logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição
Trabalho: Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição
29/10/2026
Exibir tudo

Clima: El Niño impõe teste de fogo ao Ceará Avanço da seca no Semiárido cearense exige medidas emergenciais, planejamento técnico e políticas que fortaleçam a autonomia dos agricultores familiares diante dos riscos climáticos até 2027. Por Ph.D. Nizomar Falcão

Clima: El Niño impõe teste de fogo ao Ceará

Paisagem marcada pela estiagem no Semiárido cearense evidencia os desafios enfrentados pelos agricultores familiares diante do avanço da seca e dos riscos associados ao fenômeno El Niño. Foto: Ilustração/Portal Terra da Luz

29 de outubro de 2026 – O Semiárido cearense atravessa um momento de extremo alerta climático. A seca já avança sobre cerca de 90% do território estadual, comprometendo a paisagem, a produção agrícola e a economia rural. O cenário ganha contornos de urgência diante das projeções meteorológicas globais, que apontam para um El Niño de intensidade excepcional, com potencial para superar o evento de 2015-2016.

As previsões indicam uma forte tendência de agravamento das condições climáticas, com redução das pastagens e riscos de escassez hídrica até, pelo menos, abril de 2027. Trata-se de um verdadeiro teste de fogo para o Ceará. Diante de uma crise dessa magnitude, as velhas respostas do Estado, baseadas no assistencialismo reativo, em carros-pipa tardios e em reuniões de gabinete, revelam-se insuficientes. Esse é o retrato da crise que se avizinha: um choque entre natureza e gestão pública.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A seca expõe as fragilidades das políticas públicas

Um El Niño de proporções excepcionais pode produzir consequências conhecidas: quebra de safras, morte de rebanhos, esvaziamento de açudes e desespero entre os agricultores familiares. Quando grande parte do Ceará enfrenta a seca e as projeções apontam para o agravamento do cenário, o modelo tradicional de assistência revela suas fragilidades.

Isso ocorre porque, historicamente, muitas políticas públicas tratam o sertanejo como alguém dependente de cuidados e favores, e não como um produtor dotado de conhecimentos, capacidades e condições para desenvolver sua própria resiliência.

Enfrentar um El Niño que poderá figurar entre os mais intensos da história observacional exige abandonar a paralisia do chamado “assembleísmo” e priorizar ações técnicas diretas. Se o Estado permanecer limitado às políticas paliativas, o avanço da seca poderá deixar um rastro profundo de êxodo rural, empobrecimento e desestruturação das atividades produtivas.

Diante do caráter excepcional desse fenômeno climático, estados e municípios brasileiros precisam elaborar e ativar planos de contingência, além de promover treinamentos emergenciais capazes de reduzir os impactos sobre a infraestrutura, os recursos hídricos e a agricultura.

A combinação de um El Niño excepcional com o aquecimento global também amplia as preocupações em relação a 2027, que poderá apresentar temperaturas extremamente elevadas, com consequências para a segurança hídrica, alimentar e econômica das populações mais vulneráveis.

Tecnologia e autonomia para enfrentar a crise climática

Por outro lado, considerando que o necessário dever de casa não foi realizado antecipadamente, como seria conveniente para enfrentar eventos climáticos extremos, ainda há oportunidade de corrigir os rumos.

A implementação capilarizada dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), inspirados nos princípios do Reciprocidalismo, representa um caminho para transformar a crise climática em um marco de transição na relação entre o Estado e o agricultor familiar.

Essa mudança exige substituir definitivamente a tutela assistencialista pela soberania tecnológica do produtor rural, garantindo-lhe acesso ao conhecimento, à inovação e às ferramentas necessárias para conviver com as adversidades climáticas.

Mais do que responder aos efeitos imediatos da seca, é preciso construir uma política permanente de fortalecimento das capacidades produtivas do Semiárido, reconhecendo o agricultor como protagonista das soluções.

A terra é seca, mas a inteligência para vencer suas limitações já existe. Falta apenas o alinhamento institucional necessário para disseminá-la e transformá-la em oportunidades concretas de desenvolvimento e resistência às mudanças climáticas.


Ph.D. Nizomar Falcão
Engenheiro Agrônomo – Ematerce


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para o editor do Portal Terra da Luz.


Leia também | Como preparar o caixa do pequeno negócio para o verão

Ph.D. Nizomar Falcão | Foto: divulgação
Economia: Como preparar o caixa do pequeno negócio para o verão

Tags: El Niño, El Niño 2026, El Niño 2027, seca no Ceará, seca no Semiárido, Semiárido cearense, crise climática, mudanças climáticas, aquecimento global, estiagem, escassez hídrica, segurança hídrica, recursos hídricos, agricultura familiar, agricultura sustentável, desenvolvimento rural, resiliência climática, políticas públicas, políticas agrícolas, gestão ambiental, inovação tecnológica, Núcleos de Inovação Tecnológica, NITs, Reciprocidalismo, soberania tecnológica, assistência técnica rural, Ematerce, Nizomar Falcão, sertão cearense, sustentabilidade, combate à seca, adaptação climática, economia rural, desenvolvimento sustentável, Ceará, Nordeste, Brasil, opinião, artigo de opinião, Portal Terra da Luz, PTL

Compartilhar

Artigos Relacionados

Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição

Entre as situações denunciadas estão ameaças, perseguições, incentivos a boicotes e demissões de trabalhadores em razão de suas escolhas políticas ou do candidato em quem votaram. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

29/10/2026

Trabalho: Denúncias de assédio eleitoral disparam 75% após eleição MPT recebeu 1.459 novos registros em três dias; empregadores podem ser condenados à reintegração de funcionários ou ao pagamento de salários em dobro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

  • 19/10/2026

    Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Fim da 6×1 abre debate sobre hora extra

Últimas Notícias

  • Carolina Parente é homenageada em Paris0
    Reconhecimento: Carolina Parente é homenageada em Paris Advogada cearense recebe distinção da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture em cerimônia realizada na capital francesa
    29/10/2026
  • PF apura fraudes contra o INSS no Ceará0
    Investigação: PF apura fraudes contra o INSS no Ceará Operação Ubiquidade 2 cumpre mandados em seis endereços de Maracanaú, Pacatuba, Itaitinga e Maranguape para investigar esquema envolvendo benefícios previdenciários e empréstimos consignados
    29/10/2026
  • MEC lança curso gratuito de coreano com aulas e exercícios0
    Educação: MEC lança curso gratuito de coreano com aulas e exercícios Plataforma MEC Idiomas oferece atividades de escrita, pronúncia e conversação; ferramenta já reúne mais de 774 mil matrículas em inglês e espanhol
    29/10/2026
  • Brasil apura possível ajuda da Argentina e dos EUA a Flávio Bolsonaro0
    Política: Brasil apura possível ajuda da Argentina e dos EUA a Flávio Bolsonaro Governo brasileiro busca esclarecer a rota do senador até os Estados Unidos, a eventual participação de autoridades estrangeiras e a disseminação de informações falsas sobre seu paradeiro
    29/10/2026
  • Flávio Bolsonaro chega aos Estados Unidos0
    Política: Flávio Bolsonaro chega aos Estados Unidos Senador viajou com a esposa e as duas filhas em jatinho particular que partiu da Argentina, fez escala no Equador e pousou em aeroporto executivo de Miami
    28/10/2026
  • Colisão de trens na Espanha deixa ao menos 30 mortos0
    Mundo: Colisão de trens na Espanha deixa dezenas de mortos Acidente envolveu composições de alta velocidade das empresas Iryo e Renfe, provocou descarrilamentos e interrompeu a circulação ferroviária entre Madri e a região da Andaluzia
    28/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas