logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Exposição UNA reúne 114 obras de Roberto Galvão
Cultura: Exposição UNA reúne 114 obras de Roberto Galvão
17/08/2026
Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump
Mundo: Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump
17/08/2026
Exibir tudo

Direitos: Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio Especialista defende que o enfrentamento à violência contra a mulher deve começar antes das agressões, com educação, debate sobre masculinidades e fortalecimento de políticas preventivas

Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio

O Agosto Lilás reforça a importância da prevenção à violência contra a mulher e do fortalecimento de ações educativas para combater o feminicídio antes que ele aconteça. | Foto: divulgação

17 de agosto de 2026 – O Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, reforça neste ano a necessidade de ampliar as ações de prevenção ao feminicídio. Apesar dos avanços nas legislações e no fortalecimento da rede de proteção às vítimas, especialistas alertam que a violência de gênero continua em níveis preocupantes e exige estratégias que atuem antes da ocorrência das agressões.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 25% das mulheres entre 15 e 49 anos já sofreram violência física ou sexual praticada por um parceiro íntimo ao menos uma vez durante a vida. No Brasil, o cenário também preocupa. Segundo a 20ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1,5 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2025, alta de 4% em relação ao ano anterior. O levantamento aponta uma média de quatro assassinatos por dia e uma taxa de 1,4 feminicídio para cada 100 mil mulheres.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Prevenção deve começar antes da violência

Para Suzana Coelho, fundadora do Instituto Afetto e especialista em diversidade, direitos humanos e desenvolvimento organizacional, o fortalecimento da rede de proteção é essencial, mas precisa ser acompanhado por ações preventivas.

“O país estruturou uma rede de proteção muito mais robusta para as mulheres, com legislações específicas, canais de denúncia, medidas protetivas e serviços especializados. Esses mecanismos são fundamentais e salvam vidas, mas os dados mostram que, sozinhos, eles ainda não conseguem interromper o ciclo da violência antes que chegue ao feminicídio”, afirma.

Segundo a especialista, é necessário ampliar as políticas públicas voltadas também para homens e meninos, promovendo educação sobre igualdade de gênero, reflexão sobre masculinidades e programas capazes de interromper o ciclo da violência antes da primeira agressão.

“Se 97% dos autores desses crimes são homens, precisamos ampliar o foco das políticas preventivas. Poucas políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero são desenhadas para atuar antes, com os homens e meninos: ações voltadas à prevenção primária, educação sobre masculinidades, responsabilização não exclusivamente punitiva, espaços de escuta e reeducação, programas capazes de interromper o ciclo de violência antes da primeira agressão, não apenas após a última”, analisa.

Identificar os primeiros sinais pode salvar vidas

Suzana Coelho destaca que o feminicídio normalmente representa o desfecho de uma sequência de violências que incluem ameaças, perseguições, agressões psicológicas e físicas.

“O feminicídio é a última etapa de uma escalada de violência. Quando conseguimos identificar e interromper esse ciclo nos primeiros sinais, aumentamos significativamente as chances de preservar vidas”, explica.

Para a especialista, o debate promovido pelo Agosto Lilás deve ir além da divulgação dos canais de denúncia e das medidas protetivas, incorporando ações permanentes de educação e transformação cultural.

“O combate à violência contra a mulher não pode começar apenas quando ela procura ajuda. Construímos, como sociedade, um sistema quase inteiro voltado a proteger a mulher depois que o risco já apareceu, e atribuímos à mulher a responsabilidade por se proteger de uma violência que não produziu, deixando em segundo plano a análise sobre os fatores que levam um homem a chegar a esse desfecho. O combate à violência precisa começar muito antes, na formação das crianças, na maneira como educamos nossos meninos, nas relações que construímos e na forma como a sociedade encara a desigualdade de gênero. É essa mudança estrutural que poderá alterar, de forma consistente, os números que o país registra ano após ano”, conclui.

Leia também | Exposição UNA reúne 114 obras de Roberto Galvão

Cultura: Exposição UNA reúne 114 obras de Roberto Galvão

Tags: Agosto Lilás, violência contra a mulher, feminicídio, prevenção, direitos das mulheres, OMS, Organização Mundial da Saúde, Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Afetto, Suzana Coelho, violência de gênero, igualdade de gênero, masculinidades, políticas públicas, proteção às mulheres, combate ao feminicídio, segurança pública, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Mendonça manda retirar vídeos de Lula com pedido de voto

O presidente Lula discursa durante convenção do PT em Salvador, na Bahia, no dia 1º de agosto. | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

18/08/2026

Política: Mendonça manda retirar vídeos de Lula com pedido de voto Ministro do TSE determinou remoção de trechos de discurso feito pelo presidente em convenção do PT na Bahia antes do início oficial da campanha


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 18/08/2026

    Exploração na Foz do Amazonas divide o Brasil - sun-it Comentado em Energia: Margem Equatorial pode virar novo pré-sal

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

Últimas Notícias

  • Mendonça manda retirar vídeos de Lula com pedido de voto0
    Política: Mendonça manda retirar vídeos de Lula com pedido de voto Ministro do TSE determinou remoção de trechos de discurso feito pelo presidente em convenção do PT na Bahia antes do início oficial da campanha
    18/08/2026
  • Moraes autoriza Bolsonaro a sair de casa para dentista0
    Política: Moraes autoriza Bolsonaro a sair de casa para dentista Ministro do STF determinou que data e local do atendimento sejam mantidos em sigilo por razões de segurança
    18/08/2026
  • PRF apreende 100 kg de cocaína na BR-222, no Ceará0
    Segurança: PRF apreende 100 kg de cocaína na BR-222, no Ceará Ação conjunta com o Canil da Polícia Militar localizou 104 tabletes da droga escondidos na lataria de uma Fiat Strada em São Gonçalo do Amarante
    18/08/2026
  • Discord suspende lives após decisão da ANPD0
    Tecnologia: Discord suspende lives após decisão da ANPD Plataforma interrompe transmissões de vídeo no Brasil por tempo indeterminado para cumprir medida cautelar da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
    18/08/2026
  • Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump0
    Mundo: Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump Presidente dos Estados Unidos determinou redução das manobras militares conjuntas, mas treinamento entre forças sul-coreanas e norte-americanas foi iniciado conforme o cronograma
    17/08/2026
  • Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio0
    Direitos: Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio Especialista defende que o enfrentamento à violência contra a mulher deve começar antes das agressões, com educação, debate sobre masculinidades e fortalecimento de políticas preventivas
    17/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas