logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Destino: Verão em Ouro Preto une história, arte barroca e gastronomia no coração de Minas Gerais
Destino: Verão em Ouro Preto une história, arte barroca e gastronomia no coração de Minas Gerais
27/01/2026
Gestão: BNB integra projeto de PPP de iluminação pública e cidades inteligentes no interior do Ceará
Gestão: BNB integra projeto de PPP de iluminação pública e cidades inteligentes no interior do Ceará
27/01/2026
Exibir tudo

Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados

Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará

Novos servidores da saúde durante cerimônia de posse no Centro de Eventos do Ceará, reforçando a rede pública estadual | Foto: Casa Civil/Ceará

27 de janeiro de 2026 — A rede pública de saúde do Ceará ganhou um importante reforço com a posse de 214 novos servidores da área da saúde, realizada nesta segunda-feira (26), no Centro de Eventos do Ceará. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, além de autoridades estaduais e familiares dos empossados. A iniciativa integra a política de fortalecimento e interiorização do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Entre os novos servidores, histórias de perseverança e vocação marcaram o momento. A técnica de enfermagem Karina Barbosa celebrou a conquista após anos de dedicação à área. Para ela, assumir o cargo efetivo representa mais do que estabilidade profissional: é a oportunidade de seguir cuidando de pessoas dentro do SUS, com ainda mais compromisso e responsabilidade.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Compromisso com o fortalecimento do SUS no Ceará

Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas destacou que a posse dos novos profissionais simboliza o cumprimento de compromissos assumidos com a população cearense. Segundo ele, a chegada de médicos e profissionais assistenciais amplia o acesso aos serviços e contribui para reduzir desigualdades regionais na oferta de atendimento em saúde.

Os 214 servidores fazem parte de um grupo maior de 322 profissionais nomeados no fim de 2025. Ao se dirigir aos empossados, o governador ressaltou o papel social da função pública na saúde, enfatizando acolhimento, empatia e cuidado como pilares do trabalho diário junto à população.

Profissionais vão atuar em hospitais e serviços estratégicos

Do total de servidores que tomaram posse, 44 são médicos e 170 atuam em áreas assistenciais, como enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia e técnicos de enfermagem. Eles serão distribuídos em unidades estratégicas da rede estadual, incluindo o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital de Messejana, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, além do Hemoce, Samu 192 Ceará, Lacen e outros serviços da Secretaria da Saúde do Estado.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, explicou que as convocações seguem estudos técnicos sobre necessidades assistenciais. O objetivo é suprir vazios na rede, implantar novos serviços e reduzir a dependência de contratos terceirizados, garantindo maior eficiência e continuidade no atendimento à população.

Histórias de dedicação e realização pessoal

Escolhido como orador da turma, o fonoaudiólogo Henrique Martins destacou que ser servidor estadual é, acima de tudo, assumir um compromisso humano. Para ele, cada prontuário representa uma história de vida, reforçando a importância do cuidado integral e do respeito ao paciente dentro do SUS.

Outro exemplo é o da técnica de enfermagem Marília de Souza, natural de Teresina (PI), que percorreu mais de 600 quilômetros para realizar o sonho de se tornar servidora pública no Ceará. Mesmo longe de casa, ela afirma que a motivação diária será cuidar da população cearense com dedicação e sensibilidade.

Novas convocações estão previstas até 2026

Desde 2023, mais de 3.660 profissionais já foram nomeados para a saúde pública estadual. A previsão do Governo do Ceará é convocar ainda mais de 1.300 novos servidores até o fim de 2026, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo o SUS em todas as regiões do estado.


Leia também | Em ano eleitoral, Lula reforça aliança com MST e acelera desapropriações para reforma agrária

Política: Em ano eleitoral, Lula reforça aliança com MST e acelera desapropriações para reforma agrária

Tags: saúde pública do Ceará, servidores da saúde, SUS, Governo do Ceará, Secretaria da Saúde do Ceará, rede pública de saúde, novos servidores, concurso público saúde, hospitais do Ceará, atendimento à população, políticas públicas de saúde, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

WhatsApp amplia controle parental para adolescentes

Novos recursos do WhatsApp permitem que pais e responsáveis tenham maior controle sobre a experiência de adolescentes no aplicativo, com alertas e configurações de privacidade. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

01/10/2026

Tecnologia: WhatsApp amplia controle parental para adolescentes Novos recursos permitem aos responsáveis definir configurações de privacidade e receber alertas sobre grupos e conversas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

Últimas Notícias

  • WhatsApp amplia controle parental para adolescentes0
    Tecnologia: WhatsApp amplia controle parental para adolescentes Novos recursos permitem aos responsáveis definir configurações de privacidade e receber alertas sobre grupos e conversas
    01/10/2026
  • Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 20260
    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 Atuação ocorre antes, durante e após as eleições, com acompanhamento de testes de urnas, votação, apuração e garantia de acesso ao voto
    01/10/2026
  • Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza0
    Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza Equipamentos serão levados a 678 locais de votação da Capital até sábado, véspera do primeiro turno das Eleições 2026
    01/10/2026
  • TSE mantém remoção de posts sobre Flávio Bolsonaro0
    Justiça: TSE mantém remoção de posts que relacionam Flávio Bolsonaro a caso Nossa Senhora Aparecida Ministros divergiram sobre o alcance da decisão que retirou publicações associando o candidato a uma suposta iniciativa contra o título de Nossa Senhora Aparecida
    01/10/2026
  • Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação0
    Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação Uso de vários medicamentos, erros de horários e combinações inadequadas exigem atenção redobrada na terceira idade
    01/10/2026
  • Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude0
    Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude Proposta busca ampliar formação, empreendedorismo, acesso à cultura e oportunidades para jovens cearenses
    01/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas