

Lula afirmou que Edson Fachin tem responsabilidade de evitar que a crise no STF afete o processo eleitoral de 2026 | Foto: Sergio Lima/AFP
16 de setembro de 2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (16), que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, tem a responsabilidade de evitar que a crise interna na Corte atrapalhe o processo eleitoral de 2026.
As declarações foram dadas um dia após a sessão do STF que analisava se deveria ou não ser aberta investigação contra o ministro Alexandre de Moraes. O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Flávio Dino, antes de o plenário entrar no mérito do caso.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Lula defendeu que denúncias envolvendo integrantes do Judiciário sejam investigadas, com garantia de direito de defesa e presunção de inocência.
Segundo o presidente, a sociedade brasileira não pode acompanhar acusações diárias sem que haja conclusão das apurações.
“A Suprema Corte não pode ter a sua vida manchada. Ela é a instância máxima de poder nesse país. Quando ela toma uma decisão, ninguém pode mudar a decisão da Suprema Corte”, afirmou Lula.
O presidente também disse que eventuais irregularidades precisam ser apuradas.
“É importante que se apure, que dê direito de defesa às pessoas. A presunção de inocência tem que ser garantida a todo mundo, mas é preciso apurar”, declarou.
Durante entrevista ao podcast Desce a Letra Show, Lula afirmou que nenhum agente público está acima da lei, incluindo integrantes do Judiciário.
“Ninguém está acima da lei, nem eu, nem o Fachin, nem ministro da Suprema Corte”, disse o presidente.
A fala ocorreu em meio ao desgaste institucional provocado por discussões no STF sobre o relatório da Polícia Federal (PF) envolvendo mensagens atribuídas ao ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e ao ministro Alexandre de Moraes.
A sessão do STF, realizada na terça-feira (15), discutia a validade de um relatório da Polícia Federal e a possibilidade de abertura de investigação contra Moraes.
O julgamento, no entanto, foi suspenso após pedido de vista de Flávio Dino.
Para Lula, o debate ocorrido na Corte “não é correto” e reforça a necessidade de o Supremo conduzir o caso de forma a preservar sua credibilidade institucional.
O presidente afirmou que Fachin precisa atuar para impedir que a crise tenha reflexos sobre as eleições de 2026.
“O [Edson] Fachin tem a responsabilidade de não permitir que isso atrapalhe o processo eleitoral”, declarou Lula.
O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno para 25 de outubro.
Ao comentar a sucessão de acusações envolvendo integrantes do Judiciário, Lula afirmou que a população não pode ficar exposta a denúncias sem desfecho.
“O que não dá é para a sociedade ficar assistindo esse denuncismo. Fulano pegou não sei quantos milhões, fulano recebeu não sei quantos milhões, e a sociedade está ouvindo tudo isso todo santo dia”, disse.
Na avaliação do presidente, a crise exige apuração, transparência e respostas institucionais.
Lula também elogiou a atuação do ministro Alexandre de Moraes.
“Acho que o Alexandre de Moraes fez um trabalho extraordinário para garantir a democracia deste país”, afirmou o presidente.
A declaração ocorre em um momento de forte tensão entre ministros do STF, com divergências sobre acesso a provas, condução de investigações e eventuais procedimentos envolvendo integrantes da própria Corte.
Para Lula, o momento de desgaste institucional reforça a necessidade de discutir reformas estruturais no Poder Judiciário e no sistema político brasileiro.
O presidente afirmou que crises como a atual mostram a importância de aperfeiçoar regras, procedimentos e mecanismos de responsabilização, sempre com respeito ao devido processo legal.
Leia também | Fachin planeja detalhar rito sobre investigação de Mendonça
Tags: Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Supremo Tribunal Federal, STF, crise no STF, eleições 2026, processo eleitoral, Polícia Federal, PF, Daniel Vorcaro, Banco Master, Poder Judiciário, democracia, denuncismo, direito de defesa, presunção de inocência, investigação, política, Brasília, Portal Terra Da Luz