logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meu Pai Corre: Corrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza
Meu Pai CorreCorrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza
01/08/2021
Phillipe Dantas lança clipe com versão do clássico 'Cinema Paradiso' nesta quarta (8/9)
CulturaPhillipe Dantas grava clássico ‘Cinema Paradiso’ em superprodução no Theatro José de Alencar
01/08/2021
Exibir tudo

EsporteRede Cuca oferece 13 das 30 modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos 2020

Esporte: Rede Cuca oferece 13 das 30 modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos 2020

A natação é uma das modalidades olímpicas bastante procuradas na Rede Cuca | Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza

O esporte está presente durante o ano inteiro no calendário de eventos da Rede Cuca

A maior competição esportiva do planeta respira juventude. Os Jogos Olímpicos 2020 são realizados em Tóquio, no Japão, mas não é preciso ir muito longe para acompanhar e praticar as modalidades que estão sendo disputadas do outro lado do mundo. Em Fortaleza, 13 das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca são olímpicas. Vôlei de raia, handebol, judô, karatê, skate, surfe, natação, triathlon, badminton, polo, aquático, voleibol, basquete e taekwondo fazem parte do quadro de atividades distribuídas nos Cuca Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter.

Algumas modalidades como o surfe, karatê e skate, que são estreantes nos Jogos Olímpicos, já estão na programação da Rede Cuca há algum tempo. Além desses esportes, a edição de Tóquio marca a estreia também da escalada e o retorno do beisebol/softbol ao programa depois das ausências em Londres e no Rio de Janeiro.

Skate

O skate que já fez sua estreia nos Jogos Olímpicos, garantiu duas medalhas de prata para o Brasil. Kelvin Hoefler (28) foi o primeiro brasileiro a garantir uma medalha nos Jogos de Tóquio. A outra prata ficou com a maranhense, Rayssa Leal (13). Sensação nas redes sociais, Rayssa, ficou conhecida como Fadinha do Skate e, com a segunda colocação, tornou-se a atleta mais jovem na história do Brasil a subir em um pódio olímpico.

Na Rede Cuca, a modalidade faz parte dos equipamentos desde o início das atividades. Os quatro Cucas contam com pistas de skate abertas ao público.

E foi na pista de skate do Cuca Mondubim onde Brenda Gomes (23) começou. A jovem vendia pulseirinhas pela cidade para juntar dinheiro e comprar seu primeiro shape. Com ajuda dos colegas, montou o skate e começou a praticar.

Mesmo tímida e em alguns momentos tendo que lidar com o preconceito por ser a única menina na pista, Brenda não se abalou e se dedicou mais ainda ao esporte. A skatista destaca com orgulho o fato de colaborar para mudar o esporte na cidade. “Ainda temos muito a conquistar, temos pouco apoio de patrocinadores. Mas as coisas estão mudando e o circuito feminino de skate é a prova disso. Eu ajudei a trazer esse evento para a Rede Cuca junto com a federação de skate e tem sido algo muito bom. Conseguimos trazer meninas de outros estados e elas vieram e fortaleceram. Fortaleza foi a primeira cidade do nordeste a ter um circuito feminino de skate”

Brenda também destaca a estreia do skate nas olimpíadas e a vitória de Rayssa Leal e diz que ficou emocionada com a conquista da atleta. “Eu sinto que é só o começo para o skate e vamos ter mais apoio. A Rayssinha é demais. Humildade e tendo destaque como uma skatista tão jovem do nordeste é muito bom ver um dos nossos no pódio. A galera do nordeste não tem muito apoio e visibilidade e acho esse acontecimento é uma oportunidade de sermos vistas”, acredita.

Além de aulas que acontecem no Cuca Jangurussu, desde 2016 a Rede Cuca promove o Circuito Juventude Ativa de Skate. Considerada o maior circuito municipal do país, a competição já consolidada na programação esportiva da cidade, acontece em oito etapas que são realizadas em pistas de skates espalhadas pela cidade. O circuito é dividido em cinco categorias: mirim, feminino, iniciante, local e aberto. Os três primeiros colocados recebem troféus e prêmios.

O professor de skate da Rede, Renner Souza (35), destaca que hoje a Rede Cuca é uma referência em investimentos nos esportes. “A Rede Cuca sempre acreditou, investiu e possibilitou oportunidades para mim como professor para poder difundir o meu esporte dentro da comunidade, possibilitando para os jovens viver essa experiência que é o skate. O skate é uma cultura muito forte e pode proporcionar para as crianças e jovens um olhar mais peculiar dentro da nossa sociedade. Graças a Deus, aqui em Fortaleza a gente tem esse incentivo e nós somos referência no Brasil. Hoje a Rede Cuca é referência de investimento não só no skate, mas nas 30 modalidades que compõem o esporte na Rede Cuca”, diz.

Leia também | Corrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza

Juventude na Onda

A primeira medalha de ouro chegou na última terça-feira (27/07), também debutando nas Olimpíadas e fazendo história direto da praia de Tsurigasaki, onde acontecem as competições de surfe, com o potiguar, Ítalo Ferreira (27), que se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe na história.

Assim como Ítalo Ferreira, muitos jovens conhecem e começam no surfe tendo o quintal de casa como escola. Na capital cearense, não é diferente. Com cerca de 25km de extensão e passando por 13 bairros, a orla de Fortaleza é um celeiro de talentos no surfe.

Visando estimular e apoiar a prática do esporte, em 2013, a Rede Cuca lançou o projeto Juventude na Onda. A cada nova edição, o projeto seleciona instrutores capacitados para auxiliar os alunos na prática do esporte em parceria com escolinhas de surfe espalhadas pela orla da cidade.

Além de realizar ações sustentáveis de inclusão social de jovens surfistas, o projeto oferece ajuda de custo para os instrutores selecionados. Ao todo, mais de mil jovens já foram beneficiados com o projeto.

Natação

A natação brasileira tem tradição nas Olimpíadas e já trouxe duas medalhas de bronze. Uma com o nadador Fernando Scheffer (23), nos 200m livre e outra com Bruno Fratus, nos 50 metros livre.

Na Rede Cuca, a modalidade conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Além de aulas, os atletas também são destaques em competições que incluem a natação, como o Triatlon. O Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, realizado neste mês, contou com 37 atletas da Rede Cuca.

Rede Cuca

Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Matrículas

Devido às restrições contra a Covid-19, as atividades da Rede Cuca passaram a ser realizadas de forma virtual. Dessa forma, parte das modalidades esportivas foram impossibilitadas.

Com a flexibilização de algumas atividades, a partir de quinta-feira (05/08), a Rede Cuca retorna com as matrículas para os esportes.

As inscrições serão online. Para se inscrever, os interessados devem ter idade entre 15 e 29 e realizar o cadastro no Portal da Juventude.

Leia também | Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas