logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Folia: Carnaval de rua do Rio registra recorde de blocos inscritos para 2026
Folia: Carnaval de rua do Rio registra recorde de blocos inscritos para 2026
11/01/2026
Mundo: Acordo UE–Mercosul deve baratear produtos europeus e impactar preços no varejo brasileiro
Mundo: Acordo UE–Mercosul deve baratear produtos europeus e impactar preços no varejo brasileiro
11/01/2026
Exibir tudo

Turismo: Prêmio Embratur Visit Brasil cria categoria para reconhecer liderança feminina na promoção internacional do país Nova premiação valoriza mulheres que atuam no turismo e reforça compromisso com equidade de gênero e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior

Turismo: Prêmio Embratur Visit Brasil cria categoria para reconhecer liderança feminina na promoção internacional do país

Podem concorrer mulheres que atuam diretamente na promoção do Brasil no exterior, em diferentes segmentos do setor turístico | Foto: Embratur - Sebrae/divulgação

11 de janeiro de 2026 — A Embratur anunciou a criação da categoria Liderança Feminina no Prêmio Embratur Visit Brasil, iniciativa que passa a reconhecer mulheres que se destacam na promoção internacional do turismo brasileiro. A novidade integra a agenda institucional da Agência e busca dar visibilidade a trajetórias profissionais que contribuem de forma estratégica para o posicionamento do Brasil como destino competitivo, diverso e sustentável no cenário global.

A categoria reforça o compromisso da Embratur com a equidade de gênero e reconhece a atuação feminina na formulação e execução de ações alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, considerado o principal instrumento de promoção do país no exterior.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Reconhecimento ao protagonismo feminino no turismo

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a criação da categoria representa um avanço institucional ao valorizar mulheres que ocupam posições de liderança e protagonismo na promoção turística internacional. “A presença feminina em cargos de decisão e em projetos estratégicos tem qualificado as ações de marketing, ampliado parcerias e gerado resultados mais consistentes para o país”, afirmou.

A categoria Liderança Feminina irá avaliar iniciativas desenvolvidas entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, considerando ações que ampliaram a visibilidade do Brasil no exterior, estimularam a chegada de turistas internacionais e fortaleceram a imagem do país em mercados prioritários.

Equidade de gênero e impacto estratégico

Para a gerente de Gestão de Gabinete da Embratur, Saskia Lima de Castro, a inclusão da nova categoria reafirma o compromisso com a valorização de trajetórias femininas que historicamente tiveram menor visibilidade. “Reconhecer essas lideranças é inspirar novas profissionais e fortalecer um setor de turismo mais diverso, representativo e preparado para os desafios internacionais”, destacou.

Já a gerente de Integração de Projetos, Adriana de Lucena, ressaltou que a premiação é um convite ao mercado para reconhecer mulheres que lideram com propósito e visão estratégica. “A categoria valoriza quem transforma o potencial turístico brasileiro em resultados concretos para toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Inscrições abertas até 25 de janeiro

Podem concorrer mulheres que atuam diretamente na promoção do Brasil no exterior, em diferentes segmentos do setor turístico. Também são elegíveis empreendedoras, executivas e dirigentes de projetos que contribuam para a promoção internacional do turismo brasileiro e para o fortalecimento da equidade de gênero no setor. É obrigatório possuir inscrição ativa no Cadastur.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de janeiro de 2026, por meio do site oficial do Prêmio Embratur Visit Brasil.

Premiação acontece durante o Visit Brasil Summit

A cerimônia de premiação está prevista para 30 de março de 2026, em Brasília, durante o Visit Brasil Summit 2026. Além do reconhecimento institucional, as iniciativas premiadas terão espaço para apresentação ao público especializado, ampliando sua visibilidade no setor.

O Prêmio Embratur Visit Brasil é realizado em parceria com a revista Exame e reforça a aproximação entre a estratégia de promoção turística internacional e a valorização de projetos que geram impacto positivo para a imagem do Brasil no exterior.

Leia também | Ceará de Valores realiza primeiro encontro presencial de 2026 e mobiliza cerca de mil jovens em quatro regiões

Formação: Ceará de Valores realiza primeiro encontro presencial de 2026 e mobiliza cerca de mil jovens em quatro regiões

Tags: Embratur, Prêmio Embratur Visit Brasil, liderança feminina, turismo brasileiro, promoção internacional do turismo, equidade de gênero, mulheres no turismo, marketing turístico, Plano Brasis, turismo sustentável, Visit Brasil Summit, Cadastur, turismo no Brasil, setor turístico, protagonismo feminino, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Flamengo e Corinthians se enfrentam no Maracanã

O duelo acontece às 17h30, no Maracanã, pela 27ª rodada. | Foto: Adriano Fontes/Flamengo

13/09/2026

Brasileirão: Flamengo e Corinthians se enfrentam no Maracanã Líder do campeonato, Rubro-Negro busca manter boa fase diante do Timão, que acumula quatro derrotas consecutivas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro0
    Justiça: Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro Presidente do STF rejeitou análise conjunta dos casos e manteve para terça-feira sessão sobre mensagens enviadas a Moraes
    12/09/2026
  • Defesa de Flávio tentou levar caso Dark Horse a Mendonça0
    Política: Defesa de Flávio tentou levar caso Dark Horse a Mendonça Advogados fizeram quatro pedidos para transferir de Dino para Mendonça investigação sobre emendas ligadas ao filme
    12/09/2026
  • Gilmar pede acesso integral a celular de Vorcaro0
    STF: Gilmar pede acesso integral a celular de Vorcaro Decano do Supremo reforçou a Fachin que ministros devem ter acesso aos dados antes de julgamento sobre Moraes
    12/09/2026
  • Mendonça libera sigilo de documentos do caso Master0
    Justiça: Mendonça libera sigilo de documentos do caso Master Ministro do STF atendeu a pedido da PGR e tornou públicos novos processos relacionados à investigação do Banco Master
    12/09/2026
  • Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna0
    Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna “Sertão” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira e marca a segunda composição do artista cearense gravada pelo cantor paraibano
    11/09/2026
  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas