Bancos de todo o país já oferecem a nova função Pix Automático para clientes pessoa física | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
16 de junho de 2025 — Entrou em vigor nesta segunda-feira, 16 de junho, o Pix Automático, novo serviço do Banco Central que permite o pagamento automático e recorrente de contas e serviços, sem necessidade de cartão de crédito ou autorização por transação. A nova funcionalidade foi liberada por todas as instituições financeiras e promete substituir o tradicional débito automático com mais praticidade e inclusão.
Segundo o BC, o Pix Automático poderá beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não têm acesso a cartão de crédito, além de eliminar burocracias na contratação de serviços e assinaturas. Para a Febraban, a medida também deve impulsionar pequenos negócios, ampliando o acesso a soluções digitais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Pix Automático permite que empresas e prestadores de serviço enviem um pedido de autorização ao cliente, que, ao aceitar, define a periodicidade, valor e limite por transação. Após isso, os pagamentos passam a ser realizados de forma automática nas datas programadas.
A nova funcionalidade cobre uma ampla gama de serviços com cobrança recorrente, incluindo:
O Banco do Brasil foi o primeiro a liberar o Pix Automático para pessoas físicas. Instituições como Itaú, Bradesco e Santander também já disponibilizaram a função, agora com abrangência total e possibilidade de agendamento semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme contrato.
A tentativa de débito é feita até quatro vezes (uma na data de vencimento e três em dias subsequentes), mas só é realizada de forma integral. Se houver atraso, juros e multa serão adicionados à próxima cobrança.
Se o cliente identificar cobrança indevida, poderá contestar a transação diretamente com a empresa ou utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), como no Pix tradicional.
Para usar o Pix Automático, as empresas precisam cumprir requisitos como:
A verificação é de responsabilidade das instituições financeiras, com foco na segurança e prevenção a fraudes.
Leia também | Inflação é revisada para baixo e PIB sobe, aponta novo Relatório Focus do Banco Central