logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Waldonys divide o palco e o microfone em duas músicas do novo trabalho de Marisa Monte
Música Waldonys divide o palco e o microfone em duas músicas do novo trabalho de Marisa Monte
24/11/2023
Gravuras de sítio arqueológico são vistas durante seca em Manaus
Seca do Rio Negro Gravuras de sítio arqueológico são vistas durante seca em Manaus
24/11/2023
Exibir tudo

Cinema 33º Cine Ceará começa neste sábado (25) Festival Ibero-americano de Cinema acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Fortaleza

33º Cine Ceará começa neste sábado (25)

A mulher selvagem (Alan González. Ficção. 93’. Cuba. 2023) abre a Mostra Ibero-americana de Longa-metragem. Foto: Divulgação

Curtas, longas, debate e homenagem marcam o primeiro dia do 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, neste sábado, 25, em Fortaleza. Com programação até o dia 1º de dezembro, mais de 80 filmes serão exibidos, entre produções cearenses, nacionais e de outros países.  As três mostras competitivas – Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará – somam 43 filmes concorrendo ao troféu Mucuripe em categorias diversas; desse total, 21 têm diretoras mulheres, ou seja, mais de 48% dos filmes em competição. 

Primeiro dia

A programação deste sábado de abertura começa às 14h no Cinema do Dragão, com a exibição de quatro dos 15 curtas que competem na Mostra Olhar do Ceará. São eles: “Barra Nova” (Diego Maia. Animação. 12’. Ceará. 2022), “Camurupim” (Allan Matheus. Experimental. 12’. Ceará. 2022), “Encruzilhadas do som” (Edigar Martins. Documentário. 18’. Ceará. 2023) e “Todo mundo tem um anjo” (Neil Armstrong Rezende.  Animação. 10’. Ceará. 2023). Às 16h, no mesmo local, será exibido “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislandia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022), um dos oito longas da Mostra Olhar do Ceará. Após as sessões acontecem debates mediados por Camilla Osório, curadora da mostra.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Solenidade de abertura

Às 19h, no Cineteatro São Luiz, acontece a Solenidade de Abertura, com homenagem a duas personalidades do setor audiovisual, a jornalista e doutora em sociologia Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes, e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o roteirista pernambucano George Moura, autor de séries de sucesso como “Onde Está Meu Coração”, “Amores Roubados” e  “O Rebu”.

Na sequência, a Mostra A Cinemateca é Brasileira, iniciada no dia 14, termina com a exibição de um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro, o curta-metragem “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado. Na ocasião, estará presente a diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão.

A programação de abertura do Cine Ceará no Cineteatro São Luiz termina com a exibição de “La mujer salvaje / A mulher selvagem” (Alan González. Ficção. 93’. Cuba. 2023), primeiro dos seis filmes que estão na Mostra Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem desta edição.

Na Praça do Ferreira, em frente ao Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, o Cine Ceará realiza a Mostra Cinema na Praça, que, na noite de abertura, também às 19h, exibirá “Jeca Tatu” (Milton Amaral. Ficção. 95’. Brasil. 1959).

Ainda no sábado, começa a mostra paralela Cine Ceará no Itaú Cultural Play, realizada on-line pelo streaming do Itaú Cultural Play até o dia 10 de dezembro. Na plataforma serão exibidos alguns dos filmes da Mostra Olhar do Ceará desta edição do festival.

O Cine Ceará tem acesso gratuito à toda a programação. Informações sobre a retirada de ingressos estão disponíveis no site do festival: www.cineceara.com. 

O que ver no Cine Ceará

Mostra Ibero-americana de Longa-metragem; 

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem;

Mostra Olhar do Ceará;

Exibições Especiais;

Mostras Sociais;

A Cinemateca é Brasileira;

Canal Brasil 25 Anos;

Vitrine LGBTQIA+;

Cine Ceará no Itaú Cultural Play 

Como retirar os ingressos

Cineteatro São Luiz – Os ingressos gratuitos para os filmes do 33º Cine Ceará que serão exibidos à noite no Cineteatro São Luiz serão disponibilizados na plataforma Sympla a partir das 12h do dia que antecede cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.

Cinema do Dragão – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física do Cinema do Dragão a partir das 13h, uma hora antes do início das sessões, que terão início às 14h.

Hotel Sonata de Iracema – Os debates sobre os filmes vão ocorrer sempre pela manhã, tendo como pauta os filmes das mostras exibidos na noite anterior. O acesso é por ordem de chegada e o espaço está sujeito à lotação.

Mostras Sociais – As mostras Melhor Idade, Acessibilidade, no Cinema do Dragão, e O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, no Cineteatro São Luiz, são destinadas, prioritariamente, a associações que atendem os públicos específicos de cada uma delas. Havendo disponibilidade, o acesso é liberado ao público em geral, estando sujeito à lotação de cada espaço.

Curso de cuidados jurídicos para produções audiovisuais

No site do Cine Ceará estão abertas as inscrições para o curso de Cuidados Jurídicos para Produções Audiovisuais, ministrado pelos advogados Thaís Sales e Diego Medeiros na Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre os dias 27 e 30 de novembro, das 16h às 18h30. Com o objetivo de analisar a cadeia de direitos que permeia produções audiovisuais nas principais fases de um projeto, o curso é destinado a estudantes de cinema e audiovisual, produtoras e produtores audiovisuais, realizadoras e realizadores audiovisuais, programadoras de televisão e cinema, profissionais do mercado audiovisual. As inscrições seguem até 24 de novembro. O resultado será divulgado no dia 26/11. 

O Festival

O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Canal Brasil, Apoio da Mob Telecom e parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Hotel oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Banco do Nordeste, Cegás e Porto do Pecém. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Itaú.

Serviço

33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema 

De 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará.

Site: www.cineceara.com.

Instagram: @cineceara,

Facebook: Festival Cine Ceará.

E-mail: contatos@cineceara.com.

Leia também| Waldonys divide o palco e o microfone em duas músicas do novo trabalho de Marisa Monte

Música Waldonys divide o palco e o microfone em duas músicas do novo trabalho de Marisa Monte
Compartilhar

Artigos Relacionados

FICCO cumpre mandados sobre eleições em Ocara

Operação Coactio, da FICCO/CE, cumpre mandados de busca e apreensão em investigação sobre supostos crimes relacionados às eleições municipais de 2024 em Ocara. | Foto: Aprece

28/07/2026

Polícia: FICCO cumpre mandados sobre eleições em Ocara Operação Coactio investiga suposta atuação de organização criminosa em crimes eleitorais durante o pleito municipal de 2024


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/07/2026

    yanalex Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 25/07/2026

    Ana Lucia Souza Do Nascimento Comentado em Oportunidade: ArcelorMittal abre edital com até R$ 100 mil

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

  • 23/07/2026

    BENEDITO BARBOSA DO NASCIMENTO Comentado em Inclusão: Projeto abre oficinas de arte para PCDs e pessoas com TEA

Últimas Notícias

  • FICCO cumpre mandados sobre eleições em Ocara0
    Polícia: FICCO cumpre mandados sobre eleições em Ocara Operação Coactio investiga suposta atuação de organização criminosa em crimes eleitorais durante o pleito municipal de 2024
    28/07/2026
  • Nação Nordestina conquista Estadual de Quadrilhas0
    Cultura: Nação Nordestina conquista Estadual de Quadrilhas Grupo de Juazeiro do Norte vence o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e também leva os prêmios de Melhor Casal de Noivos e Melhor Casamento
    28/07/2026
  • Eleições: Biometria será usada nas eleições0
    Eleições: Biometria será usada nas eleições Eleitor com título regular poderá votar mesmo sem cadastro biométrico, mediante apresentação de documento de identificação
    28/07/2026
  • Cultura: Escritora cearense lança livro de terror0
    Cultura: Escritora cearense lança livro de terror Obra “Por cima do teu cadáver”, de Camile Queiroz, será lançada em Fortaleza no dia 8 de agosto, com bate-papo, autógrafos e brindes exclusivos
    28/07/2026
  • Terremoto de 7,1 atinge sul do Japão e gera alerta de tsunami0
    Mundo: Terremoto de 7,1 atinge sul do Japão e gera alerta de tsunami Sismo provocou feridos, incêndios, desabamentos e cortes de energia; alerta de tsunami foi cancelado após avaliação das autoridades
    28/07/2026
  • Saúde: UNAIDS alerta para avanço do HIV no mundo0
    Saúde: UNAIDS alerta para avanço do HIV no mundo Relatório aponta queda histórica de mortes e infecções, mas vê risco de ressurgimento da epidemia por cortes de financiamento e desigualdade no acesso à prevenção
    27/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas