logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo Religioso: Festas do Divino Espírito Santo movimentam destinos nacionais
Turismo Religioso Festas do Divino Espírito Santo movimentam destinos nacionais
25/05/2022
Turismo: Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro
Turismo Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro
25/05/2022
Exibir tudo

Moda Senac leva programação com grandes nomes da moda ao DFB Festival Os novos cenários mundiais, modelos de consumo e impactos na moda regional serão debatidos nesta edição

Moda: Senac leva programação com grandes nomes da moda ao DFB Festival

As parcerias para trocas de aprendizados se estenderam nessa edição e a instituição apresenta uma coleção de moda que faz a conexão entre moda, design e artesanato | Foto: JR Panela

O DFB Festival retoma as ações presenciais de 25 a 28 de maio e conta mais uma vez com a parceria do Senac Ceará, que participa do evento há 14 edições. Dentro do festival, que se consolidou como plataforma de elevação da cultura cearense focada em difundir a moda autoral pensada, criada e produzida no Ceará, o Senac propõe ações e reflexões sobre os novos cenários mundiais, as transformações nos modelos de consumo e os impactos na moda regional, através de palestras, desfiles e workshops. Entre as novidades desse ano, tem ainda exposição, ações educacionais do restaurante Mayú e o lançamento do Concurso Jovens Criadores Senac.

No lounge Senac, os visitantes vão conhecer melhor os cursos e serviços ofertados pela instituição, além de ver a exposição (RES)PEITO em painéis de Led com fotos e vídeos de mulheres atendidas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Além de difundir a importância do cuidado com a saúde, a prevenção e o tratamento precoce, a exposição retrata a força, a determinação e a beleza de mulheres que venceram a luta contra o câncer. Elas vestem looks de estilistas da line up do festival e as fotos são de Nicolas Gondim.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Pela primeira vez no DFB, o restaurante-escola de cozinha criativa e autoral, o Mayú chega ao festival com aulas-show, degustação e ações educacionais com a participação dos alunos do Senac no Espaço Mayú Experience. “A nossa inspiração vai ser a culinária afetiva, para que os alunos vivenciem a gastronomia inserida em um contexto regional e cultural, compartilhando patrimônio imaterial gastronômico, experiências de vida, além das técnicas”, adianta o chef executivo das empresas-escola do Senac Reference, Ivan Prado.

O Concurso Jovens Criadores Senac vai ser lançado durante o desfile de David Lee. O estilista cearense, formado em Desenho de Moda pelo Senac Ceará, tem somado conquistas nacionais e até internacionais: foi o único brasileiro selecionado para o International Fashion Showcase (2019), ganhou prêmios importantes, como Ceará Moda Contemporânea (2013) e o Novos Talentos GQ mais Reserva (2017), tendo diversas participações no DFB Festival.

As parcerias para trocas de aprendizados se estenderam nessa edição e a instituição apresenta uma coleção de moda que faz a conexão entre moda, design e artesanato. O Senac leva para a passarela do DFB Festival 2022 uma co-criação entre Ivanildo Nunes, designer de renome internacional, e um grupo de artesãs locais detentoras de um saber e fazer artesanal tradicional cearense, as bordadeiras de Rechilieu de Maranguape.

Leia também | Festas do Divino Espírito Santo movimentam destinos nacionais

Palestras e oficinas

No Dragão Pensando Moda, o Senac Ceará traz grandes nomes do mercado para pensar o futuro da moda durante os quatro dias de evento. As palestras acontecem em formato de mesa-redonda, com a mediação de Eduardo Motta, da Radar Consultoria e consultor de moda da instituição.

No dia 25, o tema é Joalheria Contemporânea, abordado pelos designers de joias Alice Floriano (RS), Nathalia Canamary (CE) e Antônio Rabello (CE). No dia 26, o foco é no Universo Digital, com a partipação de Lucas Leão (RJ) e Valentino Kmentt (CE). O Ecossistema da Moda vai ser tratado por Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP), no dia 27. Para encerrar a programação, no dia 28, os palestrantes apresentam reflexões e ações inovadores sobre Sustentabilidade, Inclusão e Experiência de Marca. São eles: Lilyan Berlim (RJ), Belly Palma (SP) e Denise Faertes (RJ). As palestras do Dragão Pensando Moda são gratuitas, com inscrições pelo Sympla e acontecem no Aterro da Praia de Iracema.

Além das palestras, três oficinas acontecem no Senac Reference, sempre no período da manhã. No dia 26, Alice Floriano (RS) e Nathalia Canamary (CE) ministram a aula prática sobre A Joia como Expressão Artística – Um Experimento sobre Joalheria Contemporânea. No dia 27, Lucas Winck (RS) enfoca os princípios para desenvolver uma Escrita Criativa para a Moda. No dia 28, Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP) comandam a oficina sobre Moda a partir de Resíduos. Para participar, é preciso se inscrever nas unidades do Senac ou no site https://cursos.ce.senac.br/ . São 15 vagas e o valor é de R$ 100, por oficina.

“O que move as nossas ações na edição 2022 do DFB é desenvolver nos participantes o conhecimento de moda, a criatividade, o pensamento crítico, o senso estético, a capacidade de realizar aprendizagens significativas, reconhecendo o Senac como instituição promotora de moda, cuja finalidade maior é educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, conciliando ações de promoção social e mercadológicas”, destaca a consultora do Senac na área da Moda, Angélica Freitas.

Leia também | Funsaúde inicia convocação com lista de 322 aprovados

Programação Dragão Pensando Moda

Palestras

Data: De 25 a 28/05
Local: Aterro da Praia de Iracema
Informações e inscrições: CLIQUE AQUI
Vagas: 300 por palestra
Grátis

Dia 25/05 (quarta-feira)
Palestra: Joalheria Contemporânea, com Alice Floriano (RS), Nathalia Canamary (CE) e Antônio Rabello (CE).

Dia 26/05 (quinta-feira)
Palestra: Universo Digital, com Lucas Leão (RJ) e Valentino Kmentt (CE).

Dia 27/05 (sexta-feira)
Palestra: Moda a partir de Resíduos, com Itiana Pasetti (RS), Adriana Tubino (SP) e Dudu Bertholini (SP).

Dia 28/05 (sábado)
Palestra: Sustentabilidade, Inclusão e Experiência de Marca, com Lilyan Berlim (RJ), Belly Palma (SP) e Denise Faertes (RJ).

Oficinas

Data: De 26 a 28/05
Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota)
Horário: 9h às 12h
Vagas: 15
Informações e inscrições: site do Senac e Unidades do Senac/CE
Valor: R$ 100 (em até 3X no cartão de crédito)

Dia 26/05 (quinta-feira)
Oficina: A joia enquanto expressão artística – Um experimento sobre joalheria contemporânea – Ministrante: Alice Floriano

Dia 27/05 (sexta-feira)
Oficina: Escrita criativa para a Moda – Ministrante: Lucas Winck

Dia 28/05 (sábado)
Oficina: Moda a partir de resíduos – Ministrantes: Itiana Pasetti; Adriana Tubino e Dudu Bertholini

Desfiles

David Lee/ Lançamento do Concurso Jovens Criadores Senac
Data: 27/05
Horário: 19h30
Local: Sala Areia – Aterro da Praia de Iracema
Grátis (Retirada de ingressos previamente no local)

Ivanildo Nunes com Artesãs de Maranguape
Data: 28/05
Horário: 20h30
Local: Sala Negra – Aterro da Praia de Iracema
Grátis (Retirada de ingressos previamente no local)

Leia também | Os Transacionais e DJ Doido movimentam a Barraca América do Sol com a festa Pop Rock Brasil

Programe-se Os Transacionais e DJ Doido movimentam a Barraca América do Sol com a festa Pop Rock Brasil
Compartilhar

Artigos Relacionados

Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará

Parque Arvorar abriga aves da Caatinga e promove conservação ambiental no Ceará | Foto: Fabio Nunes

28/04/2026

Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
  • Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil0
    Segurança: PF faz operação nacional contra abuso infantil Ação ocorre em 27 estados e integra investigação internacional
    28/04/2026
  • Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri0
    Fé: CE inaugura santuário da Menina Benigna no Cariri Complexo religioso fortalece turismo e devoção na região
    27/04/2026
  • Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza0
    Cultura: Unimed inaugura mural pelos 300 anos de Fortaleza Obra celebra identidade local e reforça vínculo com a cidade
    27/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas