logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
TREs abrem cadastro para mesários voluntários
Política: TREs abrem cadastro para mesários voluntários
11/05/2026
Pesquisa revela imagem positiva e insegura
Brasil: Pesquisa revela imagem positiva e insegura
11/05/2026
Exibir tudo

Turismo: Check-in digital agiliza entrada em hotéis Nova ficha eletrônica permite cadastro antecipado e já é usada por milhares de hospedagens no Brasil

Check-in digital agiliza entrada em hotéis

Nova ficha digital promete agilizar check-in e modernizar hospedagens em todo o Brasil. | Foto: Roberto Castro/Mtur

11 de maio de 2026 – Hotéis, pousadas e hostels de todo o Brasil passaram a utilizar obrigatoriamente a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato totalmente digital. A medida moderniza o processo de check-in e promete mais agilidade para turistas e estabelecimentos.

Segundo o Ministério do Turismo, mais de 3,4 mil meios de hospedagem já adotaram o novo sistema eletrônico, que começou a valer oficialmente em 20 de abril.

Com a novidade, os hóspedes poderão preencher os dados antecipadamente antes da chegada ao hotel, utilizando links ou QR Codes enviados pela própria hospedagem.

O cadastro também poderá ser realizado diretamente em dispositivos disponibilizados nos estabelecimentos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Novo sistema substitui fichas em papel

A ficha digital substitui o antigo modelo preenchido manualmente no balcão dos hotéis, prática obrigatória há décadas no Brasil.

Com a digitalização, o processo de check-in se torna mais rápido e organizado, além de integrar as informações em um sistema unificado.

Antes, os dados eram registrados manualmente, o que tornava o atendimento mais lento e gerava armazenamento em diferentes formatos.

Agora, as informações passam a ser preenchidas online, facilitando tanto a experiência do hóspede quanto a gestão das hospedagens.

Redes hoteleiras já utilizam modelo

O presidente do Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes, afirmou que a capital fluminense iniciou a implementação do sistema ainda no ano passado.

“Imagina quando chegava um grupo grande no hotel, a demora que era para fazer o check-in de todos que chegavam. Na Espanha, o visitante faz o check-in no primeiro hotel, ganha um QR Code, e não precisa fazer o procedimento nos outros hotéis. Esse é o próximo passo no Brasil”, disse Lopes.

Sistema segue regras da LGPD

O Ministério do Turismo destacou que o novo sistema segue integralmente as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança das informações pessoais dos hóspedes.

Segundo o governo federal, a plataforma não realiza monitoramento de turistas nem rastreamento de deslocamentos.

Os dados coletados continuam sendo basicamente os mesmos já exigidos anteriormente nas fichas físicas, como informações pessoais e de identificação.

Dados ajudam políticas públicas do turismo

As informações abastecem o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, utilizado para mapear o fluxo turístico no país, incluindo número de visitantes, perfil dos turistas e taxa de ocupação hoteleira.

De acordo com o governo, os dados são utilizados de forma agregada e sem identificação individual, servindo como base para formulação de políticas públicas e investimentos no setor turístico.

O sistema também não coleta informações sobre gastos, consumo ou comportamento dos viajantes.

Leia também | TREs abrem cadastro para mesários voluntários

Política: TREs abrem cadastro para mesários voluntários

Tags: Turismo, check-in digital, hotéis, hospedagem, Ministério do Turismo, ficha digital, LGPD, hotéis no Brasil, pousadas, hostels, tecnologia no turismo, cadastro digital, QR Code, Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, turismo brasileiro, inovação, setor hoteleiro, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Pesquisa revela imagem positiva e insegura

Pesquisa internacional aponta turismo como ponto forte e segurança pública como principal desafio da imagem do Brasil. | Foto: Instagram/Parque Bondinho Pão de Açúcar

11/05/2026

Brasil: Pesquisa revela imagem positiva e insegura Estudo internacional aponta que país é admirado pelas belezas naturais, mas enfrenta desafio na segurança pública


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Kaline Ferraz promove noite de autocuidado0
    Social: Kaline Ferraz promove noite de autocuidado Dermatologista reuniu convidadas em evento especial de Dia das Mães com foco em beleza, autoestima e bem-estar
    11/05/2026
  • Irã chama proposta aos EUA de “generosa”0
    Mundo: Irã chama proposta aos EUA de “generosa” Porta-voz iraniano afirma que exigências incluem fim da guerra, suspensão de sanções e garantias de segurança regional
    11/05/2026
  • Cultura: Arte de Edmar transforma vidas em projeto inclusivo0
    Inclusão: Projeto usa arte para inclusão de jovens Down Curso em Fortaleza promove expressão e autonomia
    11/05/2026
  • Política: Flávio monta núcleo para corrida ao Planalto0
    Política: Flávio monta núcleo para corrida ao Planalto Senador do PL estrutura equipe política, jurídica e de comunicação para pré-campanha presidencial
    10/05/2026
  • Alerta: Anvisa mantém restrição a produtos Ypê0
    Alerta: Anvisa mantém restrição a produtos Ypê Órgãos sanitários recomendam que consumidores evitem uso de lotes específicos da marca
    10/05/2026
  • Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias0
    Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias Operação acompanhada pela OMS retira passageiros do MV Hondius após surto que deixou três mortos
    10/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas