logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura: Festival Mel, Chorinho e Cachaça anuncia Dudu Nobre e Fundo de Quintal como atrações musicais para a edição de 2023
Cultura Festival Mel, Chorinho e Cachaça anuncia Dudu Nobre e Fundo de Quintal como atrações musicais para a edição de 2023
09/05/2023
Diversão: Circuito Miraculous chega ao Shopping Parangaba, em Fortaleza
Diversão Circuito Miraculous chega ao Shopping Parangaba, em Fortaleza
09/05/2023
Exibir tudo

Saúde Alergia à lactose? Intolerância ao leite? Vamos resolver essa confusão? Alergia alimentar pode causar anafilaxia e até levar ao óbito

Saúde: Alergia à lactose? Intolerância ao leite?Vamos resolver essa confusão?

No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar | Foto: reprodução/Dr Marcos Geraldini

De 15 a 22 de maio acontece a Semana de Conscientização em Alergia Alimentar e o Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou um Question and Answers para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema.

No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

– O que é alergia alimentar?
Alergia alimentar é uma resposta anômala do sistema imunológico contra uma proteína de determinado alimento. Existe uma predisposição genética para isso e nos últimos anos se reconhece a influência do meio ambiente neste processo – mudança de estilo de vida e alimentação são alguns dos fatores mais associados. Ao reconhecer a proteína como algo prejudicial, o sistema imunológico deflagra algumas respostas que acabam por se manifestar em forma de sintomas desagradáveis e potencialmente graves.

– Existe alergia à lactose?
Não! Esse é um erro comum. Mas vamos explicar:
Alergia ao Leite – quando o paciente apresenta uma reação à proteína, seja a do leite ou de um outro alimento, como o ovo, que também é muito comum. Reações alérgicas podem ser graves e até fatais. Quem cuida da alergia à proteína é o especialista em Alergia e Imunologia.

Intolerância à Lactose – quando o paciente apresenta um desconforto no aparelho digestivo devido a uma reação ao açúcar do leite. Neste caso, não há risco grave para a saúde. Quem cuida da intolerância é o especialista em Gastroenterologia.

A lactose está presente no leite eem todos os seus derivados

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

– Quais os sintomas da alergia alimentar?
Os sintomas são bastante variados e podem se manifestar de vermelhidões locais isoladas a um colapso cardiovascular. Entre as manifestações possíveis, destacam-se:

– Cutâneas: placas vermelhas localizadas ou difusas por todo corpo (urticária), inchaço de olhos, bocas e orelhas (angioedema), coceira. A dermatite atópica, lesão de pele extremamente pruriginosa (muita coceira), está associada a alimentos apenas nas formas mais graves (dermatite ou eczema disseminados pelo corpo e não apenas em dobras de cotovelos e joelhos).

– Gastrointestinais: diarreia e vômitos imediatos; um mecanismo imunológico conhecido por “não mediado por IgE” pode acarretar sintomas gastrintestinais mais tardios, horas ou dias após a ingestão (leite e soja são os alimentos mais comumente relacionados) e incluem um ou mais dos sintomas: diarreia com ou sem sangue, refluxo exacerbado, perda de peso, vômitos prolongados.

– Respiratório: falta de ar e chiado no peito (broncoespasmo) pode ocorrer de forma imediata após a ingestão do alimento. Pacientes com asma não controlada são mais predispostos a este sintoma. Mas é importante ressaltar que sintomas crônicos do sistema respiratório, como asma e rinite, dificilmente são manifestações de alergia alimentar quando não houver alterações cutâneas e/ou gastrintestinais.

– Cardiovasculares: a queda da pressão arterial, levando a desmaio, tontura, arroxeamento dos lábios (hipóxia) caracteriza o choque anafilático e representa a forma mais grave da doença.

Muito importante: a definição de anafilaxia não é apenas quando o paciente apresenta sintomas respiratórios e/ou cardiovasculares. O acometimento de dois ou mais sistemas (ex: cutâneo e gastrintestinal) caracterizam uma anafilaxia e devem ser tratados como tal (adrenalina intramuscular). Um exemplo: paciente com urticária (sistema cutâneo) e vômitos (gastrintestinal) já deve ser classificado como anafilático. 

– Quais são alimentos mais comumente alergênicos?
Existe uma lista de 8 alimentos principais: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. No entanto, vários outros alimentos vêm paulatinamente ocupando espaço na lista dos alérgenos, caso das sementes (destaque para o gergelim) e algumas frutas. A frequência de alergia a amendoim e castanhas aumentou entre a população pediátrica nos últimos anos.

– Na primeira exposição ao alimento a pessoa já pode ter uma reação alérgica? 
Para apresentar uma reação alérgica, o indivíduo deverá ter tido algum contato com o alimento previamente, o que leva à sensibilização (formação de anticorpos sem reação clínica). Algumas vezes, esse contato não ocorre de maneira óbvia, por meio da ingestão. A sensibilização pode ocorrer por meio de contato com a pele (exemplos: cremes, hidratantes e pomadas que contenham proteínas de alimentos em sua composição, como leite e algumas castanhas) ou até mesmo via leite materno. Alguns alimentos são ingeridos várias vezes antes do paciente apresentar reações, como os frutos do mar. Outros, como o leite e ovo, geralmente não necessitam de um tempo prolongado de exposição antes de desencadear sintomas.

– Alergia alimentar pode ser fatal?
Sim. A maior parte das anafilaxias em crianças de até 5 anos de idade ocorre por alimentos, com chance de óbito se não prontamente atendidas. Ainda que a adrenalina intramuscular (medicamentos de emergência) tenha sido administrada adequadamente no momento da reação, o paciente deverá ser observado por algumas horas, uma vez que há chance de apresentar a mesma reação horas depois (reação bifásica, registrada em cerca de 25% dos pacientes). No caso de ser a primeira reação, ainda que não anafilática, e o paciente/família não estiverem cientes do tratamento, a procura por atendimento médico também é recomendada.

– Alergia alimentar tem cura?
Alimentos como leite, ovo, trigo e soja, tipicamente iniciados na infância, causam alergias mais efêmeras e grande maioria perde a alergia até a segunda década de vida. Amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar, passíveis de iniciar em qualquer idade, são tipicamente persistentes por toda a vida do indivíduo. As características das respectivas proteínas parecem estar relacionadas com a história natural da doença.

Leia também | Monumentos de Brasília viram sala de aula

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço

Tik Tok: @asbai_alergia
Podcast: https://auv.short.gy/ASBAIpodcast
Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia
Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/
Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
Twitter: @asbai_alergia
Site: www.asbai.org.br

Leia também | Paulo Rodrigo Pianista é atração em abertura de show de calouros em Fortim

Cultura Paulo Rodrigo Pianista é atração em abertura de show de calouros em Fortim
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado

Capitão Wagner e Roberto Cláudio concederam coletiva para comentar decisão judicial que atingiu candidaturas no Ceará | Foto: Whyngrysthon Castro

29/09/2026

Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado Candidato afirmou confiar na reversão de decisão no TSE; Roberto Cláudio também criticou a medida durante coletiva em Fortaleza


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado0
    Política: Capitão Wagner diz que segue candidato ao Senado Candidato afirmou confiar na reversão de decisão no TSE; Roberto Cláudio também criticou a medida durante coletiva em Fortaleza
    29/09/2026
  • Aeroporto na Itália fecha após atividade do Etna0
    Mundo: Aeroporto na Itália fecha após atividade do Etna Terminal de Catânia voltou a suspender operações horas depois de ser reaberto após três dias de paralisação
    29/09/2026
  • Óculos inteligentes com câmera e recursos de transmissão são proibidos na cabine de votação por risco ao sigilo do voto0
    Eleições: Óculos inteligentes são vetados na cabine Equipamentos com câmeras, microfones e recursos de transmissão se enquadram na proibição de dispositivos capazes de comprometer o sigilo do voto
    29/09/2026
  • Setembro Dourado alerta para câncer infantojuvenil no Ceará0
    Saúde: Setembro Dourado alerta para câncer infantojuvenil no Ceará Estimativa do INCA aponta 280 novos casos entre crianças e adolescentes no Estado em 2026
    29/09/2026
  • Justiça: Fux restabelece decisão do TSE sobre posts0
    Justiça: Fux restabelece decisão do TSE sobre posts Ministro suspendeu decisão de Flávio Dino e retomou ordem de André Mendonça para remoção de publicações sobre Nossa Senhora Aparecida
    29/09/2026
  • Justiça: Tensão entre STF e TSE cresce antes da eleição0
    Justiça: Tensão entre STF e TSE cresce antes da eleição Decisões divergentes sobre remoção de conteúdos envolvendo Nossa Senhora Aparecida expõem crise institucional a cinco dias do primeiro turno
    29/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas