

Os microparques fazem parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável, uma política de valorização dos espaços verdes | Foto: PMF
09 de outubro de 2025 — A Bloomberg Philanthropies divulgou a lista das 26 cidades finalistas do Local Leaders Awards 2025, e Fortaleza foi destaque com o Projeto Microparques Urbanos, que concorre na categoria Cidades Saudáveis, Comunidades Fortes. O prêmio reconhece políticas e programas inovadores conduzidos por governos locais que enfrentaram com eficácia os desafios das mudanças climáticas nos últimos três anos.
Realizado em parceria com o C40 Cities, o prêmio celebra as iniciativas que promovem o progresso climático global e o desenvolvimento urbano sustentável. Os vencedores serão anunciados durante o Local Leaders Forum, que acontecerá na COP30, no Rio de Janeiro, no dia 4 de novembro de 2025.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O Projeto Microparques Urbanos de Fortaleza visa ampliar as áreas verdes e promover o bem-estar social, ao mesmo tempo em que contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar. A capital cearense se junta a cidades como Paris, Sofia e Barcarena, que também concorrem na mesma categoria.
O Local Leaders Awards premia líderes locais que se destacam em seis áreas prioritárias, alinhadas aos temas da presidência da COP30: transição energética justa, adaptação climática, saúde pública, parcerias multilaterais, infraestrutura resiliente e soluções sustentáveis para resíduos.
De acordo com Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e enviado especial da ONU para Ação Climática, “as soluções eficazes muitas vezes começam no nível local — onde grandes ideias podem surgir e se espalhar de cidade em cidade”.
Além de Fortaleza, outras cidades brasileiras finalistas são Curitiba, Juiz de Fora, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina, Barcarena, Abaetetuba, Salvador, Recife e o Governo do Estado do Piauí. O prêmio homenageará um vencedor brasileiro e um global em cada uma das seis categorias.
Os projetos finalistas foram selecionados entre mais de 160 inscrições de 45 países, avaliados por um júri composto por líderes e especialistas globais em ação climática, inovação urbana e políticas públicas.
A Bloomberg Philanthropies atua em mais de 150 países e investe em áreas como meio ambiente, inovação governamental e saúde pública. Em 2024, a instituição distribuiu US$ 3,7 bilhões em iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Leia também | Programa “Meu Celular” já recuperou mais de 10 mil aparelhos no Ceará
Tags: Fortaleza, Microparques Urbanos, Local Leaders Awards, Bloomberg Philanthropies, C40 Cities, COP30, mudanças climáticas, sustentabilidade urbana, meio ambiente, cidades resilientes, ação climática, inovação urbana, transição energética, adaptação climática, Brasil sustentável, política ambiental, urbanismo verde, qualidade de vida, espaços públicos, Fortaleza sustentável