O avião que caiu com a cantora Marília Mendonça foi retirado, neste domingo (7/11), do local da tragédia. A remoção dos destroços da aeronave começou de manhã. O bimotor, modelo Beech Aircraft, da empresa PEC Taxi Aereo, foi puxado por um guindaste e retirado das pedras próximas a uma cachoeira. Na noite de sábado (6/11), o avião já havia sido retirado da correnteza da cachoeira, onde caíra após colidir com uma linha de transmissão de energia elétrica.
O acidente ocorreu a cerca de dois quilômetros do aeroporto, em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, no oeste de Minas Gerais, na tarde de sexta-feira (5/11). Além da cantora, também morreram no acidente o tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro e os dois tripulantes: o piloto Geraldo Medeiros, de 56 anos, e do copiloto Tarciso Viana, de 37.
O avião estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 1º de julho de 2022. Após o acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica, foi acionado para investigar as possíveis causas.
Além de estudar o cenário do acidente e ouvir os relatos de testemunhas, os peritos também recolheram da peças da aeronave e documentos para tentar entender o que fez o piloto perder altitude ou voar abaixo da altitude necessária para passar pelo local.
A investigação do Cenipa não tem data para ser concluída e busca evitar que outros acidentes com características semelhantes ocorram.
O voo fretado pela equipe da cantora Marília Mendonça partiu do aeroporto de Goiânia (GO), mas não chegou ao destino no horário previsto. Os bombeiros foram acionados às 15h30 para atender a ocorrência e encontraram a aeronave bastante danificada e todas as vítimas sem vida.
Testemunhas informaram que a aeronave colidiu com um cabo da rede elétrica de alta tensão, que passa perto do local do acidente, e logo em seguida perdeu a sustentação.
Na tarde de sábado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou um comunicado sobre o acidente confirmando que a aeronave colidiu com uma linha de transmissão de energia elétrica. “A linha de distribuição atingida pela aeronave prefixo PT-ONJ, no trágico acidente de ontem [sexta-feira], está fora da zona de proteção do Aeródromo de Caratinga, nos termos de Portaria específica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica Brasileiro”.
A empresa PEC Taxi Aereo Ltda informou que as investigações das autoridades irão esclarecer as causas do acidente. “A companhia novamente lamenta esse trágico acidente e se solidariza com parentes e amigos das vítimas”, disse em novo comunicado.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave propriedade da empresa estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 1º de julho de 2022.
Neste domingo (7/11), foram realizados os enterros do piloto da aeronave, Geraldo Medeiros, de 56 anos, e do copiloto, Tarciso Viana, de 37 anos.
Os corpos foram levados para o Distrito Federal, onde residem as famílias.
Geraldo foi enterrado no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. O copiloto, Tarciso Pessoa Viana, foi sepultado no Cemitério de Taguatinga, no Distrito Federal. Ele deixou dois filhos e a esposa grávida de oito meses.
A cantora Marília foi enterrada ontem (6/11), no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia. O sepultamento foi acompanhado apenas por familiares. Antes, o corpo foi velado no ginásio Goiânia Arena. Durante toda a tarde, fãs e amigos da artista prestaram as últimas homenagens.
Leia também | Renno Poeta homenageia Marília Mendonça; ele é autor de um dos grandes sucessos da cantora
Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis (GO) em 22 de julho de 1995. Vivia o auge do sucesso, aos 26 anos de idade. Entre os grandes sucessos, que a colocaram como uma das cantoras mais ouvidas do país, estão “Infiel”, “Todo Mundo Vai Sofrer”, “De quem é a culpa?” e “Eu sei de cor”. Ela deixa um filho, Léo, que completa dois anos em dezembro. , provocou uma comoção nacional e repercutiu em quase todo o mundo.
Poucas horas antes do acidente, a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, ligou para cinco fãs, de forma anônima para promover o clipe da nova música de trabalho, chamada “Fã Clube”. Os vídeos foram gravados dentro do carro, quando ela se deslocava para o aeroporto de Goiânia (GO). Parte das conversas foi postada na conta oficial da cantora, no Instagram. Confira:
Antes de embarcar no avião particular, PT-ONJ, o produtor Henrique Bahia fez as últimas imagens de Marília Mendonça, ainda com vida, caminhando em direção à aeronave e, pouco depois, já dentro do avião que seguia para Minas Gerais, ela foi filmada almoçando. Marília mantinha um semblante triste, mas tudo não passava de uma brincadeira. As imagens compuseram um vídeo sobre o ‘desafio’ de manter a dieta rigorosa em dia. Em respeito à família da cantora Marília Mendonça e dos fãs, editamos o vídeo retirando a brincadeira e o áudio original, deixamos as imagens em silêncio. Assista:
Leia também | 7 de novembro é dia de homenagear quem leva informação e entretenimento pelas ondas do rádio