A Rede Cuca, política pública da Prefeitura de Fortaleza executada pela Secretaria Municipal da Juventude, inicia, a partir desta quarta-feira (01/11), mais uma edição da campanha Mente Livre, Cuca Crespa, uma iniciativa dedicada ao mês da Consciência Negra. Com o tema “A arte não tem cor, mas reflete todas as vozes. Diga não ao racismo!”, a programação traz um mês de atividades para reforçar a importância da data. Celebrada em 20 de novembro, este dia homenageia a luta histórica de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.
A programação acontece em todas as unidades da Rede Cuca (Barra, Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici), com eventos realizados entre os dias 1º e 28 de novembro. As atividades incluem rodas de conversa, cine debates, oficinas, exposições, apresentações culturais e outras atividades gratuitas abertas ao público.
A campanha tem como objetivo abrir espaços de diálogo e de reflexão sobre ancestralidade, combate ao racismo e resgate de memórias da cultura afro-brasileira. O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para reconhecer a riqueza cultural e a resistência histórica da população negra, de forma a incentivar a sociedade a refletir sobre a sua grande influência nas manifestações culturais e na formação do Brasil enquanto nação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O tema do evento deste ano fortalece a ideia de que a expressão artística é um meio de empoderamento e de representatividade, permitindo que histórias antes marginalizadas encontrem seu devido espaço e ressonância. Portanto, a programação tem o objetivo de promover a valorização dessa diversidade cultural, fundamental para a construção de uma sociedade brasileira mais justa e igualitária.
A abertura oficial da campanha acontece nesta sexta-feira (01/11), no Cuca José Walter, a partir das 14h, com um bate-papo com o artista Mateus Fazeno Rock, que também fará um pocket show com Mumutante. Representantes da Rede Cuca, autoridades e convidados estarão presentes para celebrar o início da campanha.
– 01/11- Abertura da campanha no Cuca José Walter (14h às 18h)
– 06/11 – Show de reggae: Conexão Jamaica (19h às 21h, Cuca Mondubim)
– 07/11 – Papo de Lual: Memórias de Wellington (18h às 20h, Cuca Mondubim)
– 13/11 – Hip-Hop: das ruas pro mundo (09h30/ 15h, Cuca Pici)
– 14/11 – Baile Black e Bate-Papo sobre Quilombo de Palmares (18h às 21h, Cuca Jangurussu)
– 21/11 – Baile Afro (14h às 21h30, Cuca José Walter)
– 22/11 – Blackness Ball (17h às 21h, Cuca José Walter)
– 28/11 – Apresentação Baquetas do Jangu (18h, Cuca Jangurussu)
– Cuca Barra: Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
– Cuca Jangurussu: Av. Castelo de Castro esq. Av. Contorno Leste
– Cuca José Walter: Rua 69, s/n – Pref. José Walter
– Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim
– Cuca Pici: Rua Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici
Leia também| Etufor reforça frota com 40 ônibus extras para o Enem 2024 no próximo domingo (3)