logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: BNB registra alta de 43% no lucro
Economia: BNB registra alta de 43% no lucro
13/05/2026
Inclusão: Fortaleza Down transforma vidas através da arte
Inclusão: Fortaleza Down transforma vidas através da arte
14/05/2026
Exibir tudo

Cultura: ‘As Amazônias’ chega à Caixa Cultural Fortaleza Espetáculo reúne Aíla, Djuena Tikuna e Patrícia Bastos em experiência audiovisual com música, imagem e diferentes territórios amazônicos

Cultura: As Amazônias chega à Caixa Cultural Fortaleza

Espetáculo “As Amazônias” reúne Aíla, Djuena Tikuna e Patrícia Bastos na CAIXA Cultural Fortaleza, em curta temporada com música, imagem e diversidade cultural | Foto: Andressa Guerra

13 de maio de 2026 – A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 14 a 17 de maio de 2026, o espetáculo “As Amazônias”, em curta temporada na capital cearense. As apresentações acontecem de quinta-feira a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h, com entrada gratuita.

O projeto reúne três importantes vozes femininas da região Norte: Aíla, do Pará; Djuena Tikuna, do Amazonas; e Patrícia Bastos, do Amapá. No palco, o encontro combina música ao vivo, projeções visuais e tecnologia para criar uma experiência audiovisual marcada pela diversidade cultural brasileira.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Música, imagem e territórios amazônicos

“As Amazônias” propõe uma imersão nas múltiplas identidades que coexistem na região amazônica. A montagem articula trajetórias ligadas às tradições indígenas, às matrizes afro-amazônicas e à música contemporânea produzida no Norte do país.

Cada artista leva ao palco a força de seu território. Patrícia Bastos apresenta sonoridades do Amapá, com referências ao marabaixo e ao batuque do Curiaú. Djuena Tikuna traz cantos em sua língua originária. Já Aíla conecta essas expressões à cena musical contemporânea de Belém, marcada por fusões, experimentações e novas linguagens sonoras.

Encontro entre idiomas e culturas

O repertório do espetáculo também propõe diálogos entre idiomas, memórias e formas de expressão. Entre os momentos da apresentação, está a interpretação, em português, de uma composição originalmente cantada em língua Tikuna.

A proposta evidencia a Amazônia contemporânea como espaço de criação, resistência e encontro entre diferentes povos, territórios e experiências artísticas.

Trajetórias das artistas

As três artistas desenvolvem carreiras que dialogam diretamente com suas origens e ampliam as fronteiras da música brasileira.

Patrícia Bastos, reconhecida nacional e internacionalmente e vencedora do Grammy Latino, destaca-se por traduzir em música as sonoridades, histórias e narrativas do Amapá.

Aíla é considerada uma das principais representantes da música contemporânea amazônica, transitando entre o pop, a tradição regional e a experimentação sonora.

Djuena Tikuna, primeira jornalista indígena formada no Amazonas, também é pioneira ao realizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas. Suas composições são cantadas integralmente na língua Tikuna, reafirmando o canto como expressão de memória, identidade e resistência dos povos originários.

Diversidade cultural brasileira

Com patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil, “As Amazônias” integra uma programação voltada à valorização da diversidade cultural brasileira. A relação entre as artistas ultrapassa o palco e se fortalece a partir de experiências compartilhadas na região Norte.

Em Fortaleza, o espetáculo oferece ao público uma oportunidade de conhecer diferentes sonoridades, narrativas e imagens da Amazônia, em uma apresentação sensível, plural e marcada pela potência feminina.

Serviço

Show: “As Amazônias”, com Aíla, Djuena Tikuna e Patrícia Bastos
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 14 a 17 de maio de 2026
Horários: quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h
Ingressos: gratuitos
Retirada de ingressos: bilheteria presencial a partir do dia 12 de maio, às 10h; bilheteria virtual a partir das 15h30
Classificação indicativa: Livre
Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

Leia também | Fábio Vilar assina contrato com Fortaleza

Futebol: Fábio Vilar assina contrato com Fortaleza

Tags: Portal Terra Da Luz, As Amazônias, CAIXA Cultural Fortaleza, Caixa Cultural, Fortaleza, Praia de Iracema, Aíla, Djuena Tikuna, Patrícia Bastos, música amazônica, Amazônia, cultura brasileira, diversidade cultural, música brasileira, espetáculo audiovisual, música ao vivo, projeções visuais, região Norte, Pará, Amazonas, Amapá, povos originários, língua Tikuna, marabaixo, batuque do Curiaú, cultura indígena, cultura afro-amazônica, Grammy Latino, teatro, show gratuito, programação cultural, arte, cultura, Governo do Brasil, CAIXA, jornalismo cultural, jornalismo digital

Compartilhar

Artigos Relacionados

Brasil encerra preparação para enfrentar o Japão

Jogadores da Seleção Brasileira finalizam preparação para o duelo contra o Japão, primeiro confronto eliminatório da Copa do Mundo. | Foto: Rafael Ribeiro / CBF

28/06/2026

Copa: Brasil encerra preparação para enfrentar o Japão Seleção de Carlo Ancelotti disputa nesta segunda-feira o primeiro mata-mata da Copa do Mundo, em Houston, nos Estados Unidos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto0
    Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto País entra no terceiro dia de buscas com 920 mortes confirmadas, milhares de feridos e expectativa pela chegada de ajuda internacional
    27/06/2026
  • FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza0
    Educação: FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza Faculdade celebra a graduação de 10 bacharéis e consolida trajetória que culminou com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
    26/06/2026
  • Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores0
    Saúde: Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores Psicopedagoga alerta que adultos também precisam preservar a saúde cognitiva para enfrentar os desafios de cuidar dos pais durante o envelhecimento
    26/06/2026
  • Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza0
    Saúde: Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza Encontros reúnem especialistas em saúde mental e educação para discutir estratégias de compreensão e manejo dos comportamentos desafiadores na infância
    26/06/2026
  • Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil0
    Mundo: Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil Plataforma criada pela sociedade civil reúne informações sobre vítimas, enquanto número oficial de mortos chega a 235 e feridos supera 1,5 mil
    26/06/2026
  • Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará0
    Cultura: Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará Iniciativa do Instituto Dragão do Mar promoveu formação, espetáculos, exposição, acessibilidade e fortaleceu o acesso às artes em diferentes espaços culturais do estado
    26/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas