logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP
Acidente: Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP
10/06/2026
SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira
Saúde: SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira
10/06/2026
Exibir tudo

Educação: UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici Novo espaço une ensino, pesquisa e extensão para promover sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental em Fortaleza

UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici

Representantes da UFC e parceiros participam do plantio de mudas durante a inauguração do jardim agroflorestal no Campus do Pici, em Fortaleza. | Foto: divulgação/UFC

10 de junho de 2026 – A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou simbolicamente um jardim agroflorestal no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O projeto integra ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a sustentabilidade e a preservação ambiental, além de fortalecer a conexão entre universidade e comunidade.

A cerimônia contou com o plantio de mudas e a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFC e a Fundação Cultural Educacional em Defesa do Meio Ambiente (Cepema).

O espaço é composto por três módulos: jardim, horta e agrofloresta. O jardim receberá flores ornamentais, comestíveis e plantas medicinais; a horta será destinada ao cultivo de hortaliças; e a agrofloresta reunirá árvores e produção de alimentos em um mesmo ambiente.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Espaço servirá como modelo sustentável

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da UFC, Lamartine Oliveira, o diferencial do projeto está na integração entre diferentes tipos de cultivo.

“O grande diferencial desse espaço em relação aos demais existentes por aí é que, no geral, eles são espaços voltados para uma única cultura, como plantas medicinais ou hortaliças. Aqui não. Por isso tem esse nome: agrofloresta. É o agro misturado com floresta em pequenos espaços”, explicou.

De acordo com o coordenador, a proposta é que o local funcione como referência para moradores, estudantes e instituições interessadas em reproduzir modelos sustentáveis em áreas urbanas.

“Hoje, é possível eu ter uma pequena agrofloresta em uma varanda. Ou ter uma agrofloresta mais diversa no quintal. A ideia é criar diferentes modelos que possam servir de exemplo e ser replicados em Fortaleza e na Região Metropolitana”, acrescentou.

Laboratório vivo para estudantes e comunidade

O reitor da UFC, Custódio Almeida, destacou que o jardim agroflorestal será um laboratório ao ar livre para atividades acadêmicas e de extensão.

“As pessoas podem se sentir convidadas a vir aqui plantar e, oportunamente, colher. É um projeto agroflorestal em que a universidade se coloca como um laboratório vivo”, afirmou.

Segundo ele, cursos das áreas de Ciências Agrárias, Biologia e Ecologia participarão das atividades desenvolvidas no espaço, que também estará aberto à comunidade externa.

“É algo para envolver cada vez mais a comunidade e os estudantes, com a referência da Secretaria de Meio Ambiente”, ressaltou.

Contribuição para cidades mais resilientes

A secretária da SMA-UFC, Aliny Abreu, explicou que a iniciativa surgiu a partir das discussões realizadas durante as oficinas do Plano Diretor de Fortaleza.

Para ela, o espaço permitirá unir o conhecimento tradicional de agricultores à produção científica da universidade.

“Esperamos que os tomadores de decisão e o poder público possam vir aqui, pegar um recorte dessa área e dizer: ‘queremos replicar esse pedaço na praça tal, na área tal da cidade’. Acho que podemos contribuir para tornar nossas cidades mais resilientes”, destacou.

A gestora também enfatizou a importância das agroflorestas para o enfrentamento das mudanças climáticas e a melhoria do microclima urbano.

Parceria fortalece agroecologia

O projeto será desenvolvido em parceria com a Fundação Cepema, instituição que há mais de três décadas atua na extensão rural e na promoção da agroecologia junto a agricultores familiares.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cepema no Ceará, Adalberto Alencar, a iniciativa busca integrar diferentes formas de conhecimento.

“Nós iremos unir esses saberes aos conhecimentos da ciência e da tecnologia da universidade. O objetivo é trazer alunos, professores, agricultores urbanos e rurais, desenvolver pesquisa, ensino e extensão e ampliar isso para territórios fora da universidade”, afirmou.

Leia também | CCJ aprova PEC da maioridade penal

Congresso: CCJ aprova PEC da maioridade penal

Tags: UFC, Universidade Federal do Ceará, jardim agroflorestal, Campus do Pici, agrofloresta, sustentabilidade, meio ambiente, educação ambiental, agroecologia, Fortaleza, pesquisa científica, extensão universitária, ensino superior, Secretaria de Meio Ambiente da UFC, Lamartine Oliveira, Custódio Almeida, Aliny Abreu, Fundação Cepema, mudanças climáticas, áreas verdes urbanas, desenvolvimento sustentável, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Documentário revela a história do eletrofunk e estreia em novembro

Documentário “A Tropa de Goiânia!” apresenta a história e os bastidores do eletrofunk, movimento musical que ganhou projeção nacional. | Foto: divulgação

30/10/2026

Cinema: Documentário revela a história do eletrofunk e estreia em novembro Dirigido por João Lucas Ribeiro e Iuri Moreno, “A Tropa de Goiânia!” mostra a trajetória do gênero musical que nasceu na periferia de Goiás e ganhou projeção nacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

  • 19/10/2026

    Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra

Últimas Notícias

  • Documentário revela a história do eletrofunk e estreia em novembro0
    Cinema: Documentário revela a história do eletrofunk e estreia em novembro Dirigido por João Lucas Ribeiro e Iuri Moreno, “A Tropa de Goiânia!” mostra a trajetória do gênero musical que nasceu na periferia de Goiás e ganhou projeção nacional
    30/10/2026
  • Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição0
    Trabalho: Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição MPT recebeu 1.459 novos registros em três dias; empregadores podem ser condenados à reintegração de funcionários ou ao pagamento de salários em dobro
    29/10/2026
  • PF prende investigado por abuso sexual infantil em Fortaleza0
    Segurança: PF prende investigado por abuso sexual infantil em Fortaleza Operação Pureza Roubada V cumpriu mandados após investigação iniciada com informações compartilhadas pelo FBI
    29/10/2026
  • Carolina Parente é homenageada em Paris0
    Reconhecimento: Carolina Parente é homenageada em Paris Advogada cearense recebe distinção da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture em cerimônia realizada na capital francesa
    29/10/2026
  • PF apura fraudes contra o INSS no Ceará0
    Investigação: PF apura fraudes contra o INSS no Ceará Operação Ubiquidade 2 cumpre mandados em seis endereços de Maracanaú, Pacatuba, Itaitinga e Maranguape para investigar esquema envolvendo benefícios previdenciários e empréstimos consignados
    29/10/2026
  • MEC lança curso gratuito de coreano com aulas e exercícios0
    Educação: MEC lança curso gratuito de coreano com aulas e exercícios Plataforma MEC Idiomas oferece atividades de escrita, pronúncia e conversação; ferramenta já reúne mais de 774 mil matrículas em inglês e espanhol
    29/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas