É uma tradição no interior do Ceará. À beira dos rios ou dos açudes, quando estão cheios, as primeiras horas do dia ou do fim da tarde, são reservadas para lavar as roupas da casa. Pedras são usadas como se fossem a parte do tanque que serve para esfregar e bater as peças usadas no dia-a-dia e também roupas de cama, mesa e banho. E para muitas dessas mulheres, lavar roupa é também uma profissão! Mesmo em condições, muitas vezes precárias, é dali que sai o dinheiro que ajuda a manter as contas em dia, comprar o alimento e tudo mais que é necessário para educar os filhos.
É com o objetivo de atender parte dessas mulheres lavadeiras do interior do Ceará, que o Instituto Consulado da Mulher, está com inscrições abertas, até o dia 18 de outubro, para o projeto “Uma Mão Lava Outra”. Podem participar mulheres com mais de 18 anos e pelo menos um ano de experiência na profissão, no mercado informal (sem carteira assinada), com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa da família, e que atuam nos municípios de Iguatu, Icó, Cedro, Acopiara, Quixelô, Várzea Alegre, Jucás e Cariús, na região Centro-Sul do Estado. 20 mulheres serão selecionadas para receber qualificação profissional gratuita e, quem sabe, abrir os horizontes para empreender no ramo de negócios de lavanderia.
Sem desrespeitar a tradição cultural das lavadeiras enquanto profissão relevante regionalmente, e reconhecendo a importância dos hábitos nordestinos quanto à lavagem de roupas, o projeto “Uma Mão Lava a Outra” vai oferecer aulas com foco em empreendedorismo, plano de negócios, finanças, pessoas e marketing. A capacitação será realizada a distância incluindo diversas abordagens e metodologias para potencializar a atividade profissional das participantes, visando sempre um incremento na renda das mulheres e a melhoria dos processos de trabalho.
Após a seleção, o curso de qualificação terá início no dia 25 deste mês de outubro. Os conteúdos serão todos digitalizados e transmitidos via WhatsApp, ferramenta de fácil acesso e que possibilita total interação entre as participantes e a equipe de educadores. Serão quase dois meses de formação profissional com a formatura prevista para o dia 20 de dezembro. As 10 participantes com melhor desempenho, receberão como prêmio uma lavadora de roupas Consul com capacidade de 16kg de roupas, e mais dois meses de mentoria para alavancar o trabalho das empreendedoras.
O Instituto Consulado da Mulher é o braço de ação social da Consul, uma das marcas de eletrodomésticos mais presentes nos lares brasileiros. O projeto “Uma Mão Lava a Outra” é realizado em parceria com a rede de lojas Zenir. As mulheres interessadas podem se inscrever preenchendo um formulário clicando aqui ou, presencialmente, em qualquer uma das lojas Zenir.
“Nosso propósito é apoiar o desenvolvimento dessas mulheres, promovendo capacitação e apontando técnicas que possam ser facilmente implementadas nas suas rotinas, para possibilitar a melhoria da renda e da qualidade de vida familiar. Queremos estar junto das lavadeiras, facilitando seu dia a dia, tirando a parte pesada do processo de lavagem das roupas com o uso da máquinas de lavar, respeitando o espaço delas no que se refere ao cuidado especial e humanizado que só elas têm com as peças”, afirmou Leda Böger, diretora do Consulado da Mulher.
O Diretor Comercial da Zenir, Alan Oliveira, ressalta a conexão do projeto com o compromisso social e os valores da empresa. “Aceitamos o convite da Consul e estamos engajados plenamente nessa parceria que amplia nosso abraço social ao povo cearense, promovendo qualidade de vida e novas oportunidades de crescimento profissional para as tradicionais lavadeiras do Ceará”, declarou.
Leia também | Aos 76 anos, mãe de 11 filhos realiza o sonho de se formar em Pedagogia
Projeto “Uma Mão Lava a Outra” | Cronograma
Inscrições: 4 a 18 de outubro | CLIQUE AQUI
Seleção: 19 a 22 de outubro
Início da formação: 25 de outubro
Fim da formação: 20 de dezembro
Entrega das lavadoras: 16 de janeiro de 2022
Mentoria: 17 de janeiro a 18 de março
Quem pode participar:
O Instituto Consulado da Mulher atua para transformar sonhos em realidade, incentivando e viabilizando a geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. O instituto apoia mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia e conseguem impactar as comunidades onde vivem.
Em 19 anos de atuação, o Instituto Consulado da Mulher já capacitou mais de 36 mil pessoas. Só no ano de 2020 foram 1.147 pessoas beneficiadas diretamente. Outras informações no site do instituto.
Há mais de 60 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Mais sobre a Consul no site da empresa.
A Zenir é uma empresa que traz a marca do povo cearense de ser resiliente e forte, sem perder o calor humano. Uma história de 29 anos, que começou com uma pequena loja em Iguatu e que hoje se consolida como um grande case de sucesso empresarial.
Hoje, a Zenir é uma rede de 53 lojas, com aproximadamente 2 mil colaboradores e uma carteira com quase 2 milhões de clientes. Números que colocam a Zenir entre as maiores empresas de varejo no Ceará, atuando com destaque no segmento de móveis e eletros.
O crescimento da empresa segue com passos seguros e sempre sobre os alicerces da credibilidade, do respeito, do compromisso social, da integridade, da humildade e do comprometimento em oferecer sempre o melhor para seus clientes e colaboradores, tendo sido reconhecida pelo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar.
Leia também | Governo notifica 650 mil pessoas a devolver auxílio emergencial recebido indevidamente na pandemia