

Mutirão de saúde mobiliza hospitais universitários em todo o país | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
14 de setembro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado de um mutirão de atendimentos hospitalares no Hospital Universitário de Brasília (HUB), iniciativa que integra o programa Agora Tem Especialistas, voltado à redução da fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, Lula lembrou do papel crucial do SUS na pandemia de covid-19 e destacou que a saúde pública não deve ser tratada como questão ideológica.
“Em se tratando de saúde, você não tem esse negócio de direita e esquerda, tem é pessoas comprometidas com a saúde do povo brasileiro”, disse o presidente, em discurso direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos e pacientes.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O mutirão, chamado Dia E, mobilizou 45 hospitais em 25 estados geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo dados do governo, em um único dia foram realizadas cerca de 2 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas médicas e 22,7 mil exames previamente agendados.
Para viabilizar a ação, mais de 3,2 mil profissionais de saúde participaram, entre médicos, enfermeiros, técnicos e cerca de 700 estudantes de medicina e enfermagem.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou que a meta é aumentar em 40% o número de cirurgias em hospitais universitários, reforçando que o impacto vai além dos números: “Na vida das pessoas, significa a chance de viver com dignidade e ter seu diagnóstico no momento certo.”
O vice-presidente Geraldo Alckmin, médico anestesista, também participou do evento e ressaltou o SUS como “um verdadeiro patrimônio dos brasileiros”.
Essa foi a segunda edição do Dia E em 2025. Em julho, foram realizados 12.464 procedimentos em todo o país. Desde o início do ano, já foram promovidos 417 mutirões de saúde, e uma nova edição está prevista para dezembro.
Leia também | Inauguração do Complexo Turístico da Estátua de São Francisco marca novos investimentos em Canindé
Tags: Lula, SUS, saúde pública, mutirão de saúde, Dia E, Hospital Universitário de Brasília, Ebserh, Geraldo Alckmin, Alexandre Padilha, cirurgias eletivas, consultas médicas, exames médicos, fila do SUS, Agora Tem Especialistas, saúde no Brasil