logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meu Pai Corre: Corrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza
Meu Pai CorreCorrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza
01/08/2021
Phillipe Dantas lança clipe com versão do clássico 'Cinema Paradiso' nesta quarta (8/9)
CulturaPhillipe Dantas grava clássico ‘Cinema Paradiso’ em superprodução no Theatro José de Alencar
01/08/2021
Exibir tudo

EsporteRede Cuca oferece 13 das 30 modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos 2020

Esporte: Rede Cuca oferece 13 das 30 modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos 2020

A natação é uma das modalidades olímpicas bastante procuradas na Rede Cuca | Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza

O esporte está presente durante o ano inteiro no calendário de eventos da Rede Cuca

A maior competição esportiva do planeta respira juventude. Os Jogos Olímpicos 2020 são realizados em Tóquio, no Japão, mas não é preciso ir muito longe para acompanhar e praticar as modalidades que estão sendo disputadas do outro lado do mundo. Em Fortaleza, 13 das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca são olímpicas. Vôlei de raia, handebol, judô, karatê, skate, surfe, natação, triathlon, badminton, polo, aquático, voleibol, basquete e taekwondo fazem parte do quadro de atividades distribuídas nos Cuca Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter.

Algumas modalidades como o surfe, karatê e skate, que são estreantes nos Jogos Olímpicos, já estão na programação da Rede Cuca há algum tempo. Além desses esportes, a edição de Tóquio marca a estreia também da escalada e o retorno do beisebol/softbol ao programa depois das ausências em Londres e no Rio de Janeiro.

Skate

O skate que já fez sua estreia nos Jogos Olímpicos, garantiu duas medalhas de prata para o Brasil. Kelvin Hoefler (28) foi o primeiro brasileiro a garantir uma medalha nos Jogos de Tóquio. A outra prata ficou com a maranhense, Rayssa Leal (13). Sensação nas redes sociais, Rayssa, ficou conhecida como Fadinha do Skate e, com a segunda colocação, tornou-se a atleta mais jovem na história do Brasil a subir em um pódio olímpico.

Na Rede Cuca, a modalidade faz parte dos equipamentos desde o início das atividades. Os quatro Cucas contam com pistas de skate abertas ao público.

E foi na pista de skate do Cuca Mondubim onde Brenda Gomes (23) começou. A jovem vendia pulseirinhas pela cidade para juntar dinheiro e comprar seu primeiro shape. Com ajuda dos colegas, montou o skate e começou a praticar.

Mesmo tímida e em alguns momentos tendo que lidar com o preconceito por ser a única menina na pista, Brenda não se abalou e se dedicou mais ainda ao esporte. A skatista destaca com orgulho o fato de colaborar para mudar o esporte na cidade. “Ainda temos muito a conquistar, temos pouco apoio de patrocinadores. Mas as coisas estão mudando e o circuito feminino de skate é a prova disso. Eu ajudei a trazer esse evento para a Rede Cuca junto com a federação de skate e tem sido algo muito bom. Conseguimos trazer meninas de outros estados e elas vieram e fortaleceram. Fortaleza foi a primeira cidade do nordeste a ter um circuito feminino de skate”

Brenda também destaca a estreia do skate nas olimpíadas e a vitória de Rayssa Leal e diz que ficou emocionada com a conquista da atleta. “Eu sinto que é só o começo para o skate e vamos ter mais apoio. A Rayssinha é demais. Humildade e tendo destaque como uma skatista tão jovem do nordeste é muito bom ver um dos nossos no pódio. A galera do nordeste não tem muito apoio e visibilidade e acho esse acontecimento é uma oportunidade de sermos vistas”, acredita.

Além de aulas que acontecem no Cuca Jangurussu, desde 2016 a Rede Cuca promove o Circuito Juventude Ativa de Skate. Considerada o maior circuito municipal do país, a competição já consolidada na programação esportiva da cidade, acontece em oito etapas que são realizadas em pistas de skates espalhadas pela cidade. O circuito é dividido em cinco categorias: mirim, feminino, iniciante, local e aberto. Os três primeiros colocados recebem troféus e prêmios.

O professor de skate da Rede, Renner Souza (35), destaca que hoje a Rede Cuca é uma referência em investimentos nos esportes. “A Rede Cuca sempre acreditou, investiu e possibilitou oportunidades para mim como professor para poder difundir o meu esporte dentro da comunidade, possibilitando para os jovens viver essa experiência que é o skate. O skate é uma cultura muito forte e pode proporcionar para as crianças e jovens um olhar mais peculiar dentro da nossa sociedade. Graças a Deus, aqui em Fortaleza a gente tem esse incentivo e nós somos referência no Brasil. Hoje a Rede Cuca é referência de investimento não só no skate, mas nas 30 modalidades que compõem o esporte na Rede Cuca”, diz.

Leia também | Corrida de rua em homenagem aos pais promove saúde e arrecada alimentos em Fortaleza

Juventude na Onda

A primeira medalha de ouro chegou na última terça-feira (27/07), também debutando nas Olimpíadas e fazendo história direto da praia de Tsurigasaki, onde acontecem as competições de surfe, com o potiguar, Ítalo Ferreira (27), que se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe na história.

Assim como Ítalo Ferreira, muitos jovens conhecem e começam no surfe tendo o quintal de casa como escola. Na capital cearense, não é diferente. Com cerca de 25km de extensão e passando por 13 bairros, a orla de Fortaleza é um celeiro de talentos no surfe.

Visando estimular e apoiar a prática do esporte, em 2013, a Rede Cuca lançou o projeto Juventude na Onda. A cada nova edição, o projeto seleciona instrutores capacitados para auxiliar os alunos na prática do esporte em parceria com escolinhas de surfe espalhadas pela orla da cidade.

Além de realizar ações sustentáveis de inclusão social de jovens surfistas, o projeto oferece ajuda de custo para os instrutores selecionados. Ao todo, mais de mil jovens já foram beneficiados com o projeto.

Natação

A natação brasileira tem tradição nas Olimpíadas e já trouxe duas medalhas de bronze. Uma com o nadador Fernando Scheffer (23), nos 200m livre e outra com Bruno Fratus, nos 50 metros livre.

Na Rede Cuca, a modalidade conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Além de aulas, os atletas também são destaques em competições que incluem a natação, como o Triatlon. O Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, realizado neste mês, contou com 37 atletas da Rede Cuca.

Rede Cuca

Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Matrículas

Devido às restrições contra a Covid-19, as atividades da Rede Cuca passaram a ser realizadas de forma virtual. Dessa forma, parte das modalidades esportivas foram impossibilitadas.

Com a flexibilização de algumas atividades, a partir de quinta-feira (05/08), a Rede Cuca retorna com as matrículas para os esportes.

As inscrições serão online. Para se inscrever, os interessados devem ter idade entre 15 e 29 e realizar o cadastro no Portal da Juventude.

Leia também | Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado

Davi Alcolumbre segura pautas prioritárias do governo no Senado enquanto projetos com impacto fiscal avançam no Congresso | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

14/06/2026

Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
  • Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio0
    Tragédia: Colisão de helicópteros deixa seis mortos no Rio Aeronaves bateram no ar e caíram no Recreio dos Bandeirantes; um dos helicópteros explodiu após atingir o solo
    14/06/2026
  • São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola0
    Saúde: São Paulo descarta segundo caso suspeito de ebola Paciente de 31 anos segue internada com boa evolução clínica após exames negativos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz
    13/06/2026
  • Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação0
    Segurança: Líder do Tren de Aragua morre em operação Ação conjunta entre Estados Unidos e Venezuela resultou na morte de Niño Guerrero, apontado como chefe da organização criminosa venezuelana
    13/06/2026
  • Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA0
    Mundo: Irã blinda urânio e complica acordo com EUA Túneis desabados e entradas armadas com minas tornam mais difícil a retirada do estoque de urânio enriquecido, segundo fontes de inteligência
    13/06/2026
  • Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio0
    Segurança: Contrato de R$ 475 milhões mira Tarcísio Programa Muralha Paulista entra na mira do TCE-SP por contrato sem licitação para sistema de monitoramento inteligente em São Paulo
    12/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas