretora de Sucesso do Cliente, “a Incentiv se apresenta como uma possibilidade de ampliação dessa agenda, aumentando o desempenho social corporativo, já que dispõe de uma base com projetos socioambientais incentivados nos quais as empresas podem escolher investir, contribuindo assim para solução de problemas sociais em diversas áreas”. Todo o processo é feito de forma transparente, cumprindo com todos os requisitos legais, o que reforça o compromisso ético em contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.
Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 152 países, atuando no Brasil há mais de 100 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site.
Leia também | DREX: o Brasil na vanguarda do mercado financeiro com a transformação digital