

Voluntários recolheram mais de 40 sacos de resíduos nas trilhas do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha. | Foto: divulgação
21 de setembro de 2026 – Mais de 40 sacos de 250 litros de resíduos foram retirados das trilhas da Floresta Nacional do Araripe (FLONA), em Barbalha, durante um mutirão voluntário realizado neste domingo (20), no Complexo Ambiental Mirante do Caldas. A ação reuniu voluntários em uma iniciativa de conscientização ambiental ligada ao Dia Mundial da Limpeza.
Durante o percurso, foram encontrados materiais como televisores, pneus, fraldas, marmitas, capota de carro e até material hospitalar. Entre os resíduos mais comuns, chamou atenção a grande quantidade de garrafas de vidro, especialmente de bebidas alcoólicas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Além do risco de acidentes para visitantes e animais, recipientes de vidro expostos ao sol podem contribuir para a ocorrência de incêndios na floresta. O material pode provocar o chamado “efeito lupa”, concentrando os raios solares sobre folhas e galhos secos e favorecendo o início de focos de fogo.
Uma das voluntárias, Josefa Simão, relatou a variedade de resíduos encontrados durante a atividade.
“Infelizmente, encontramos de tudo aqui: pneu, capota de carro, um saco de fralda suja e até garrafa cheia com urina”, relatou.
Para Josefa, a mobilização ambiental não precisa ficar restrita a datas específicas.
“E não esperar esse dia, é uma coisa que tem que ser feita sempre. E não precisa ser uma ação, a ação quem faz somos nós, né? Sei que eu tô fazendo o bem, eu vou sair daqui revigorada”, afirmou.
A iniciativa foi promovida pela Regenera Cariri, com apoio do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará.
Para Ingrid Botelho, gerente da Regenera Cariri, o resultado da ação não deve ser medido apenas pela quantidade de resíduos recolhidos.
“O resultado impressiona pela quantidade, mas o nosso maior ganho é na educação ambiental. Quando as pessoas veem o impacto real do lixo na floresta, a mentalidade muda. Esse é o grande legado prático deste mutirão”, destacou.
Os resíduos retirados das trilhas serão triados pela Associação dos Catadores de Recicláveis de Barbalha (ACARB) e, posteriormente, receberão destinação ambientalmente adequada.

O conselheiro da Floresta Nacional do Araripe e guia de visitantes, Romilson Seabra, também participou da força-tarefa e destacou a importância da aproximação da população com a floresta.
“Este trabalho de voluntariado é fantástico porque faz com que as pessoas possam sentir verdadeiramente que o ambiente também é seu”, afirmou.
“O lixo é para estar no seu lugar, não na floresta. Como é que vamos andar nas trilhas com lixo? É mobilizando o voluntariado e a educação ambiental que vamos conseguir preservar a Floresta Nacional do Araripe”, acrescentou.
A mobilização conectou o Cariri ao Dia Mundial da Limpeza, movimento global chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e buscou chamar atenção para os impactos do descarte irregular de resíduos em áreas naturais.
A Regenera Cariri será responsável pelo tratamento e pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região. As prefeituras de cada município permanecerão responsáveis pela coleta dos resíduos.
Segundo a organização, a gestão adequada dos resíduos contribui para a preservação ambiental, especialmente das fontes de águas subterrâneas, além de ampliar o potencial de geração de renda para os catadores, com melhores condições de saúde e segurança no desenvolvimento da atividade.
Leia também | Marcus Dias lança “Salamandra” em show no Banco do Nordeste
Tags: Mirante do Caldas, Floresta Nacional do Araripe, FLONA, Barbalha, Cariri, meio ambiente, lixo, limpeza ambiental, educação ambiental, Regenera Cariri, ICMBio, Polícia Militar do Ceará, BPMA, reciclagem, catadores, Dia Mundial da Limpeza, Ceará, Portal Terra da Luz