logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Reforma tributária: veja como o IBS, CBS e Split Payment vão mudar o caixa das empresas até 2033
Economia: Reforma tributária: veja como o IBS, CBS e Split Payment vão mudar o caixa das empresas até 2033
08/06/2025
Namorados: Vistta Rooftop lança menu romântico de junho com dinâmica afetiva para casais em Fortaleza
Namorados: Vistta Rooftop lança menu romântico de junho com dinâmica afetiva para casais em Fortaleza
08/06/2025
Exibir tudo

Opinião: A decisão tempestiva dos Fundos de Pensão Por Ana Paula De Raeffray, advogada, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Opinião: A decisão tempestiva dos Fundos de Pensão

Nova norma inclui “tempestividade” e “prudência” entre os princípios de aplicação dos recursos garantidores das EFPC, reforçando a necessidade de monitoramento constante dos ativos | Foto: reprodução

8 de junho de 2025 – A Resolução CMN nº 5.202, de 27 de março de 2025 introduziu alterações significativas nas diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos de previdência privada administrados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC, também conhecidas como fundos de pensão, previstas na Resolução CMN n º 4.994, de 24 de março de 2022.

Dentre essas alterações, embora não tenha recebido maior destaque, mas que é muito relevante para os gestores dos fundos de pensão é a alteração introduzida no artigo 4º, inciso II, da Resolução CMN nº 4.994/2022.

A diretiva constante do referido artigo 4º, na dicção constante da Resolução CMN 4.994/2022, é no sentido de que na aplicação dos recursos garantidores dos planos de previdência privada, a EFPC deve exercer suas atividades com boa-fé, lealdade e diligência. A Resolução CMN nº 5.202/2025 introduz nesse rol de princípios ou de diretrizes, a tempestividade e a prudência.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Não se tem dúvida de que na gestão fiduciária de recursos financeiros de terceiros, como ocorre nos fundos de pensão, cabe ao gestor reger-se pelas diretrizes da prudência, da lealdade, da diligência e da boa-fé. A tempestividade, contudo, insere outros deveres para os gestores dos fundos de pensão.

A tempestividade se refere à capacidade de se adaptar com presteza, dentro do tempo adequado, às condições de mercado, às necessidades dos planos de benefícios e aos objetivos de logo prazo dos participantes e dos assistidos.

Decisões tardias, mesmo que tecnicamente corretas, podem comprometer a performance, a liquidez ou a aderência ao perfil de risco do plano de benefícios. A tempestividade na gestão dos investimentos está intimamente ligada ao tempo do mercado, muito bem definido por François Ost como “a ocasião propícia tomada pelo investidor, pechincha de que se aproveita o consumidor ou o produtor racional, a conjuntura favorável esperada pelo observador atento das transações” (O Tempo e o Direito, p.375). São os relógios do mercado que marcam tempos peculiares.

Nesse sentido, a tempestividade reforça a necessidade de que as decisões relativas aos investimentos ocorram não apenas com qualidade técnica, mas também com a observância do tempo oportuno. Ela está diretamente relacionada à aderência à políticas de investimento, à liquidez dos ativos sob gestão e à capacidade de execução de ordens de investimento ou de desinvestimento em momentos críticos.

No âmbito das Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a gestão tempestiva é incentivada mediante diretrizes regulatórias, princípios de governança e publicações técnicas que orientam os gestores a tomarem decisões de investimento de forma ágil, prudente e eficaz.

Na visão da OCDE, destacada em publicações como o “Core Principles of Privite Pension” e as “Guidelines for Pension Fund Governance”, a tempestividade associada à capacidade de capturar oportunidades de mercado, evitar perdas em cenários adversos e promover rebalanceamentos ágeis dos investimentos requer a presença de alguns fatores como processos de decisão descentralizados e com delegação clara, monitoramento em tempo real dos mercados e do portfólio e utilização de benchmarks dinâmicos e limites táticos flexíveis.

Para o alcance desses objetivos a OCDE recomenda aos fundos de pensão a revisão periódica das políticas de investimento, a definição de limites para decisões discricionários de curto prazo, a capacitação contínua dos gestores e a criação de comitês executivos com poder de deliberação para a aprovação de movimentações urgentes.

A Resolução CMN 5.202/2025 traz, portanto, importante diretriz para os gestores dos fundos de pensão, posto que tão relevante quanto a decisão de investir é o constante monitoramento dos investimentos realizados, sem o qual não se pode avaliar os riscos e o momento de modificar a estratégia e, até mesmo, de desinvestir. A inércia diante do risco apresentado por determinado investimento é passível de responsabilização pessoal do gestor, da mesma forma que a adoção de medidas intempestivas, que não mitigam os riscos e as perdas nos investimentos.

Evidentemente, qualquer espécie de investimento apresenta riscos e, sem dúvida, o gestor não deve ser responsabilizado pelos resultados dos investimentos realizados, que por vezes frustram as expectativas do mercado. No entanto, cabe ao gestor cercar-se de mecanimos constantes de monitoramento e de avaliaçao da carteira de investimentos, de modo a reconhecer quando deve adotar medidas em relação a determinado investimento para mitigar riscos.

A avaliação e o monitoramento dos riscos dos investimentos pelos gestores dos fundos de pensão é imposição constante da Resolução CMN 4.994/2022, tanto na administração das carteiras próprias, quanto nas carteiras administradas por terceiros, sendo certo que o monitoramento é o principal aliado para a ação tempestiva com vistas a preservar os resultados dos investimentos, com adoção de medidas eficazes, protegendo o patrimônio sob gestão.

Em conclusão, importante destacar que, mais do que uma exigência regulatória, a tempestividade torna-se uma condição estratégica para a sustentabilidade dos planos de benefícios, favorecendo decisões alinhadas aos compromissos contratados com os participantes e direcionando a conduta dos gestores fiduciários dos fundos de pensão para a agilidade e o efetivo monitoramento dos investimentos.


Ana Paula De Raeffray é advogada, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e sócia do escritório Raeffray Brugioni Sociedade de Advogados.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Ana Paula De Raeffray | Foto: divulgação

Leia também | Sustentabilidade digital começa com dados: o que repensar na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Opinião Sustentabilidade digital começa com dados: o que repensar na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
Compartilhar

Artigos Relacionados

O custo oculto das obras: Como a inadimplência atrasa e encarece projetos no Brasil

Inadimplência no setor B2B pressiona construção civil e pode gerar prejuízo de R$ 59 bilhões | Foto: reprodução

16/06/2025

Opinião: O custo oculto das obras: Como a inadimplência atrasa e encarece projetos no Brasil Por Rafael Medeiros, Diretor Executivo B2B da Global


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Programe-se

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Dating Online
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Programe-se
  • Terra da luz
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Copa do Mundo Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições José Sarto Justiça lançamento Lula Meio Ambiente mercado Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança São Paulo Tecnologia Turismo vacina

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Desde 1º de agosto de 2022, é também o diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2025

    Dólar fecha na mínima desde outubro e Ibovespa retoma 137 mil pontos com alívio externo Queda da inflação nos EUA e avanço de acordo comercial com a China fortalecem o real e impulsionam ações de bancos e Petrobras ‣ Portal Terra da Luz | JMS EL Comentado em Economia: Dólar fecha na mínima desde outubro e Ibovespa retoma 137 mil pontos com alívio externo

  • 11/06/2025

    news-1749665934361-4213 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial recua em nove estados em abril, mostra IBGE; Ceará lidera queda

  • 07/06/2025

    ANDREIA MARIA DE JESUS Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 05/06/2025

    Casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha celebra amor no dia 8 de junho Evento integra a Festa do Padroeiro com cortejo cultural, cerimônia religiosa e recepção festiva para 15 casais ‣ Portal Terra da Luz | JMS ELETRONICA Comentado em Tradição: Casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha celebra amor no dia 8 de junho

  • 29/05/2025

    news-1748534722117-2231 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Desemprego no Brasil cai para 6,6% e atinge menor taxa desde 2012, segundo IBGE

  • 29/05/2025

    GP da Espanha 2025: A Última Dança de Barcelona na Fórmula 1? Comentado em Fórmula 1: GP da Espanha: veja horários, onde assistir e situação do campeonato

Últimas Notícias

  • Justiça: Defesa de Bolsonaro pede anulação da delação de Mauro Cid ao STF0
    Justiça: Defesa de Bolsonaro pede anulação da delação de Mauro Cid ao STF Advogados acusam ex-ajudante de ordens de mentir em depoimento e descumprir cláusulas de sigilo do acordo com a Polícia Federal
    16/06/2025
  • Internacional: Gestores brasileiros retidos em Israel cruzam fronteira com Jordânia em meio a escalada do conflito0
    Internacional: Gestores brasileiros retidos em Israel cruzam fronteira com Jordânia em meio a escalada do conflito Prefeitos, vereadores e secretários municipais estavam em missão oficial em Israel e conseguiram deixar o país com apoio da Embaixada do Brasil após ataques entre Israel e Irã
    16/06/2025
  • Meio Ambiente: Alece inaugura Estação Verde para carros elétricos e amplia ações de sustentabilidade0
    Meio Ambiente: Alece inaugura Estação Verde para carros elétricos e amplia ações de sustentabilidade Iniciativa marca avanço do Legislativo cearense na promoção da mobilidade limpa e integra a programação do Junho Ambiental da Casa
    16/06/2025
  • Cultura: Mostra de Teatro Transcendental 2025 abre inscrições para grupos de todo o Brasil0
    Cultura: Mostra de Teatro Transcendental 2025 abre inscrições para grupos de todo o Brasil Evento acontece em outubro, em Fortaleza e em cidades do Ceará, e busca espetáculos com mensagens de fé, solidariedade e amor
    16/06/2025
  • Futebol: Fortaleza mantém Juan Pablo Vojvoda no comando técnico apesar de má fase em 20250
    Futebol: Fortaleza mantém Juan Pablo Vojvoda no comando técnico apesar de má fase em 2025 Mesmo com desempenho abaixo das expectativas na temporada, diretoria tricolor reafirma confiança no treinador e descarta mudanças até o fim do contrato
    16/06/2025
  • Cultura: Shopping Eusébio celebra São João com programação gratuita e atrações para toda a família0
    Cultura: Shopping Eusébio celebra São João com programação gratuita e atrações para toda a família Durante o mês de junho, espaço promove shows de forró, quadrilhas, oficinas infantis e evento especial com 12 horas de festa junina
    16/06/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas