logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção
Meio ambiente: Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção
30/09/2026
PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116
Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116
30/09/2026
Exibir tudo

Economia: Termina hoje prazo para pedir dinheiro esquecido do PIS/Pasep Trabalhadores que solicitarem o ressarcimento até esta quarta-feira (30) terão pagamento previsto para 26 de outubro

Termina hoje prazo para pedir dinheiro esquecido do PIS Pasep

Trabalhadores têm até esta quarta-feira (30) para solicitar o ressarcimento de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep e receber o pagamento previsto para 26 de outubro. | Foto: José Cruz/Agência Brasil

30 de setembro de 2026 – Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para trabalhadores solicitarem o ressarcimento do segundo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep. Quem fizer o pedido dentro do prazo terá o pagamento previsto para 26 de outubro.

A consulta pode ser realizada pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. O calendário de ressarcimentos estabelece outras datas para solicitações e pagamentos ao longo do ano.

O antigo fundo PIS/Pasep reunia recursos destinados a trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988. Os valores não devem ser confundidos com o abono salarial PIS/Pasep pago atualmente.

Segundo o governo, o saldo médio disponível para ressarcimento é de R$ 2,8 mil por pessoa. O valor individual varia conforme o período trabalhado e a remuneração recebida na época. Os recursos foram corrigidos pela inflação.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Como consultar o dinheiro esquecido

O trabalhador pode verificar se possui valores a receber pelo site Repis Cidadão. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.

O procedimento é feito da seguinte forma:

  1. Acesse o site http://repiscidadao.fazenda.gov.br/;
  2. Clique em “entrar com gov.br”;
  3. Faça login utilizando CPF e senha e selecione “autorizar”;
  4. Informe o NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário;
  5. Clique em “pesquisar”. Caso existam valores disponíveis, a plataforma indicará as próximas etapas.

O NIS corresponde ao mesmo número utilizado no PIS e possui 11 dígitos. A numeração pode ser encontrada em documentos e plataformas oficiais.

Onde encontrar o número do PIS/NIS

O número pode ser consultado no extrato do FGTS, dentro de um dos contratos registrados no aplicativo.

Também é possível encontrar a informação no Cartão Cidadão. O NIS aparece abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão.

No Meu INSS, o número aparece como NIT na área de dados cadastrais. A consulta também pode ser feita pelo telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Outra possibilidade é consultar o Cadastro Único (CadÚnico), pelo site ou aplicativo oficial, após informar os dados pessoais solicitados.

Como solicitar o ressarcimento

O pedido pode ser feito presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS.

No aplicativo, o trabalhador deve fazer login, acessar a opção “mais”, selecionar “ressarcimento PIS/Pasep” e seguir as instruções para enviar os documentos solicitados.

Para o próprio beneficiário, é necessário apresentar um documento oficial de identificação.

No caso de herdeiros, podem ser exigidos documentos específicos, como certidão PIS/Pasep/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; declaração de dependentes habilitados emitida pelo órgão responsável pelo pagamento do benefício; ou autorização judicial ou escritura pública assinada pelos dependentes e sucessores, quando aplicável.

Quando o pagamento será feito

Depois que o pedido é protocolado, a Caixa analisa a solicitação e encaminha as informações ao Ministério da Fazenda.

O pagamento é realizado diretamente em conta bancária do interessado na Caixa ou por meio de conta poupança social digital, conforme o calendário estabelecido para os ressarcimentos.

Os pedidos podem ser feitos em outras datas ao longo do ano, seguindo o cronograma oficial.

O que era o antigo fundo PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 para formar uma poupança individual destinada aos trabalhadores do setor privado. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi criado posteriormente para servidores públicos civis e militares.

Em 1975, os recursos dos dois programas foram reunidos no Fundo PIS-Pasep. O fundo deixou de receber novos recursos em 1988, quando foi substituído pelo modelo que deu origem ao atual abono salarial.

Em 2020, as cotas que ainda não haviam sido sacadas foram transferidas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em 2023, os recursos foram posteriormente transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional.

Desde então, trabalhadores que possuem valores relacionados às antigas cotas podem solicitar o ressarcimento dentro do prazo estabelecido.

O abono salarial atual é diferente

O antigo fundo PIS/Pasep não deve ser confundido com o abono salarial pago atualmente.

O benefício atual funciona como uma espécie de 14º salário e pode chegar ao valor de um salário mínimo. O pagamento é destinado anualmente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atendem aos critérios previstos para receber o benefício.

Caso o ressarcimento não seja solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.

Leia também | Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção

Meio ambiente: Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção

Tags: dinheiro esquecido, PIS, Pasep, PIS/Pasep, antigo fundo PIS/Pasep, ressarcimento PIS/Pasep, dinheiro PIS/Pasep, cotas PIS/Pasep, Repis Cidadão, Caixa Econômica Federal, Caixa, FGTS, Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, trabalhadores, servidores públicos, dinheiro a receber, valores esquecidos, consulta PIS/Pasep, saque PIS/Pasep, calendário PIS/Pasep, gov.br, NIS, PIS, NIT, Meu INSS, CadÚnico, herdeiros, benefícios, economia, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Simples Nacional tem prazo prorrogado para outubro

Micro e pequenas empresas terão novo prazo para solicitar adesão ao Simples Nacional para 2027 | Foto: Portal Terra da Luz/IA

29/09/2026

Economia: Simples Nacional tem prazo prorrogado para outubro Micro e pequenas empresas terão até 15 de outubro para solicitar adesão ao regime tributário simplificado para 2027


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos0
    Aviação: Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos Aeronave da Flydubai emitiu sinais de emergência e pousou na Arábia Saudita; piloto e copiloto foram hospitalizados
    30/09/2026
  • UFC aprova cinco novos cursos para 20270
    Educação: UFC aprova cinco novos cursos para 2027 Formações em Arqueologia, Cibersegurança e Educação Especial estão entre as novidades previstas para Fortaleza, Russas e Quixadá
    30/09/2026
  • TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida0
    Eleições: TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida Análise ocorre no plenário virtual nesta quarta-feira (30) e envolve decisão de André Mendonça que determinou a remoção de publicações relacionadas a Flávio Bolsonaro
    30/09/2026
  • Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia0
    Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia Estudo autorizado pelo governo turco usa georradar, escaneamento 3D e análises de solo na Formação Durupınar, perto do Monte Ararat
    29/09/2026
  • Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado0
    Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado Candidato afirmou confiar na reversão de decisão no TSE; Roberto Cláudio também criticou a medida durante coletiva em Fortaleza
    29/09/2026
  • Aeroporto na Itália fecha após atividade do Etna0
    Mundo: Aeroporto na Itália fecha após atividade do Etna Terminal de Catânia voltou a suspender operações horas depois de ser reaberto após três dias de paralisação
    29/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas