logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Agronegócio: Quadra chuvosa demanda atenção na produção de camarão, pontuam especialistas
Agronegócio Quadra chuvosa demanda atenção na produção de camarão, pontuam especialistas
24/03/2022
Maranguape: Governo do Ceará autoriza obras que melhoram qualidade de vida e incentivam a cultura e o turismo
Maranguape Governo do Ceará autoriza obras que melhoram qualidade de vida e incentivam a cultura e o turismo
24/03/2022
Exibir tudo

Segurança Polícia e Receita Federal combatem grupos investigados por tráfico internacional de cocaína Traficantes usavam Porto de Paranaguá para enviar a droga para Europa

Segurança: Polícia e Receita Federal combatem grupos investigados por tráfico internacional de cocaína

A Justiça determinou ainda o sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que somam aproximadamente R$ 55 milhões | Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal realizam, nesta quinta-feira (24/03), as operações Retis e Spiderweb, contra dois grupos criminosos investigados por tráfico de cocaína da América do Sul para a Europa.

As investigações apuraram que os traficantes se utilizavam de métodos variados para enviar a droga para países europeus por meio do Porto de Paranaguá, no Paraná. Eles, inclusive, usavam mergulhadores para esconder a cocaína em compartimento submerso dos navios.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Os criminosos também ocultavam a droga em contêineres, sem conhecimento do exportador, colocando-a no maquinário do refrigerador e no interior de cargas lícitas de madeira, suco de laranja, açúcar, entre outras.

Os policiais federais estão cumprindo 17 mandados de prisão e 86 de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. As ações estão sendo realizadas nos estados do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo.

A Justiça determinou ainda medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, que totalizam um valor estimado de aproximadamente R$ 55 milhões.

Leia também | Zorro: Como este personagem de 1919 pode contribuir para o nosso crescimento?

Histórico

No decorrer das investigações, que iniciaram em 2019, foram realizadas 80 apreensões no Brasil e no exterior que totalizam, aproximadamente, 21 toneladas de cocaína.

Durante os trabalhos, foram realizados dois procedimentos de entrega controlada em conjunto com a França, que proporcionaram às autoridades daquele país a oportunidade de acompanhar o recebimento da cocaína em solo europeu, com a identificação do grupo criminoso responsável pela retirada da droga (“RIP OFF”) no Porto de Le Havre, resultando na prisão dos envolvidos e apreensão de pistolas e fuzis, além da droga remetida.

Apurou-se, também, que as organizações criminosas investigadas possuem vínculo direto com a máfia italiana, especificamente com uma organização mafiosa constituída na região da Calábria, que contrata a logística executada pelos investigados em Paranaguá para enviar os carregamentos de cocaína até os portos da Europa, em especial o porto italiano situado na região na qual detém predomínio nas ações criminosas.

As organizações criminosas alvos da operação de hoje também se caracterizam pela extrema violência empregada em suas ações, havendo a constatação do envolvimento de seus integrantes em homicídios, inclusive o líder de um destes grupos foi executado a tiros.

O trabalho é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro de 2020 em diversos Estados da Federação e no exterior para combater um conglomerado de organizações criminosas vocacionadas ao crime de tráfico internacional de drogas. A investigação deflagrada hoje recai sobre membros operacionais que atuam, em especial, no depósito, transporte e inserção de cocaína nos contêineres e “sea chest” de navios com destino à Europa.

Os investigados na operação deflagrada hoje responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, com penas que podem chegar até 25 anos de reclusão para cada ação perpetrada, bem como pelos crimes de pertinência a organização criminosa e associação para fins de tráfico, que podem chegar a 24 anos de reclusão.

Leia também | Quadra chuvosa demanda atenção na produção de camarão, pontuam especialistas

Agronegócio Quadra chuvosa demanda atenção na produção de camarão, pontuam especialistas
Compartilhar

Artigos Relacionados

Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar

Deputados estaduais aprovaram novo Código de Ética da Alece, que amplia regras de conduta e inclui medidas contra a desinformação. | Foto: Júnior Pio

11/06/2026

Política: Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar Texto moderniza regras da Assembleia e inclui combate à desinformação e discursos de ódio no ambiente digital


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

Últimas Notícias

  • Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar0
    Política: Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar Texto moderniza regras da Assembleia e inclui combate à desinformação e discursos de ódio no ambiente digital
    11/06/2026
  • Atividade física reduz em 19% risco de morte precoce0
    Saúde: Atividade física reduz em 19% risco de morte precoce Estudo destaca que diferentes tipos de exercícios ajudam a prevenir doenças e melhorar a saúde já nas primeiras semanas
    11/06/2026
  • Senado aprova Refis do Agro com Fundo do Pré-Sal0
    Economia: Senado aprova Refis do Agro com Fundo do Pré-Sal Projeto autoriza uso de recursos do Fundo Social para renegociação de dívidas rurais e volta à Câmara dos Deputados
    11/06/2026
  • SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira0
    Saúde: SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira Paciente de 31 anos esteve na República Democrática do Congo e está internada em isolamento no Instituto Emílio Ribas
    10/06/2026
  • UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici0
    Educação: UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici Novo espaço une ensino, pesquisa e extensão para promover sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental em Fortaleza
    10/06/2026
  • Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP0
    Acidente: Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP Aeronave de pequeno porte caiu próximo ao aeroporto de Marília; uma pessoa foi resgatada com vida
    10/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas