

Conhecida como “Geração Coca-Cola”, a GenX já representa R$ 151 bilhões em renda anual e exige estratégias modernas de marketing para o público sênior | Foto: divulgação
06 de setembro de 2025 – Conhecida como a Geração Coca-Cola é integrada por pessoas nascidas entre 1964 e 1980 que chegaram aos 60 anos. Tecnicamente – e só tecnicamente – segundo a OMS são considerados Pessoas Idosas pois nos países em desenvolvimento, em países desenvolvidos, aos 65. Até então os Boomers, geração nascida entre 1945 e 1963, eram os mais associados aos cabelos brancos e ao fato de terem cruzado a linha dos 60. Pois a mudança que começa exatamente este ano começa a integrar a Geração X ao grande e diverso grupo 60+.
O que isso causa além de permitir o embarque no grupo prioritário ou requerer o cartão para vaga especial no estacionamento? Nada, ou melhor, bem pouco no que se refere ao estilo de vida e comportamento. Se os Boomers já não eram os mesmos do grupo com 60 anos ou mais de 30 anos atrás, imaginem os Geração X atuais.
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Para entendermos melhor os impactos que a chegada aos 60 anos trará para marcas, produtos e serviços que já se relacionam com este consumidor precisamos resgatar as bases do Aging in Market, conceito que desenvolvi na SeniorLab que mapeou e propõe ajustes nas ferramentas de comunicação e design considerando as questões naturais do envelhecimento dos sentidos humanos. Mudanças na visão que vão além do tamanho da letra e entram em cores e contrastes que funcionam melhor e passam por tipos de fontes que devemos e não devemos usar. Nas alterações na audição o tipo de som que passa por uma campainha do micro-ondas ao padrão de voz de um atendente de call center ou locução de um vídeo. Acrescente-se também os ajustes por conta das mudanças cognitivas. Este tema é tão crucial no estudo do marketing que se transformou em matéria na FGV no curso de Formação Executiva em Mercado da Longevidade.
Da internalização de conhecimento nas áreas criativas e de desenvolvimento e aplicação na comunicação, produtos e estratégia. Sempre de forma discreta, apropriada e natural. Vamos conhecer um pouco mais de quem estamos falando e leva a arte de se relacionar com os 60+ para outro nível de desafio:
Quando iniciei minha jornada profissional há 10 anos, esperava por este momento. Onde cruzamos um marco biológico e fisiológico, com o comportamento de uma nova geração que já chega bem diferente de quem alcançou os 60 anos há 10, 20 e principalmente 30 anos.
O desafio para marcas, produtos e serviços está em conseguirem manter a conexão com a Geração X que tem o mesmo espírito dos anos 80, mas fisiológica e biologicamente está diferente, o que é natural para todos que chegam lá. O meu recado para as marcas é que aperfeiçoem suas ferramentas, canais e estratégias de forma discreta, natural e profissional. Perder a atenção dos clientes anda muito mais fácil do que conquistar.
Martin Henkel é CEO da SeniorLab, Professor. de marketing 60+ na FGV, sócio do Terra da Longevidade Produtos, criador e Coautor do livro A Trilha da Longevidade Brasileira e do livro SHOPPER60+.
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Tags: Geração X, Geração Coca-Cola, marketing 60+, longevidade, envelhecimento ativo, consumo sênior, Baby Boomers, SeniorLab, comportamento do consumidor, mercado 60+