logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Latam passa a operar sete frequências semanais em Jericoacoara a partir de dezembro
Turismo Latam passa a operar sete frequências semanais em Jericoacoara a partir de dezembro
19/08/2021
AMC realiza ação educativa que incentiva respeito ao ciclista nesta sexta (20/08)
Mobilidade AMC realiza ação educativa que incentiva respeito ao ciclista nesta sexta (20/08)
19/08/2021
Exibir tudo

Opinião Qual é o seu lugar? Por Hermann Hesse

Artigo: Qual é o seu lugar?

"O lugar de todo mundo deveria ser em qualquer lugar" | Foto: Joaquim Morais

O lugar de todo mundo é em qualquer lugar! Branco, preto, amarelo, vermelho, não importa a cor, a raça, o credo, o “lado” do seu pensamento político! Mas, corrigindo, o lugar de todo mundo deveria ser em qualquer lugar.

Deveria porque muitos de nós, seres humanos, pela força das armas, pela intolerância racial ou sexual, pelo ódio, acabamos reclusos. E a prisão nem sempre é uma cela! Uma burca, a censura de uma música ou de alguma ideia que não podemos expressar publicamente, o olhar repugnante de alguém que não concorda com a sua roupa, sua tatuagem, seu piercing ou seu corte de cabelo, são cadeias que aprisionam a alma, que te impedem de criar, de inovar e deixam o mundo mais cinza a cada dia.

Esta semana assistimos, estarrecidos, afegãos tentando fugir do regime Talibã se agarrando com todas, pelo lado de fora, a uma aeronave que decolava do aeroporto de Cabul. Sete vidas se perderam ali, despencando do alto.

Morreram ou se libertaram?

A segunda opção também é válida porque quem viveu ou sabe o que é viver uma ditadura, um regime fundamentalista tão cruel como o que já ocorreu vinte anos atrás, antes da invasão americana ao Afeganistão, talvez tenha imaginado que a volta do Talibã representaria o não-viver! Simplesmente por não poder expressar a sua fé, não poder falar o que pensa, não poder mostrar o rosto em público, no caso das mulheres, ter que rezar somente na cartilha de quem tomou o poder a força e condena a morte os discordantes.

Sim! O lugar de mundo deveria ou poderia ser em qualquer lugar. Mas não é! Há milhares de vidas que não podem ir a lugar algum porque se perdem diariamente pela fome, pela falta d´água, pela miséria absoluta. E não pense que é somente na África, não! Basta sair do conforto do seu lar que você vai encontrar gente perambulando nas ruas, pedindo centavos para juntar o suficiente para um prato de comida. E olha como eles estão aumentando!

No Brasil, vivemos um momento difícil da nossa história. Radicais de um lado e de outro, que não conseguem sequer ouvir o que o outro tem a dizer, a argumentar.

Não adianta insistir. Se você defende uma ideia mais à esquerda, é taxado de “petista” e quer a corrupção de volta! Se exprime qualquer ideia mais à direita, é bolsonarista e não enxerga que o país está “naufragando”.

Seria cômico se não fosse trágico, mas a verdade é que assistimos no final de cada embate – a maioria nas redes sociais onde muitos se escondem por trás de pseudônimos – que não importa o que se discute porque a última palavra acaba sendo do Centrão. Isso, do Centrão! O sempre fiel da balança, que abriga alguns bons políticos, mas também a escória, os politiqueiros do toma-lá-dá-cá, das negociatas, do “retorno” nos contratos de obras públicas, da rachadinha dos salários, da “boa e velha política”!

Em muitos outros lugares do mundo também é assim. Você não pode expressar o que pensa e os políticos ou ditadores dominam o povo com falsas promessas ou com a força dos seus exércitos.

Mas há também lugares em que brancos, pretos, amarelos, vermelhos, gente de que independentemente da raça, do credo, do “lado” do seu pensamento político consegue viver em paz! É para tentar transformar o mundo com mais lugares assim que devemos brigar! E não apenas nas redes sociais, mas, principalmente, nos plenários das Câmaras Municipais, das Assembleias Estaduais e do Congresso Nacional. Porque não há outra saída para transformar um país que não seja pela “mão” dos políticos. E não são só eles que precisam mudar. Somos nós, principalmente. Porque nós é que escolhemos os ocupantes das cadeiras que definem o futuro das nossas cidades, do Estado em que vivemos, do nosso país.


Hermann Hesse é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Já foi repórter de emissoras de TV afiliadas ao SBT, Globo e Record. Também foi Coordenador de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza e diretor de jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação. 

Leia também | Gangorra ou de pulinho em pulinho

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: IA não substitui estratégia; substitui a ilusão dela

Inteligência artificial pode acelerar empresas, mas artigo alerta que tecnologia sem estratégia amplia riscos e confusão nas marcas | Ilustração feita por IA

17/06/2026

Opinião: IA não substitui estratégia; substitui a ilusão dela Por Carlos Gama, publicitário, especialista em Marketing Estratégico pela USP e atua há mais de 20 anos em projetos de marca.


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

Últimas Notícias

  • Política: PF mira Jaques Wagner no Caso Master0
    Política: PF mira Jaques Wagner no Caso Master Líder do governo no Senado é alvo de busca e apreensão na 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas ligadas ao Banco Master
    18/06/2026
  • Tianguá ganhará novo canal de TV aberta digital0
    Comunicação: Tianguá ganhará novo canal de TV aberta digital Autorização do Ministério das Comunicações beneficiará mais de 86 mil moradores do município cearense
    18/06/2026
  • Arraiá da Hemodiálise leva acolhimento em Sobral0
    Saúde: Arraiá da Hemodiálise leva acolhimento em Sobral Programação junina da Santa Casa proporcionou momentos de alegria e integração para pacientes em tratamento renal
    18/06/2026
  • Sustentabilidade: Alece apoia reflorestamento na Ibiapaba com bombas de sementes em Tianguá0
    Sustentabilidade: Alece apoia reflorestamento na Ibiapaba com bombas de sementes em Tianguá Comitê de Responsabilidade Social e Célula de Sustentabilidade reforçam ações ambientais no Ceará
    18/06/2026
  • Política: Motta nega irregularidade em operação do Master1
    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master Relatório da Polícia Federal aponta diálogos entre Hugo Motta e Daniel Vorcaro sobre empréstimo para empresa ligada à cunhada do presidente da Câmara
    17/06/2026
  • Diplomacia: Trump assina acordo com Irã após cúpula do G70
    Diplomacia: Trump assina acordo com Irã após cúpula do G7 Documento foi finalizado em inglês e farsi, segundo o governo iraniano, e prevê nova etapa de negociação entre Washington e Teerã
    17/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas