Agentes visitarão 2 mil imóveis para orientar sobre separação de água de chuva e esgoto, além de realizar testes de fumaça na rede | Foto: divulgação
Com o objetivo de reduzir a sobrecarga no sistema de esgotamento sanitário durante o período chuvoso, a Ambiental Ceará dará início a uma ação preventiva no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, a partir do dia 2 de abril. A ação visa identificar despejos irregulares de água de chuva na rede de esgoto e orientará moradores sobre a importância de separar adequadamente a drenagem da rede de esgoto.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante os próximos 45 dias, cerca de 2 mil imóveis no Cais do Porto serão visitados por colaboradores da Ambiental Ceará. O objetivo é verificar se as águas pluviais, como as de calhas e ralos externos, estão sendo direcionadas corretamente para a rede de drenagem ou se estão sendo jogadas na rede de esgoto. Para isso, será utilizado um líquido fluorescente que ajudará a identificar a conexão indevida.
Em paralelo, será realizado o teste de fumaça na rede de esgoto. A fumaça é injetada na tubulação de esgoto para verificar se há ligações irregulares de água de chuva. Quando a fumaça emerge em bocas de lobo ou ralos, por exemplo, isso indica que a água da chuva está sendo descarregada na rede de esgoto. Esses materiais são seguros e não oferecem riscos à saúde.
Após a verificação, os imóveis com ligação irregular de água de chuva à rede de esgoto receberão notificações para regularizar a situação em até 30 dias. Caso a irregularidade persista, equipes da Ambiental Ceará, acompanhadas pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), poderão aplicar penalidades.
A ação educativa busca conscientizar a população sobre os impactos do despejo indevido de água da chuva, como extravasamentos nos poços de visita (tampões de esgoto) e até o retorno do esgoto para dentro das residências, o que representa um risco à saúde.
Leia também | Nutrição e Clima: Profissionais se tornam protagonistas na segurança alimentar frente à crise ambiental