Theo busca patrocínio para disputar o Campeonato Pan-Americano. | Foto: Fabiano Aguiar/Divulgação
Com somente 10 anos, Theo Cadena já coleciona algumas medalhas de ouro de competições nacionais e internacionais de Taekwondo. O jovem atleta mora em Fortaleza/CE e é o faixa preta mais novo do Ceará, acabando de vencer o Pan Series III, em São Paulo, na categoria infantil, nas modalidades de poomsae e luta. O torneio contou com a participação de atletas brasileiros e do exterior, que demonstraram o alto nível do esporte no mundo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Agora, Theo está em busca de patrocínio, já que conquistou uma vaga para o Panamericano de Taekwondo, na Colômbia, previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de Outubro. Como a Confederação Brasileira de Taekwondo não cobre os custos para atletas na categoria infantil (o que ocorre a partir da categoria cadete), o garoto precisa de apoio financeiro para arcar com as despesas dos equipamentos, treinos, passagens aéreas, inscrição no torneio, hotel e alimentação durante os dias da competição.
O amor pelo Taekwondo começou quando o garoto tinha 3 anos. Desde então, ele não parou mais. Theo passou por todas as faixas do esporte – branca, cinza, amarela, laranja, roxa, azul, marrom, vermelha e vermelha ponta preta – época em que treinou com vários ‘mestres’ no Brasil e em Portugal.
Em agosto de 2019, morando em Portugal, ele fazia aulas com adultos, período em que ganhou uma grande experiência, e, ao voltar ao Brasil, em agosto de 2020, já era faixa vermelha, penúltima graduação antes da faixa preta.
Em Fortaleza, o mestre Alexandre Nogueira percebeu que Theo já poderia tentar fazer o exame para faixa preta. Após uma extensa maratona de treinos (seis aulas por semana), em dezembro do referido ano, o menino fez as provas e conseguiu a graduação mais alta do taekwondo.
Os pais do menino e o ‘mestre’ se desdobram para tentar arcar com as despesas dos torneios. Segundo a mãe de Theo, Evelyn Cris Mendes Pechir, os familiares e amigos organizam rifas e vaquinhas online para que o garoto consiga participar das competições. “A expectativa é que ele e o mestre Alexandre Nogueira consigam embarcar para a Colômbia em outubro, quando acontece o Pan-americano da modalidade. Estamos torcendo para que dê certo”, comenta Evelyn Cris.
Leia também | O que jovens empreendedores têm a ensinar ao mercado