

04 de outubro de 2025 – Cerca de 120 mil pessoas participaram do último dia da novena em honra a São Francisco das Chagas, padroeiro de Canindé, celebrado em 3 de outubro. A tradicional romaria reuniu devotos de diferentes regiões do estado e do país, que chegaram a pé, de bicicleta, motocicleta e até em caravanas de ônibus.
O governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, confirmaram presença nas festividades, que todos os anos movimentam a fé de milhares de romeiros.
Camilo, enquanto governador do Ceará, deu início à urbanização das áreas turísticas do município e destacou os investimentos feitos nos últimos anos para melhorar a estrutura para os romeiros: “Iniciamos a etapa da reestruturação, da urbanização do entorno da estátua de São Francisco das Chagas, que o governador veio inaugurar recentemente a primeira etapa. Eu acho que é um dos municípios que recebe milhões de pessoas, e é importante ter uma infraestrutura boa para atender com carinho, com respeito a todos os romeiros e turistas que vêm aqui ao município”.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância de Canindé para o turismo religioso no Ceará e prometeu novos investimentos para o município: “Estamos fazendo parcerias. Acabamos de inaugurar um processo de estruturação no torno da Estátua de São Francisco, iniciado pelo governador Camilo. Nós entregamos semanas atrás. Estamos conversando com o prefeito para fazer ainda mais obra de infraestrutura em Canindé para fortalecer o turismo que temos aqui em Canindé, mas também melhorando a qualidade de vida do povo canindeense, o que é muito importante”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Festa de São Francisco das Chagas é reconhecida como a maior romaria franciscana das Américas, atraindo mais de um milhão de fiéis ao longo dos dez dias de celebração. Neste ano, a Praça do Romeiro, com capacidade para 110 mil pessoas, ficou totalmente lotada, incluindo corredores e áreas externas.
Entre os momentos mais marcantes, destacou-se a chegada de mais de mil romeiros vindos de Codó, no Maranhão, que viajaram em ônibus especialmente organizados para o evento. O gesto reforçou a grandiosidade da celebração e o alcance da devoção ao padroeiro dos pobres e dos animais.
Neste sábado (4), a festa se encerra oficialmente com a tradicional procissão que percorre as principais ruas de Canindé, levando a relíquia de São Francisco de Assis e reunindo multidões em agradecimento.
No domingo (5), acontece o tradicional arriamento da bandeira na Praça da Basílica. Após a cerimônia, a bandeira segue em cortejo pelas ruas entre os comerciantes, que expressam gratidão pelas vendas realizadas durante os festejos e pedem bênçãos para o próximo ano. Ainda no domingo, ao meio-dia, será realizada a tradicional bênção dos chapéus no patamar da Basílica.
A próxima edição da Festa de São Francisco das Chagas em Canindé será realizada entre 24 de setembro e 4 de outubro de 2026. Segundo a organização, o calendário religioso não sofrerá alterações, mesmo com o período eleitoral previsto para o próximo ano.
Leia também | Brazil Travel Market 2025 abre inscrições gratuitas e espera 5 mil profissionais em Fortaleza
Tags: São Francisco das Chagas, Canindé, romaria franciscana, festa religiosa, romeiros, fé católica, procissão, novena, devoção, Ceará