logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Musical sobre princesa Diana chega a Fortaleza
Cultura: Musical sobre princesa Diana chega a Fortaleza
14/10/2026
Exibir tudo

Saúde: Ceará terá transplantes renais com cirurgia robótica Hospital Cura D’Ars realiza procedimentos inéditos pelo SUS em Fortaleza nos dias 16 e 17 de outubro

Ceará terá transplantes renais com cirurgia robótica

Os procedimentos estão previstos para os dias 16 e 17 de outubro, pelo SUS, com participação de uma equipe que acumula experiência em mais de 3 mil transplantes renais. | Foto: divulgação

14 de outubro de 2026 – O Ceará terá os primeiros transplantes renais com implante do rim por cirurgia robótica nos dias 16 e 17 de outubro, no Hospital Cura D’Ars, da Rede São Camilo, em Fortaleza. Os procedimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e marcam a introdução dessa tecnologia no programa de transplante renal do Estado.

A equipe responsável pelos procedimentos tem origem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e reúne profissionais com décadas de experiência na área, acumulando mais de 3 mil transplantes renais. Atualmente, os especialistas integram o Centro de Transplante Renal de Fortaleza e atuam no programa da unidade hospitalar.

A iniciativa busca incorporar recursos tecnológicos avançados aos procedimentos já realizados no Ceará, com foco na precisão cirúrgica e na segurança dos pacientes.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Como funciona o transplante renal por cirurgia robótica

A cirurgia robótica permite ao médico operar com visão tridimensional ampliada e instrumentos articulados que possibilitam movimentos precisos. Esses recursos podem contribuir para a execução de etapas delicadas do transplante, como as conexões entre os vasos sanguíneos e a reconstrução do trato urinário.

A técnica também busca reduzir o trauma relacionado ao acesso cirúrgico e favorecer a recuperação após a operação. Os resultados, no entanto, dependem das condições clínicas de cada paciente e da avaliação da equipe responsável.

Na fase inicial do programa, estão previstos dez procedimentos, começando pelos transplantes intervivos programados, realizados quando o rim é doado por uma pessoa viva. Nesses casos, a retirada do órgão do doador será feita por técnica minimamente invasiva, enquanto o implante no receptor contará com o auxílio da plataforma robótica.

Equipe reúne experiência de mais de 3 mil transplantes

O urologista e cirurgião de transplante renal Anastácio Dias é o responsável pela implantação da técnica robótica no programa. Segundo ele, a novidade representa uma evolução de um trabalho construído ao longo de décadas no Ceará.

“Estamos trazendo uma nova tecnologia para um programa construído sobre décadas de experiência. Nossa equipe é proveniente do Hospital Geral de Fortaleza e acumula mais de 3 mil transplantes renais realizados. Agora damos um novo passo, incorporando a cirurgia robótica ao transplante renal, com os primeiros procedimentos realizados pelo SUS. O objetivo não é apenas fazer uma cirurgia pioneira, mas estabelecer um programa seguro, estruturado e sustentável de transplante renal robótico no Ceará”, afirma.

Anastácio Dias tem cerca de duas décadas de atuação no programa de transplante renal de Fortaleza e experiência em cirurgia robótica urológica. A implantação da nova técnica foi precedida por treinamento específico e intercâmbio com centros internacionais especializados.

Preparação incluiu intercâmbio internacional

Uma das referências utilizadas na preparação do programa foi a Fundació Puigvert, em Barcelona, na Espanha, instituição europeia com experiência em transplantes renais robóticos.

O treinamento incluiu acompanhamento presencial de cirurgias, discussão de técnicas, padronização de materiais e planejamento da implantação do programa em Fortaleza.

Os primeiros procedimentos também contarão com consultoria e proctoria internacional do médico Andre Belarmino, formado pela Weill Cornell Medicine, com graduação em Psicologia pela Princeton University e residência em Urologia pela UCLA David Geffen School of Medicine/UCLA Medical Center.

Atualmente, Belarmino atua como fellow em transplante renal robótico e oncologia urológica na Fundació Puigvert. Ele também ocupa o cargo de diretor de Estratégia e Inovação na Viz.ai, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da saúde.

Tecnologia amplia possibilidades no SUS

O transplante renal assistido por robô ainda é realizado em um número restrito de centros brasileiros. A realização dos procedimentos pelo SUS em Fortaleza representa a ampliação do acesso a uma tecnologia que permanece limitada no País.

A iniciativa combina recursos de cirurgia robótica com a experiência acumulada pela equipe cearense e prevê a implantação gradual da técnica, começando por casos programados com doadores vivos.

O Ceará está entre os estados brasileiros com maior volume de transplantes renais. De acordo com os dados fornecidos pelo hospital, a unidade do Cura D’Ars realizou 159 transplantes de rim entre 2022 e agosto de 2024.

A equipe responsável pelo programa reúne experiência em transplantes de pacientes adultos e pediátricos, com órgãos provenientes de doadores vivos e falecidos. A incorporação da cirurgia robótica representa uma nova etapa no desenvolvimento técnico e tecnológico do transplante renal no Estado.

Leia também | Musical sobre princesa Diana chega a Fortaleza

Cultura: Musical sobre princesa Diana chega a Fortaleza

Tags: transplante renal, cirurgia robótica, transplante renal robótico, Hospital Cura D’Ars, Rede São Camilo, saúde no Ceará, saúde em Fortaleza, SUS, Sistema Único de Saúde, transplantes pelo SUS, inovação na saúde, tecnologia médica, cirurgia minimamente invasiva, transplante de rim, doação de órgãos, doador vivo, equipe de transplante renal, Anastácio Dias, Hospital Geral de Fortaleza, HGF, Fundació Puigvert, transplantes no Ceará, medicina de alta complexidade, robótica na medicina, recuperação pós-operatória, saúde pública, avanços médicos, tecnologia hospitalar, Centro de Transplante Renal de Fortaleza, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

Mulheres formadas pelo projeto “A Vida é Feminina”, da EDISCA, apresentam produtos de culinária regional e artesanato em feira gratuita no bairro Água Fria, em Fortaleza. | Foto: divulgação

14/10/2026

Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras Evento gratuito em Fortaleza reúne produtos de culinária e artesanato feitos por mães de alunos, além de oficinas, palestra e aula-show


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

Últimas Notícias

  • Eleições: TSE libera canal Exército do Lula após registro0
    Eleições: TSE libera canal Exército do Lula após registro Nunes Marques reconheceu formalização da ferramenta e determinou prazo de 48 horas para retomada das atividades
    13/10/2026
  • Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO0
    Saúde: Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO Peça da Linhas & Cores oferece suporte para próteses mamárias e terá vendas revertidas para a Associação Nossa Casa, em Fortaleza
    13/10/2026
  • Nunes Marques suspende canal Exército do Lula0
    Política: Nunes Marques suspende canal Exército do Lula Presidente do TSE determinou que canal no WhatsApp fique fora do ar até a regularização do registro eleitoral
    13/10/2026
  • Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal0
    Gastronomia: Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal Brunno Malheiros, da Cheiro do Pão, integra associações internacionais e aposta em fermentação natural, ingredientes selecionados e formação profissional
    13/10/2026
  • Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza0
    Cultura: Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza Jaízza Figueirêdo conquista o LAD Awards 2026 com iniciativa que transforma os mapas dos 121 bairros da capital em ferramenta de educação territorial
    13/10/2026
  • Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos0
    Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos Artista baiano enfrentava um câncer no sistema linfático e estava em tratamento em Salvador
    13/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas