As negociações estão sendo feitas para que o encontro ocorra na segunda-feira (10/01) | Foto: North Korea's/Korean Central News Agency (KCNA)
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) planeja realizar, na próxima semana, reunião de emergência para discutir o último lançamento de míssil pela Coreia do Norte, na quarta-feira (5/01).
Fontes diplomáticas da ONU afirmaram, na quinta-feira (6/01), que cinco países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e França, solicitaram reunião emergencial do conselho. Negociações estão sendo feitas para que o encontro ocorra na segunda-feira (10/01).
O lançamento do míssil foi informado pelo jornal do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, na quinta-feira (6/01): “o míssil, testado um míssil hipersônico no dia anterior, transportava uma ‘ogiva hipersônica’, que ‘atingiu com precisão um alvo a 700 quilômetros (km) de distância’.
O Japão e os Estados Unidos disseram que o lançamento, que utilizou tecnologia de mísseis balísticos, constitui violação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
As armas hipersônicas geralmente voam em direção a alvos em atitudes mais baixas do que os mísseis balísticos e podem atingir mais de cinco vezes a velocidade do som – cerca de 6,2 mil km por hora.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
O conselho realizou reuniões de emergência quando a Coreia do Norte lançou mísseis em setembro e em outubro do ano passado. Nações ocidentais pediram uma declaração condenando os lançamentos, mas a China e a Rússia não concordaram.
Pequim e Moscou estão pedindo a suspensão de sanções contra Pyongyang. Observadores afirmam que há possibilidade de o Conselho de Segurança não ser capaz de apresentar, novamente, uma frente unida contra a Coreia do Norte.
Com informações da NHK, emissora pública de televisão do Japão/Agência Brasil
Leia também | Djokovic ganha pelo menos 72 h de permanência em Melbourne para participar de audiência